As telhas compõem uma parte essencial de qualquer residência, protegendo o espaço das variações climáticas e temperaturas externas. Há opções para serem utilizados em diferentes meios e tipos de construções, sejam elas casas, prédios comerciais ou industriais, como a telha francesa.
São modelos construídos em cerâmica, sendo muito utilizadas atualmente, seja por seu design, resistência, qualidade ou características afins.
Se você está passando por uma reforma ou construção e está pesquisando sobre telhas francesas está no lugar certo. A Cassol Centerlar separou algumas informações sobre ela neste conteúdo que, com certeza, irão te ajudar na hora da escolha! Continue sua leitura e aproveite!
O que é a telha francesa? Como é feita?
A telha francesa é uma cobertura cerâmica com um baixo custo na sua produção, por ser feita em barro, com formato plano e retangular, além de bordas levemente abauladas, deixando seu encaixe mais fácil.
Essa é uma das telhas mais antigas existentes, utilizada por cerca de 300 anos, o que faz com que ela seja muito popular em diversos países – inclusive no Brasil.
Ela é muito utilizada em diversos projetos de casas, com telhados de fortes declives, devido ao seu formato ser mais plano. Além disso, é bem encontrada em pontos de cidades litorâneas, pelo fato de ser muito resistente à maresia.
Sua instalação requer mão de obra de profissionais especializados, visando uma instalação bem feita e padronizada, especialmente por tender a quebrar com facilidade durante o processo. E para conseguir suportar todo o peso delas, sua estrutura também precisa ser bem resistente.
Qual a resistência da telha francesa?
Por mais que seja uma telha com alta dureza, e por muitos considerada como uma telha bem forte, essa dureza pode se tornar uma desvantagem. Isso porque ela pode sofrer com quebras e rachaduras com muito mais facilidade, seja por condições climáticas ou atritos de objetos que podem bater nela.
Como a cerâmica é pouco flexível, a telha francesa torna-se frágil em caso de manutenção no telhado – tarefa que precisam ser realizadas de tempos em tempos, especialmente após chuvas intensas, com objetivo de verificar sua situação, e se há algum dano no telhado.
Afinal, vale a pena comprar a telha francesa?
Se possível, o ideal é buscar investir em outros modelos de telhas que sejam mais resistentes e que proporcionem mais benefícios para você e para a estrutura da casa. Procure por telhas mais duráveis e eficientes quanto à eficiência térmica.
No mercado, é possível encontrar diversos modelos com ótimos custo-benefício, e que entregam beleza e durabilidade em uma única peça! Justamente por isso, a telha francesa não é muito indicada atualmente e sua substituição pode ser mais viável a depender de seus projetos para sua obra.
Leia também: Alvenaria: Guia Completo sobre esse sistema construtivo!
Onde usar a telha francesa em caso de compra?
As telhas francesas são muito utilizadas em construções que possuem uma estética mais clássica, antiga e colonial, além de regiões costeiras – por seu alto índice de resistência à maresia!
Há outra opção melhor que a telha francesa?
Sim! No mercado há outros modelos de telhas que podem substituir a telha francesa e ainda contam com uma qualidade muito maior, como as telhas de fibra vegetal, conhecidas por serem amigáveis ao meio ambiente.
Esses modelos contam com materiais mais leves e fazem com que a estrutura da casa exija menos madeiramento, promovendo um aceleramento e barateamento do orçamento total da obra.
Além disso, as telhas ecológicas costumam reter pouco calor, sendo ótimas para manter a temperatura do ambiente mais amena. Elas também possuem um tamanho bem superior aos modelos da telha francesa, ajudando a uniformizar o acabamento do telhado.
E quanto ao design elas também não decepcionam, podendo ser encontrada em diversas cores, visando trazer beleza e sofisticação para toda a construção.
Tudo isso é oferecido por um perfeito custo-benefício, que vendo em comparação às telhas francesas pode até parecer muito, no entanto, quando comparamos em metros quadrados utilizados, o orçamento final fica muito semelhante ou até menor, pois, como citamos acima, elas usam menos madeira em sua estrutura
Além das telhas ecológicas, existem também outros modelos que podem ser usados em seu telhado, promovendo resistência, acabamentos diferenciados, preço variável e design. Desse modo, tudo irá depender de seu projeto e do orçamento que você estiver disposto a desembolsar.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender um pouco mais sobre as telhas francesas, além de analisar se elas são ou não as ideais para sua obra.
A propósito, que tal conferir também nosso post sobre telhado colonial e entenda melhor sobre como ele é e quais telhas devem ser usadas para sua casa para compor. Agradecemos por ler até aqui e o esperamos em nossos próximos conteúdos sobre reformas, construções, obras e seus respectivos equipamentos. Cassol Centerlar, referência em produtos para construção e reforma.