Construir não é nada barato, mas alguns detalhes fazem toda a diferença e permitem que o investimento total seja menor. Por isso, se você deseja começar do zero a sua casa dos sonhos ou reformar uma residência que já existe, temos sugestões que vão te ajudar.
Neste post, listamos dicas de como economizar na construção, reduzir as dores de cabeça e tornar a experiência muito mais positiva. Continue a leitura e aproveite!
1. Conte com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro
É comum que as pessoas associem a contratação de um arquiteto ou engenheiro como um gasto extra e desnecessário. Porém, esses profissionais são sinônimo de economia e assertividade.
Por já possuírem experiência com o ramo, ambos poderão fornecer orientações sobre as melhores tecnologias, materiais e, até mesmo, mão de obra para investir. Além disso, eles ainda garantem que todas as etapas de construção sejam feitas de forma segura.
2. Contrate uma mão de obra de qualidade
Escolher uma mão de obra qualificada também está na lista de dicas para economizar na construção, afinal, nem sempre o mais barato é a melhor escolha. Sabemos que você deseja economizar e a equipe com menor custo pode parecer a melhor alternativa.
Mas quando estamos falando de uma obra, todo cuidado é pouco e o mais caro pode entrar em cena para evitar retrabalhos e serviços realizados pela metade. Na seleção, você deve considerar todos os profissionais que passarão pela sua casa, como pintores, eletricistas, pedreiros e outros.
Precisando de instalação, conserto ou reforma? A Cassol conecta você a profissionais qualificados de forma rápida e segura por meio da plataforma de serviços, o Zapti. Detalhe seu problema e nós buscamos a solução.
3. Invista em bons materiais
Você não deseja reformar a sua casa dos sonhos daqui a 1 ano, não é mesmo? Por isso, prefira materiais de qualidade e confiança, assim como as opções das marcas exclusivas Cassol. Ao investir em boas matérias-primas, você estará, naturalmente, evitando os desperdícios.
Vale lembrar que o melhor material nem sempre é o mais caro. Sendo assim, separe um tempo para buscar alternativas que deram certo em outras obras.
4. Explore materiais naturais
Além de serem ecologicamente corretos, os materiais naturais são uma excelente escolha para quem quer saber como economizar para construir. Mas o que são esses materiais naturais? Estão na lista: madeira, palha, pedra, argila, plantas e mais.
Inclusive, você pode usar as plantas na decoração da sala, área de lazer, hall de entrada, banheiro e outros espaços da sua residência. Basta deixar a imaginação fluir e confiar no seu bom gosto.
5. Faça você mesmo
Outra forma de construir e economizar é fazendo você mesmo algumas partes da obra, como pintura das paredes, objetos decorativos, prateleiras, nichos, colagem de papéis de parede e outros detalhes.
Durante a elaboração, é possível usar móveis antigos, quadros sem serventia, vasos de plantas, pallets, garrafas e outros itens parados. Por exemplo, uma garrafa de vidro pode virar um lindo abajur e um pallet um sofá para a sala.
6. Prefira um revestimento mais barato
Geralmente, os revestimentos das paredes costumam encarecer a construção. Para gastar menos dinheiro, a nossa dica é optar por alternativas que não necessitam de pintura, polimento ou revestimento, como o cimento liso e o concreto.
Ainda existem as alternativas de revestimentos que imitam materiais naturais. Apesar de se tratarem de uma imitação, eles garantem ambientes charmosos, elegantes, modernos e o melhor de tudo, baratos!
7. Considere construções modulares
Outra ideia de como economizar na construção é investir em uma casa modular. Caso não saiba o que é uma construção modular, vamos te explicar. Nesse tipo de obra, as partes da residência são fabricadas primeiro para somente depois serem colocadas no terreno.
Por ser uma técnica prática e rápida, ela costuma ter baixo custo e é uma excelente alternativa para quem possui um investimento reduzido.
8. Realize orçamentos
Pode parecer óbvio, mas há quem compre um material ou contrate um serviço antes mesmo de considerar outras possibilidades. O orçamento entra em cena para que você tenha controle dos seus gastos e consiga ter diferentes alternativas no momento da compra.
Para isso, defina qual é o limite total dos gastos e detalhes que não abrirá mão durante a obra. Por exemplo, nada te impede de escolher um porcelanato mais caro para o chão, porém, depois, será necessário economizar em outras partes, como na compra dos móveis.
9. Escolha uma construção menor
Aconchegantes, simples e modernas, as casas menores são um verdadeiro charme e ganham cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura. Esse tipo de residência é ideal para quem quer economizar para construir, já que ela garante gastos reduzidos do início ao fim.
10. Busque por inspirações
Ter em mente as suas preferências e desejos também é necessário para gastar menos dinheiro durante as obras. Aqui, você pode buscar ideias para casa inteira ou focar em cômodos específicos, como tipos de banheiros, alternativas de cozinhas, dentre outras possibilidades.
Nessa parte também entra à procura de pisos, cores de tinta para parede, móveis, decoração e tudo aquilo que vem após a construção.
11. Monte uma decoração minimalista
A decoração minimalista é ideal para quem quer saber como decorar a casa gastando pouco e fecha com chave de ouro as nossas dicas para economizar na construção. Com a ideia do “menos é mais”, o minimalismo tem como foco o conforto.
Aqui, os espaços são visualmente limpos e possuem apenas aquilo que é necessário. Esse tipo de decoração prioriza ambientes bem iluminados, cores neutras, poucos objetos e um número reduzido de móveis.
O que mais encarece a obra?
Há alguns pontos que podem tornar a sua obra mais cara, sendo eles: desperdício de matéria-prima, equipamentos, acabamentos e serviços contratados. A boa notícia é que ao seguir as dicas compartilhadas, é possível evitar todos eles.
Agora que sabe como economizar para construir, esperamos que coloque as ideias em prática e realize o quanto antes o seu sonho de construir do zero a sua casa. Durante a obra, sinta-se à vontade para compartilhar dúvidas e recomendações do que deu certo com você. Faça isso na parte de comentários.
Por aqui, continuamos buscando soluções práticas e eficazes para te ajudar em assuntos relacionados à construção, decoração e reforma. Continue acompanhando o blog da Cassol e aproveite todas as novidades em primeira mão!