Pense bem: além de proteger os espaços internos do ambiente, o telhado colonial é responsável por dar a inclinação adequada para a drenagem de água e para o controle de temperatura. E não podemos esquecer da sua funcionalidade estética.
A telha colonial é uma dentre as várias possibilidades que você tem para incorporar na sua edificação e, na prática, é a mais usada. Porém, é muito comum existirem dúvidas sobre o modelo de cobertura colonial e as suas especificidades.
Por isso, separamos este post para que você conheça o telhado colonial e entenda mais sobre as suas características como material, cor e inclinação. Além disso, também vamos apresentar as vantagens e desvantagens da estrutura. Aproveite a leitura!
O que é telhado colonial?
A cobertura de estilo colonial é marcada pelo design simples que une o clássico com o rústico. Mas também existem projetos de telhado colonial moderno que trazem um charme diferente para o imóvel.
No Brasil, é o tipo de cobertura que você mais encontra por todo canto que passa, sempre remetendo à época colonial (daí o nome). O custo gasto com as telhas é, em regra, mais econômico; com isso, é possível ter amplos espaços forrados ou apenas alguns, como no caso do teto colonial na varanda.
Já o formato, permite que o seu encaixe em outras telhas seja feito de maneira fácil e rápida, e que o seu acabamento se dê de maneira aparente. Ou seja, as telhas ficam expostas.
Quais telhas podem ser usadas no telhado colonial?
As telhas mais recomendadas para a estruturação do telhado colonial são as de cerâmica portuguesa ou americana, de PVC e fibra. Existem, ainda, aqueles modelos que remetem à natureza e utilizam madeira e pedra.
Esses moldes de telha são côncavos ou levemente curvadas. Assim, a instalação é extremamente funcional, feita de maneira alternada com uma telha encaixada sobre a outra.
A arquitetura do telhado colonial conta com formatos diferentes. Por isso, são necessárias algumas outras peças para a sua montagem, como:
- a cumeeira, anexada na divisa mais alta;
- o rincão, a aresta inclinada na qual a chuva escorre;
- o espigão, que liga a cumeeira e o beiral.
Devo optar pelo telhado colonial?
Se você busca o efeito mais aconchegante de telhado e deseja uma proteção forte e resistente com materiais econômicos, a resposta é sim! As telhas coloniais são aquele básico que sempre dá certo.Além disso, é possível utilizá-lo em todo tipo de imóvel, no entanto, a sua maior indicação é para áreas residenciais.
É importante destacar que a escolha deve ser feita considerando as necessidades do cliente e as características do imóvel. Para te ajudar com isso, listamos as principais vantagens e desvantagens do telhado colonial, veja:
Quais as vantagens e desvantagens do telhado colonial?
As principais vantagens desse modelo de cobertura são:
- A aquisição das telhas é econômica, gerando um ótimo custo-benefício e sendo ideal para forrar espaços grandes;
- A sua inclinação ajuda com períodos de chuvas intensas por dar conta da vazão da água;
- É versátil por combinar com diversas arquiteturas de edificação e variadas cores;
- É forte para proteger a edificação contraventos fortes e causalidades externas;
- Auxilia tanto com o equilíbrio do calor e frio quanto com o abafamento de barulhos.
Mas como todo modelo de telhado, o colonial também tem os seus contras, confira abaixo alguns deles:
- Compreende alguns gastos com o reforço em madeira que a estrutura interna do telhado colonial requer;
- É possível manchar com certa facilidade;
- Precisa ter um controle de limpeza constante;
- Não são tão resistentes a depender da falta de manutenção periódica.
Qual deve ser a inclinação do telhado colonial?
Em média, a inclinação suportada pelo telhado colonial é de 30%.
É importante frisar, porém, que essa é uma porcentagem que pode variar conforme os modelos e a marca das telhas e as especificações do fabricante.
Como uma das partes mais importantes de uma obra, a disposição simétrica que a cobertura do teto terá deve considerar contratempos como temporais e correntes de vento. Assim, é possível evitar goteiras e destelhamentos.
Consequentemente, o que se visa prevenir com a inclinação ideal do telhado são problemas como curtos circuitos, queima de eletrodomésticos, deterioração interna do imóvel, mofos e umidade, bem como riscos à integridade física das pessoas.
Quais são as melhores cores de telha para o telhado colonial?
A cobertura colonial não possui variedades apenas nos modelos de telha, a sua pluralidade também engloba as cores no modelo em PVC. Os principais tons são: marrom, vermelha, verde, cinza, laranja e amarela, bem como tonalidades mescladas.
Além disso, é possível encontrar telhado colonial branco, cuja utilidade reside no fato de que o branco reduz a absorção de calor, revelando-se uma excelente escolha, especialmente, para as temporadas de calor ou para regiões do país que são mais quentes.
Neste post você pôde compreender o que é um telhado colonial e quais são as suas particularidades, entendendo mais sobre os seus benefícios e os seus pontos negativos. Agora ficou fácil entender se esse tipo de telhado é para você, não é mesmo?
Continue acompanhando os nossos conteúdos semanais e fique por dentro de tudo do blog da Cassol, referência nos seus 60 anos de mercado no que envolve o universo das reformas, construção civil e decoração de interiores. Até o próximo post!