Presentes em todos os projetos de construções, os revestimentos são responsáveis por dar acabamento e garantir personalidade no design de interiores. Dentre as opções mais buscadas, estão as com pedras naturais, madeira e tijolinhos.
Em comum, todas elas se tratam de materiais que precisam ser retirados da natureza, ou seja, acabam resultando em impactos ambientais negativos. Para resolver o problema, foram desenvolvidos revestimentos que imitam materiais naturais.
Você conhece ou já ouviu falar sobre eles? Caso a resposta seja sim ou não, ou se deseja conhecer mais modelos desse tipo de item, esse conteúdo será perfeito. Aqui, separamos os revestimentos mais escolhidos que imitam diferentes materiais. Veja quais são:
Painel madeira ripada, da Málaga
O painel ripado 3D em poliestireno é um revestimento que imita madeira, sendo perfeito para ser instalado em tetos, cabeceiras e em paredes internas, como quartos e salas. Produzido na cor carvalho, ele garante um aspecto moderno, sofisticado e aconchegante para casas, lojas e outros ambientes.
Para completar, esse modelo da Málaga, marca exclusiva da Cassol Centerlar, conta com fácil instalação, alta durabilidade e praticidade para limpar.
Tijolo bege, da Ilhabela
O revestimento Barcelos Rústico é um tipo de revestimento que imita tijolinho. Com o acabamento lateral bold, a peça possui aspecto rústico, sendo perfeita para paredes externas, churrasqueiras, muros e fachadas.
O tijolinho possui a cor bege, formato retangular e é produzido em material cerâmico. Como garantia de qualidade, esse revestimento é da Ilhabela, mais uma marca exclusiva da Cassol.
Pedra em ferro, da Málaga
A Tozzeto pedra de ferro tem a predominância da cor ferrugem, acabamento lateral retificado e qualidade de primeira linha. A aplicação fica linda em ambientes internos e externos, podendo ser colocada em todas as paredes ou apenas em uma.
Em relação ao estilo, o mosaico de ferro se encaixa perfeitamente em espaços com decoração farmhouse, inglesa ou industrial. Para dar ainda mais destaque à peça, nossa dica é investir em outros itens que imitam ferro, como spots e mesas.
Tijolinho rústico, da Cerâmica Cetima
Atemporal, o revestimento mesclado natural imita tijoletas tradicionais, proporcionando uma aparência imponente e cheia de estilo para as superfícies em que foram instaladas. Por ser rústico, ele fica lindo em fazendas, pousadas e outros locais com maior contato com a natureza.
Mármore bege, da Málaga
O mármore travertino da Málaga é uma ótima escolha para quem está em busca de um revestimento que imita pedra. Ele conta com variações de tonalidade, veios e granulações por toda a superfície, proporcionando um charme único e com mais estilo para a decoração do ambiente escolhido. Esse mármore possui a cor bege, acabamento lateral retificado, estampa rústica e estilo mosaico.
Tijolo envelhecido, da Santa Luzia
Mais um modelo de revestimentos que imitam materiais naturais, no caso o tijolinho, o tijolo envelhecido Ecobrick é leve, resistente e confeccionado em poliuretano reciclado. Com a possibilidade de ser colocado em espaços internos e externos, ele agrega beleza em paredes de salas, jardins e até mesmo muros.
Devo colocar revestimento na cozinha? Veja os prós e contras
Mosaico de pedras em ferro, da Málaga
A imitação natural de um mosaico de pedras em ferro da Málaga é prática, elegante e super durável, sendo ideal para projetos externos. Por exemplo, você pode criar uma fachada na frente de uma casa, uma parede personalizada no banheiro, um muro que receba a cascata da piscina, entre outras possibilidades incríveis.
Pedra acinzentada, da Pierini
Em busca de um revestimento que imite pedra natural? O Janina bold com acabamento acetinado é perfeito para você. Dono de uma aparência moderna e versátil, ele compõe com elegância fachadas, lareiras, áreas de lazer, paredes internas e muito mais. As vantagens ainda não acabaram: ele é fácil de limpar, bastando apenas um pano macio, detergente neutro e água.
Mármore branco, da Incepa
Clássico e sofisticado, o revestimento Onice acetinado é inspirado na pedra ônix, reproduzindo lindamente as camadas cristalinas da pedra original. Com um brilho intenso, esse mármore possui formato contemporâneo, nuances de bege ao lado do branco e veios suaves. Além disso, o uso é exclusivo para paredes internas, podendo ser instalado em quartos, ao fundo de escadas, cozinhas e onde mais desejar.
Mosaico com aparência enferrujada, da Málaga
O Mosaico Alvorada da Málaga é mais uma opção entre os revestimentos que imitam materiais naturais, só que agora com aparência enferrujada. Por ter detalhes com relevo, a recomendação é que a peça faça parte de lugares externos ou ambientes internos com o estilo mais despojado.
Dentre as alternativas, amamos o mosaico em paredes de escritórios, halls de entrada de casas, paredes ao lado de banheiras, lavabos e áreas com piscina.
Tijolo vermelho, da Cerâmica Cetima
Para completar a nossa lista, temos a placa vermelha acetinada, outro tipo de revestimento que imita tijolos. Considerado uma mistura perfeita entre rústico e moderno, esse item costuma ser colocado perto de churrasqueiras, cozinhas com luzes quentes, salas com decoração em tons de marrom e fachadas de casas.
Quais são as vantagens dos que imitam materiais naturais?
As opções de revestimento que imitam madeiras, pedras naturais e tijolinhos contam com os seguintes benefícios:
- Menor custo;
- Menos impactos ambientais;
- Fácil instalação;
- Variedade de modelos disponíveis;
- Autenticidade;
- Praticar a personalização de espaços;
- Maior durabilidade;
- Possibilidade de instalação em diversos ambientes;
- Fácil limpeza.
Tudo isso com o charme dos materiais originais, é claro! Agora que você viu os detalhes desse tipo de revestimento, que tal garantir todas as vantagens da peça no seu novo projeto ou reforma? Para isso, basta acessar a seção de revestimentos para parede e conferir as opções que temos por lá.
Caso ainda haja dúvidas sobre o assunto, compartilhe-as nos comentários que vamos respondê-las o mais rápido possível. Até mais com outras dicas!