Às vezes, é realmente chato quando você está esperando por um banho quentinho depois de um dia cansativo, mas a água está gelada, mesmo no máximo da temperatura. Provavelmente, o seu chuveiro elétrico está queimado. Ou melhor, a resistência.
Dentro deste artigo, você vai encontrar algumas dicas úteis da Cassol Centerlar. Queremos te ajudar a descobrir se o seu chuveiro tá com a resistência queimada e dar dicas sobre como trocar ela. Então, se precisar de ajuda com isso, continue lendo!
Como saber se a resistência está queimada? Saiba como antes de trocar!
Antes de você começar a trocar a resistência do chuveiro, é legal verificar se ela queimou. Isso ajuda a entender por onde começar e evita problemas depois.
No chuveiro, tem uma parte de metal chamada resistência. Essa peça é como um aquecedor. Quando a gente liga ele, a energia elétrica passa por essa resistência. Aí, ela esquenta muito, parecido com o sol esquentando a água da piscina. E é essa parte quente que faz a água ficar boa e quentinha para o nosso banho.
Se você ligar o chuveiro e sentir a água fria, é provável que a resistência esteja queimada.
Selecione as ferramentas necessárias
Separe algumas ferramentas como alicate de bico fino, chave de fenda média e uma escada (para alcançar o chuveiro). Antes de comprar a nova resistência, verifique primeiro qual a voltagem usada no seu chuveiro.
Veja mais detalhes na próxima dica!
Verifique a voltagem do chuveiro
Atualmente, os chuveiros possuem voltagens diferentes, sendo os modelos em 220V e 127V. Além disso, também contam com um tipo de resistência específica.
Antes de gastar com uma nova resistência para seu chuveiro, é legal dar uma olhadinha no manual. Assim, você fica sabendo quais tipos funcionam bem com o seu. Com a resistência nova e na voltagem certa, é hora de começar o trabalho!
Desligue a energia elétrica
Antes de você começar a mexer na resistência do chuveiro, o primeiro passo importante é desligar a chave geral de energia da casa. Isso é super importante para garantir que você não leve um choque elétrico. Então, lembre-se sempre: segurança em primeiro lugar! Por isso, use calçados de borracha ou semelhantes para isolar o seu corpo do solo, por mais que você esteja na escada.
E para você que se interessa por saber mais dos tipos de chuveiro e dos cuidados, confira nosso post sobre a diferença de chuveiro elétrico e chuveiro à gás!
Separe a caixa do chuveiro
Pegue sua chave de fenda e separe a caixa do seu chuveiro, que é a tampa com os furos. Em alguns modelos, você só precisa desenroscar a peça.
Remova a resistência antiga e coloque a nova
Antes de mexer na resistência de chuveiro, tire uma foto do equipamento para garantir que você saiba como colocá-la de volta do jeito certo. Com o alicate, remova a resistência e troque pela resistência nova.
Junte a caixa com o chuveiro
Depois de trocar a resistência do chuveiro, é só montá-lo novamente. Apenas fique atento no momento de colocar novamente o espalhador para não prejudicar e, até mesmo, estragar a borracha que fica em volta, já que é ela a responsável pela vedação do chuveiro.
Ligue o chuveiro na água fria
Com o seu disjuntor desligado, ligue o chuveiro e, por volta de 2 a 4 minutos, deixe-o ligado para que o fluxo de água evite que a resistência queime.
Religue a energia e faça um teste
Para testar a nova resistência e ver se a água está esquentando, é só ligar a chave de energia de novo.
Com estas dicas de como trocar a resistência do chuveiro, você vai desfrutar ainda mais do seu banho, especialmente se a água estiver bem quentinha.
Por que o chuveiro queima?
Um dos principais motivos é a utilização rotineira, ainda mais nos dias frios. Porém, o chuveiro queima também por:
- Tomar banho muito demorado;
- Espalhador estar entupido;
- Chuveiro ter voltagem diferente da resistência;
- Oscilação na rede elétrica da casa;
- Oxidação dos fios do chuveiro;
- Pouca pressão na água.
Para os momentos em que não tem como saber se a resistência do chuveiro está queimada por problema do próprio eletrodoméstico ou da rede elétrica da casa, chame um eletricista.
Se você não tem experiência em trocar a resistência do chuveiro, é melhor não mexer na fiação elétrica ou na parte interna dele. É importante para sua segurança e para evitar danos.
Se gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar outros artigos semelhantes a esse em nosso blog e assuntos sobre decoração, dicas de construção, dicas de reforma e muito mais, como o post de qual o melhor chuveiro elétrico para sua casa! Seja nas lojas físicas, pelo site ou através do WhatsApp, passa na Cassol.