Seja para construir do zero ou apenas reformar um banheiro, é necessário pensar em todos os detalhes do espaço e considerar muito além da decoração. Afinal, a aparência deve estar atrelada à segurança e à redução de gastos.
Ao pensar no banheiro, o chuveiro é um dos itens mais usados no dia a dia, sendo indispensável optar por um modelo econômico e de alta qualidade. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre chuveiro a gás ou elétrico e qual é a melhor opção para você. Confira!
Chuveiro a gás ou elétrico: qual é o mais econômico?
O aquecimentodo chuveiro a gás garante maior economia na conta de luz. Afinal, nele, a água passa pelo processo de aquecimento interno no aquecedor a gás — aprenda o passo a passo para a instalação de aquecedor a gás —, responsável por esquentá-la mais rápido e, consequentemente, gastar menos.
Considerado um dos itens que mais geram gastos em uma residência, o chuveiro elétrico consome um alto nível de energia elétrica toda vez que é ligado no quente ou no morno. Sendo assim, para quem tem o objetivo de diminuir gastos, o chuveiro a gás será a melhor escolha.
Mas além desse ponto, é importante levar em conta outros aspectos. Então, vamos ver mais a fundo as vantagens e as desvantagens dos dois modelos.
Qual a vantagem do chuveiro a gás?
Adquirir um chuveiro a gás é garantia de banhos sempre quentinhos do início ao fim, sem ter a preocupação de ter que reduzir a quantidade de água para esquentar. Por ter um aquecimento eficiente, o funcionamento do aquecedor a gás ainda proporciona um menor gasto de água.
Como o aquecimento a gás para chuveiro não depende de eletricidade, é possível evitar os picos de consumo quando a energia costuma ficar mais cara, como ao anoitecer. As vantagens ainda continuam e essa opção conta com alta durabilidade e boa resistência.
Para completar, ele pode fornecer água aquecida em pontos além do banheiro, como na torneira da cozinha, assim, é possível se despedir do sofrimento de lavar louça em dias frios.
Quais são os pontos negativos do chuveiro a gás?
Esse modelo de chuveiro também conta com pontos negativos, sendo eles:
- Economia apenas a longo prazo, já que ele possui um valor mais elevado do que um chuveiro elétrico para aquisição;
- Depende da presença da rede de distribuição: para ter esse serviço, é necessário que a rede de distribuição consiga ter acesso à sua residência, prédio ou condomínio;
- Necessidade de uma equipe especializada para instalação: isso fará com que o custo inicial seja maior, mas também evitará futuros problemas;
- Precisa de uma torneira específica para controlar a água;
- Investimento em uma tubulação capaz de receber a água quente sem sofrer danos.
Lembre-se sempre que o aquecimento a gás é um serviço com muitos benefícios, mas que precisa ser feito de forma adequada e totalmente segura. A partir do momento que existem riscos de vazamentos de gás, acidentes sérios podem acontecer.
Conheça as vantagens do chuveiro elétrico
A principal vantagem do chuveiro elétrico é o preço, sendo possível encontrar modelos com valor inicial de R$ 50,00. Ele também possui fácil instalação, e você decide se precisa ou não da ajuda de um profissional para colocá-lo.
Apesar de proporcionar banhos mais quentes, o chuveiro a gás costuma ter algumas oscilações de temperatura, problema que não ocorre na versão elétrica.
Saiba quais são as desvantagens do chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico conta com as seguintes desvantagens:
- Possui alto custo na conta de energia;
- Depende de manutenções sempre que a resistência queima ou quando o equipamento apresenta alguma falha;
- Apresenta riscos por estar diretamente ligado na energia elétrica, podendo causar choques e outros tipos de acidentes;
- Precisa de energia elétrica para funcionar, por isso, em quedas de eletricidade, é necessário usar o aparelho no modo gelado.
Ainda, vale ressaltar que, em alguns casos, o chuveiro elétrico não apresenta uma boa pressão e vazão da água. Quando isso ocorre, é necessário investir em um pressurizador para garantir a pressão adequada, ou seja, os gastos serão maiores.
Você também pode se interessar por: Veja 7 diferentes tipos de banheiro para se inspirar
Qual é o chuveiro mais seguro?
Os dois tipos de chuveiro são igualmente seguros, já que ambos apresentam riscos em casos de má instalação. Então, a única forma de garantir uma segurança 100% eficaz é contratar um serviço especializado no momento de colocá-lo no seu banheiro.
No caso do chuveiro a gás, esse cuidado vai além, e o ambiente deve ser vistoriado para saber se pode receber esse modo de aquecimento.
Quanto custa para instalar um aquecedor de água a gás?
O custo total dependerá dos produtos que você adquirir. Atualmente, existem aquecedores e chuveiros a gás em diferentes valores, recomendamos que prefira as opções de marcas confiáveis. Nos gastos totais, você precisa incluir o serviço de instalação, algo que também é variável.
Qual vale mais a pena: chuveiro a gás ou elétrico?
A resposta depende das suas necessidades. Por exemplo, se deseja um aparelho para garantir economia de energia, o modelo a gás será a compra ideal. Para quem busca um produto com fácil instalação e menor custo inicial, o chuveiro elétrico será o melhor investimento.
Com a ajuda desse conteúdo, temos certeza que você fará uma escolha assertiva para o banheiro da sua casa. Caso tenha finalizado a leitura e ainda tenha dúvidas sobre chuveiro a gás ou elétrico, basta compartilhar nos comentários que vamos respondê-las para você.
Depois da sua decisão, recomendamos que faça uma visita ao site da Cassol Centerlar e confira os modelos de chuveiro e ducha disponíveis. São opções de alta qualidade e durabilidade das melhores marcas, como a Addra (marca exclusiva da Cassol).
Até o próximo post!