Reformar ou fazer um banheiro do zero requer comprar os materiais certos, e os revestimentos para banheiro estão entre os principais. Granito, porcelanato e cerâmica são alguns exemplos, porém ainda existem outros que também deixam o espaço funcional e muito bonito.
Seja em uma reforma ou construção, existem diversas opções de revestimento para banheiro que você pode escolher. E para te ajudar a se inspirar e compor um lindo ambiente, separamos abaixo algumas dicas de revestimentos de banheiro. Continue a leitura e veja o que a Cassol Centerlar, referência no assunto, preparou para você.
1. Porcelanato
O Porcelanato pode ser uma escolha perfeita para quem busca por um ambiente com aspectos de requinte e sofisticação. Além disso, é um material de extrema resistência a desgastes e impermeabilidade.
Como há diversos tipos de porcelanato, é importante escolher uma peça apropriada para ambientes úmidos, como o esmaltado acetinado. Você pode escolhê-lo em uma infinidade de cores, formatos e tamanhos.
2. Cerâmica
A cerâmica é um dos revestimentos para banheiro mais usados. Afinal, é mais barato em comparação aos demais, além de ser bastante versátil, resistente e fácil de instalar no ambiente.
Além disso, a peça pode ser instalada em todas as paredes do banheiro. Ou seja, a cerâmica fica muito bem na parede, no chão, em cubas de cimento, dentre outras partes.
Veja também: 6 tipos de pedras de revestimento para você conhecer!
3. Pastilhas
As pastilhas são uma opção que agrega um toque mais tradicional a seu banheiro. Com elas é possível compor um ambiente com uma estética mesclada, em relação às cores e padrões das próprias pastilhas.
Quando falamos em pastilhas, temos um dos revestimentos variáveis em relação a seus materiais, havendo opções variadas, como metal, mármore, vidro e afins. O único cuidado maior que as pastilhas exigem está relaciono à limpeza, pois, como se tratam de peças em tamanho reduzido, o limo é cumulado com mais frequência.
4. Cimento queimado
Outro revestimento queridinho para banheiro é o cimento queimado, ideal no estilo industrial ou moderno. Aqui não estamos falando de uma peça, como as de cerâmica e porcelanato, mas sim um revestimento feito pela mistura de argamassa feita de cimento, areia e água.
A aplicação requer um pouco de prática, mas pode ser feito sob o próprio piso – se você tiver um banheiro com cerâmica, por exemplo, é possível aplicar a massa diretamente, caso não tenha algum problema de infiltração ou algo do tipo.
5. Papel de parede
Se você quer repaginar o visual de seu banheiro, mas não pode investir em obras de reforma no momento, apostar em papéis de parede pode ser uma ótima opção. Embora não seja uma peça de revestimento como as demais, aqui temos uma peça que também atende à necessidade de revestir a parede e agregar em sua estética.
Existem opções com diversas cores, desenhos e estampas. Lembrando que é extremamente importante investir em papéis de parede impermeáveis, para garantir resistência e durabilidade à nova aparência de seu banheiro, combinado?
6. Pintura
Apesar de não se tratar de um revestimento, a pintura também é uma ótima forma de conquistar um banheiro repaginado. Por meio dela, é possível compor e aplicar uma paleta de cores específica ao espaço, agregando harmonia e um estilo característico para seu banheiro.
Você também pode escolher uma combinação de tinta entre os tons análogos e complementares, para agregar ainda mais personalidade ao espaço. E como estamos falando de um espaço que conta com umidade constante, o ideal é contar com tintas impermeáveis, tais como a tinta epóxi, acrílica e até mesmo as tintas para azulejos, certo?
7. Vinil
Temos também os revestimentos em vinil, que oferecem uma grande variedade para compor os mais variados estilos decorativos, tais como rústico, natural, industrial e afins. Isso porque existem modelos com texturas que remetem a outros materiais, tais como mármore, porcelanato, madeira e outros.
Além disso, o material é altamente resistente a ambientes mais úmidos, sendo uma perfeita opção para o banheiro. Outra vantagem desse material é que ele é mais econômico que os demais, e pode ser uma ótima alternativa para substituição.
8. Ladrilho Hidráulico
O ladrilho hidráulico é uma ótima opção se você busca por um revestimento que agregue um toque mais clássico e tradicional a seu banheiro. Trata-se de uma opção trabalhada e produzida de forma artesanal, resultando em um banheiro com uma estética aconchegante, retrô e que acolhe seus ocupantes.
Com o ladrilho hidráulico temos uma peça produzida em materiais resistentes e duradouros, e o melhor de tudo é que ele tem um ótimo custo-benefício.
Você também pode adotá-la em todo o banheiro ou em espaços específicos, como o box ou na parte da pia.
Confira: Gresalato — Conheça a mistura de cerâmica e porcelanato
9. Mármore
O mármore é um lindo revestimento e muito procurado para ambientes úmidos, como cozinha, lavanderia e, é claro, banheiro. Seu acabamento eleva a decoração a um patamar estético de nível superior. Sua resistência, qualidade e durabilidade também são fatores de destaque desse revestimento.
Saiba que também é possível compor um ambiente completo com o mármore: ele pode ser usado nas paredes, piso e até mesmo na pia. Com isso, você pode compor absolutamente todo o banheiro com um único revestimento ou, caso queira combinar opções, também tem essa possibilidade devido à versatilidade da peça.
Para compor um ambiente com mármore, você terá que desembolsar um orçamento maior do que com os demais revestimentos, no entanto, o resultado obtido irá fazer valer a pena cada centavo.
10. Granito
Se você está em busca de agregar uma estética requintada e sofisticada a seu banheiro, o granito pode ser uma ótima opção de revestimento. Com ele, além de compor um ambiente com mais primor, você também garante um revestimento de resistência e qualidade. Outras vantagens: é impermeável, o que facilita a limpeza no dia a dia.
É válido dizer também que o granito é um revestimento muito liso e escorregadio, portanto, sua instalação não é recomendada no box. Caso você deseje aplicar o granito na parede, o ideal é que seja instalado apoiadores para garantir sua segurança e a dos demais moradores.
Dentre tantas opções, fica difícil escolher apenas uma, não é mesmo? De qualquer forma, esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que agora você esteja preparada para escolher o revestimento certo para o seu banheiro.
Complemente sua leitura e escolha a cuba ideal para o seu banheiro. São seis tipos variados, que atendem os mais diversos estilos decorativos. Até a próxima!