Um dos principais questionamentos que surgem no momento da reforma ou construção é saber se há necessidade de colocar revestimento na cozinha. Como é um cômodo úmido, é essencial investir em materiais que sejam resistentes e duráveis.
Os azulejos para cozinha são altamente recomendados e possuem muitas possibilidades de cores, tamanhos e estampas. Se quiser economizar, uma sugestão é apostar em revestimentos apenas nas paredes da pia e do fogão, que mantêm a limpeza e a praticidade do dia a dia.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, trouxemos algumas vantagens do revestimento na cozinha e apresentamos alternativas a esse material. Continue a leitura e saiba mais!
Prós e contras do revestimento na cozinha
Um ponto muito importante dos revestimentos é a proteção que eles oferecem. Isso porque a cozinha é uma região de muito contato com a água e recebe diretamente fumaça e gordura pelo fogão. Dessa forma, é necessário utilizar materiais que garantam a praticidade e fácil limpeza do dia a dia.
Prós | Contras |
---|---|
Durabilidade | Custo |
Fácil limpeza | |
Variedade de opções | |
Resistência à umidade |
Porcelanato
O porcelanato apresenta benefícios e versatilidade que o tornam superior, muitas vezes, a outros revestimentos. A escolha do porcelanato por si só é benéfica, por se tratar de um revestimento de alta resistência, além de ser versátil e ser perfeito tanto para ambientes internos como para os externos.
Na cozinha, é possível aproveitar o mesmo porcelanato do chão ou uma nova escolha. além das paredes, o porcelanato pode ser aplicado em mesas, bancadas, e nichos, proporcionando além de sofisticação na decoração, outras funcionalidades com absorção de água mínima.
Revestimentos Cerâmicos
Os revestimentos cerâmicos também são uma excelente alternativa para decorar a cozinha e trazer a personalidade da casa para esse ambiente. Possuem diversas cores e texturas, que garantem ótimas produções e agradam todos os estilos. O importante é que harmonizem com os móveis, pisos e demais composições do cômodo.
As cerâmicas são bonitas e versáteis e contam com um ótimo custo-benefício que ajudam a fazer com que elas sejam sempre muito procuradas.
Para quem busca economia ou mudar o design desse ambiente, é possível revestir apenas as paredes da pia e do fogão, chamadas de frontão ou backsplash. O material mais utilizado é o azulejo, mas existem pastilhas, mármores, alguns tipos de pedras de revestimento e outros.
Tijolinhos à vista
Outra opção muito presente no estilo rústico, mas que garante a elegância do ambiente, são os tijolinhos à vista. Essa opção deixa a cozinha aconchegante e acolhedora, além de ter um custo menor do que o revestimento. No entanto, não é aconselhável porque é difícil de limpar.
Para a composição, vale usar a criatividade, já que esse material permite uma versatilidade estética. Dá para apostar em balcões de madeira para fortalecer a decoração. Também conseguimos criar um visual mais moderno utilizando eletrodomésticos de metal, por exemplo. Os tijolinhos permitem criar composições mais neutras ou vibrantes, dependendo de cada estilo.
Quando o assunto é revestimento, a Cassol é referência no assunto. Conheça nossas marcas exclusivas: Málaga e Ilhabella.
Se você gostou do nosso conteúdo, confira no Blog da Cassol Centerlar um guia completo sobre o revestimento de pastilha, e fique por dentro do assunto! Até a próxima!