Os revestimentos de pastilha são itens indispensáveis para a decoração de uma casa. Fazem parte daquela categoria de coisas que, por mais tradicionais que sejam, nunca saem de moda! Hoje iremos conhecer mais sobre esses produtos: o que são, quais suas qualidades, modalidades e utilidades.
Venha aprender tudo sobre revestimento de pastilha e estar muito mais preparado para encontrar o ideal para sua casa. Aproveite!
O que é o revestimento de pastilha?
O mundo da construção civil, quando se trata de design e decoração, é repleto de opções que possibilitam trazer para os cômodos a personalidade de seu dono. O revestimento de pastilhas é uma dessas possibilidades incríveis. Com tamanho de 5×5 cm, essas pequenas peças são usadas para revestir paredes e complementar a decoração do espaço.
Não deixe de apostar nessa solução de design para sua casa se você quer trazer charme com um pouquinho de sutileza e delicadeza!
O revestimento de pastilha pode ser usado onde?
O revestimento de pastilha é utilizado em paredes para fugir de métodos tradicionais, como a tinta. Porém, há ambientes ideais onde ele se encaixa perfeitamente, os quais costumam ser locais que serão molhados, como banheiros e cozinhas, uma vez que as pastilhas têm grande resistência à umidade. Geralmente são utilizadas pastilhas com cores mais leves, azuis ou verde-claro.
Justamente por resistir ao contato com a água, os revestimentos de pastilhas também são muito utilizados em piscinas. Além disso, o interior de uma piscina de alvenaria precisa ser agradável, pois as pessoas que estarão lá dentro terão contato com as paredes e o chão.

Portanto, utilizar pastilhas nesses locais é um modo de levar também um acabamento mais agradável para o chão e às paredes do local, que ainda ficarão mais bonitas com o design e as cores escolhidas para compor esse ambiente.
Além da resistência que esses tipos de revestimentos têm para a umidade, ela também resiste às altas temperaturas. Sendo assim, outro ambiente onde são usadas é perto de lareiras ou de churrasqueiras, o que é muito mais comum no Brasil. Em lavanderias e áreas de serviços elas são frequentemente utilizadas para dar um toque a mais ao espaço.
De todos os lugares mencionados onde o revestimento de pastilha pode ser usado, a cozinha é o preferido. Em grande partes das vezes, a aplicação das peças é feita sobre a pia e o fogão, onde tanto a umidade quanto o calor se fazem presentes, mas partem de uma necessidade muito mais estética, já que a decoração desse ambiente costuma ser muito bem pensada.
Você pode se interessar também: 6 modelos de azulejos para cozinhas!
Como é aplicado o revestimento pastilha?
O revestimento de pastilha se popularizou em suas pecinhas de 5×5 cm, porém, com as pastilhas já bem mais acessíveis e tradicionais, há tamanhos maiores do objeto. Há algumas até mesmo de 30×30 cm. No entanto, no caso das peças menores, ainda é fortemente recomendado que a sua instalação seja feita por um especialista devido às chances de instalá-las desalinhadas e com um acabamento “defeituoso”.
Além disso, é importante que a parede onde serão colocadas esteja bem limpa, sem tinta, óleo ou qualquer tipo de sujeira para que as pastilhas sejam colocadas corretamente. Também é necessário que a argamassa utilizada seja específica para esse tipo de revestimento e de boa qualidade.
O revestimento pastilha pode ser lavado?
Além do design e da beleza do revestimento pastilha, existem vantagens práticas que contribuem para que sejam tão populares no mercado. Uma delas é a facilidade de lavar essas pecinhas, no geral, lavar uma pastilha é muito mais fácil do que lavar uma parede. A sujeira sai com mais facilidade e você dificilmente terá que se preocupar em acabar danificando as pastilhas.
Então, se você quer mais praticidade ao limpar ou lavar uma parede, o melhor é optar pela pastilha revestimento.
Resistência do revestimento pastilha
Outra questão prática que faz do uso do revestimento de pastilha um sucesso é a sua resistência. Claro que há vários tipos de pastilha, os quais veremos a seguir, mas todos apresentam uma ótima resistência, tanto à umidade e às altas temperaturas, como já mencionado, mas também a impactos, a riscos e até mesmo a certos produtos de limpeza, oferecendo mais praticidade ao seu dia a dia, sobretudo para manter a higienização.
Há tipos diferentes de revestimento pastilha?
As pastilhas são extremamente versáteis, podendo ser utilizadas em diferentes lugares e contextos. Essa é uma das razões para que o produto seja um sucesso e seja uma opção amplamente recomendada. Confira os diferentes tipos de revestimento de pastilhas para que você possa optar por aquele que achar melhor para sua casa:
1. Pastilhas de cerâmica
As pastilhas feitas de cerâmica são as mais tradicionais e utilizadas no mercado. Isso se dá por inúmeras razões, uma delas é o custo, esse material costuma ser encontrado em um preço mais acessível que os outros da lista. Mas não pense que o custo faz da cerâmica uma opção de menor qualidade e de menos aplicações, pois estaria enganado.
A cerâmica pode simular algumas texturas diferentes e optar por pastilhas de cerâmica ajuda a dar um toque mais natural e artesanal para o ambiente. Esse tipo de revestimento é bastante recomendado para piscinas e aplicações em piso por serem menos escorregadias.
Leia também: Como escolher o revestimento para piscina?
2. Pastilhas de metal
Há algumas pastilhas produzidas até mesmo com metal. Essas, estão em um patamar maior de sofisticação e de estética. São ideais para utilizar em cozinhas e, embora sejam de metais, têm uma ótima resistência à corrosão e oxidação.
Seu uso é preferível em cozinhas ou em ambientes mais secos, principalmente para contribuir para a decoração, já que são feitas de metal inox ou de alumínio, o que garante um brilho especial para a parede e chamam bastante a atenção.
3. Pastilhas de porcelana
A porcelana aparentemente nunca sai de moda, não é mesmo? Esse material é bastante versátil e tanta versatilidade assim também é passada para as pastilhas de porcelana, as quais são encontradas em variados tipos e cores, pois a porcelana é um material fácil de dar cor, inclusive tons complexas.
As tonalidades dão alguns efeitos distintos para cada pecinha, algumas são, inclusive, muito coloridas. É realmente um tipo incrível de revestimento de pastilha que você deve considerar quando deseja dar um acabamento diferenciado e repleto de personalidade à casa.
4. Pastilhas adesiva
Já para quem está à procura da maior praticidade possível, as pastilhas adesivas são a escolha ideal. Essas pastilhas não necessitam de uma reforma para serem colocadas em uma parede, o que facilita bastante sua aplicação. Em teoria, uma mão de obra especializada não se faz necessária neste caso, embora o processo de fixação das pastilhas ainda exija algum cuidado.
Gostou de nossas recomendações? Acesse o site da Cassol Centerlar, referência em produtos para construção e reforma, para ver diversos tipos e cores de pastilha revestimento, além de mais dicas sobre construção e, também, para garantir os melhores produtos do mercado!
Aproveite para saber mais: O que é revestimento? Guia completo para quem vai construir!