A chegada das baixas temperaturas desperta uma preocupação: como garantir conforto térmico? Devido ao clima tropical, passamos a maior parte do ano buscando formas de refrescar casas, apartamentos e outros ambientes. Se no calor os porcelanatos e as cerâmicas fazem sucesso, no frio os pisos quentes ganham destaque.
No conteúdo de hoje, separamos as melhores opções para estabilizar a temperatura dos espaços. São peças aconchegantes que unem beleza e atemporalidade. A seguir, estão mais detalhes sobre cada uma das sugestões que separamos. Conheça!
1. Piso laminado
Ecologicamente sustentáveis, os pisos laminados estão entre os principais tipos de piso quente. Além do conforto térmico, o modelo oferece isolamento acústico, ideal para quem prefere ambientes silenciosos. O produto é durável, fácil de instalar e possui manutenção simples, aspectos que garantem praticidade ao dia a dia.
No momento da compra, é possível encontrar alternativas em padrões e cores variadas, como opções que imitam pedras. O custo-benefício também é um diferencial, já que os laminados são considerados acessíveis e perfeitos para as pessoas que desejam economizar.
2. Pisos vinílicos
Resistentes à água, riscos e impactos, os pisos vinílicos oferecem alta durabilidade, graças ao PVC usado na produção. Indicados para ambientes residenciais, eles garantem conforto ao caminhar, amortecimento de som e fácil limpeza.
Caso o espaço receba luz solar direta, os vinílicos são ideais, já que não costumam desbotar. A versatilidade está na lista de benefícios, pois é possível encontrar peças com e sem texturas, cores variadas e outros detalhes. Para completar, temos a fácil instalação, já que esse tipo de piso pode ser instalado sobre outros revestimentos.
3. Piso de madeira
Ideal para a decoração farmhouse, os revestimentos de madeira tornam os ambientes elegantes e naturalmente aquecidos. A estética elevam a beleza dos espaços, sejam eles residenciais ou comerciais. A durabilidade entra em cena para valorizar ainda mais a peça, já que ela continua por décadas com a mesma aparência.
Na lista dos melhores pisos quentes para quartos, os produtos em madeira valorizam imóveis e podem ser encontrados em diferentes modelos, como:
- Pisos de madeira maciça;
- Tacos;
- Revestimentos laminados com estampa de madeira;
- Pisos de bambu;
- Pisos de parquet de madeira.
4. Carpete
Se você gosta do estilo vintage, investir em carpetes é a melhor alternativa. Donos de superfície macia, eles costumam ser confeccionados em fibras têxteis, como nylon e poliéster. Aconchegante, o produto torna os espaços quentes, não à toa, é perfeito para compor salas de estar, quartos e outros cômodos residenciais.
A segurança é uma das principais vantagens, já que a superfície não oferece riscos de quedas. A única desvantagem é a manutenção, pois os carpetes devem ser limpos regularmente. Atualmente, existem tratamentos que o tornam protegidos contra manchas e outros desgastes, detalhe crucial para quem deseja manter a aparência do produto.
5. Piso de cortiça
O bom isolamento térmico e acústico são apenas um dos benefícios dos pisos de cortiça. Por ser produzido com material natural, ele é considerado um produto sustentável. A maciez ao toque não interfere na resistência do material, ideal para ambientes de alto tráfego, como lojas e escritórios.
Perfeito para combinar com espécies de planta para sombra, o revestimento de cortiça oferece resistência a bactérias e mofos, ou seja, é indicado para pessoas que sofrem com alergias e outros problemas respiratórios. Na instalação, evite apenas o colocar em cômodos úmidos, como banheiros e lavabos.
6. Piso emborrachado
Se você tem crianças em casa, os revestimentos emborrachados são perfeitos. Por serem fáceis de limpar, você não precisa se preocupar caso caiam líquidos e alimentos na superfície. Um dos principais diferenciais do produto é o conforto, já que ele oferece amortecimento contra impactos.
Seguros, os pisos emborrachados são antiderrapantes, portanto, os pequenos podem brincar sem preocupação. Além de áreas de recreação, ele pode ser instalado em escolas, academias e outros ambientes com alta circulação de pessoas.
7. Piso aquecido ou piso radiante
Conhecido como revestimento térmico, o piso aquecido ou radiante é instalado para aquecer o chão em dias de frio. A tecnologia presente no produto garante uma sensação de calor uniforme e sem perdas de calor. A melhor parte é que pode ser instalado sob porcelanatos, madeiras, cerâmicas e outras opções.
Em relação ao controle, o profissional que instala o revestimento aquecido coloca um termostato para os usuários determinarem a temperatura perfeita. Quando colocado corretamente, exige pouca necessidade de manutenção, detalhe que oferece um melhor custo-benefício ao sistema.
Qual é o melhor piso para clima frio?
Para os meses de frio, os melhores pisos quentes são:
- Laminado;
- Madeira;
- Vinílico;
- Aquecido ou radiante;
- Emborrachado;
- Carpete;
- Cortiça.
Qual é a diferença entre pisos quentes e frios?
Caso não saiba o que é piso frio, o produto oferece sensação fria ao toque, especialmente durante as baixas temperaturas. Por isso, a principal diferença entre ele e o revestimento quente é a temperatura da superfície.
Como escolher a melhor opção de piso para minha casa?
Escolher o tipo de piso ideal costuma ser uma tarefa difícil. Se você mora em um local com clima frio, os modelos quentes são indicados. Em relação ao modelo, considere o design e as necessidades das pessoas que moram ou frequentam o ambiente.
Por exemplo, para quem deseja encontrar uma peça para áreas infantis, os pisos de cortiça são a melhor escolha. Se o intuito for ter um item barato, os vinílicos são perfeitos. Quando o objetivo é ter uma solução tecnológica, os modelos radiantes são indicados.
Agora que conheceu tudo sobre os tipos de pisos quentes, temos certeza que fará a melhor escolha para manter os espaços aquecidos durante os dias frios. Em breve, voltaremos com mais dicas sobre pisos, decorações e outros assuntos relacionados a reformas e construções.
Até mais!