No topo dos mais usados em construções brasileiras, o tijolo baiano é um produto resistente, versátil e de alta qualidade. Esses e outros motivos tornam o item a escolha perfeita para quem está para iniciar uma construção ou reforma.
Para te ajudar a entender sobre a peça cerâmica e se ela é realmente a melhor opção para o seu projeto, preparamos um conteúdo completo acerca do assunto. Neste post, você aprende o que é tijolinho baiano, quais vantagens e desvantagens ele possui, os tipos existentes e muito mais. Confira:
O que é tijolo baiano?
Esse tipo de tijolo é produzido com argila, um material com excelente resistência e durabilidade. No Brasil, ele é o mais usado no sistema construtivo de alvenaria e garante projetos totalmente seguros, sejam eles grandes, médios ou pequenos.
O produto possui coloração avermelhada e vários furinhos, sendo considerado uma versão mais baixa e larga dos tijolos tradicionais. Mas e o nome, por que se chama baiano? A produção da peça foi popularizada na Bahia, por isso, o bloco ficou conhecido dessa forma.
Quais são os tipos de tijolinho baiano?
O bloco baiano pode ser encontrado em 4 modelos: 6 furos, 8 furos, 9 furos e de amarração. Entenda a diferença entre cada um deles:
Bloco 6 furos
A versão com 6 furos é menor, leve e pode ser encontrada com as seguintes medidas: 9 cm x 14 cm x 19 cm. Dentre as possibilidades, ela é ideal para fazer parte de casas, lojas e escritórios, ou seja, construções menores.
Tijolo 8 furos
Donos de uma ótima vedação térmica e isolamento acústico, os blocos com 8 furos contam com as dimensões de 9 cm x 19 cm x 19 cm. Essa opção é mais usada em divisórias internas ou então para levantar muros menores.
Tijolo 9 furos
Considerado o maior e, consequentemente, o mais pesado, o modelo com 9 furos possui 14 cm x 19 cm x 14 cm. A recomendação é que ele seja usado no térreo das construções, já que é a parte que necessita de mais sustentação. Vale ressaltar que sobrados e prédios não devem receber o produto.
Tijolinho de amarração
Para completar, está o tijolo amarração, também chamado de meio tijolo baiano. Essa opção é responsável por fazer a amarração entre as paredes, é daí que vem o nome da peça.
O item possui 11,5 cm x 14 cm x 24 cm e entra em cena para oferecer maior sustentação, resistência e estabilidade aos projetos, não à toa, o uso do bloco é indispensável.
Quais são as vantagens e desvantagens do tijolo baiano?
O sucesso desse bloco foi obtido graças a série de benefícios que ele possui. Porém, assim como todo tijolo, ele também tem algumas desvantagens. A seguir, você confere quais são os pontos positivos e negativos do produto.
Vantagens
- Os furos fazem o bloco ser mais leve e facilitam o manuseio, garantindo mais agilidade na obra;
- É uma peça versátil e, em razão disso, combina com todos os estilos estilos de decoração, principalmente, o rústico, industrial e vintage;
- Trata-se de um item com excelente ventilação, por isso, as construções feitas com ele contam com uma ótima circulação de ar e controle de umidade;
- O bloco baiano garante isolamento acústico e térmico para as residências, lojas e outros projetos. Dessa forma, é possível ter ambientes frescos e com mínima transferência de som;
- Esse tijolo conta com ótimo custo-benefício, sendo ideal para quem está em busca de formas sobre como economizar na construção;
- A peça possui ótima aderência, garantindo melhores resultados a curto, médio e longo prazo;
- É uma opção sustentável, já que a argila é um material renovável e disponível em grandes quantidades.
Desvantagens
- Devido à leveza, ele não pode ser usado em alicerces ou construções com mais de um andar. Isso ocorre porque os furos fazem com que o produto não consiga suportar grandes cargas;
- Outro ponto é que essa versão de tijolo acaba apresentando mais fragilidade que outras. Então, para evitar desperdícios e um número maior de quebras, o manuseio deve ser feito com atenção e cuidado.
Quais são as medidas do tijolo baiano?
O tijolinho baiano pode ser encontrado em 4 dimensões diferentes, sendo elas:
- 9 cm x 14 cm x 29 cm (6 furos);
- 9 cm x 19 cm x 19 cm (8 furos);
- 14 cm x 19 cm x 14 cm (9 furos);
- 11,5 cm x 14 cm x 24 cm (meio tijolo).
A diferença entre elas é a quantidade de furos, peso, largura e indicação de uso, assim como mostramos no tópico sobre os tipos do bloco baiano. Por exemplo, se você deseja montar um banheiro rústico, o modelo com 9 cm x 19 cm x 19 cm será ideal.
Como calcular a quantidade certa de tijolo baiano?
Para calcular quantos tijolos são necessários por m², basta seguir o seguinte passo a passo:
- Entre na construção e meça o comprimento e largura da parede em questão. No momento de medir, desconsidere as partes que receberão janelas, portas e outros recortes;
- Com o resultado em mãos, você deverá multiplicar o número total de largura com o de comprimento. O resultado serão os metros quadrados da área;
- Agora, é o momento de confirmar a quantidade de blocos necessária por metro quadrado e multiplicar novamente o valor com a metragem da parede.
Para ficar mais fácil, confira um exemplo:
Vamos considerar que você tem uma parede com 20 metros de comprimento e 10 metros de altura. Ao multiplicar os dois números, chegamos ao resultado de 200 m².
Feito isso, devemos escolher qual bloco será usado e a quantidade necessária por metro quadrado. No caso da versão com 14 cm x 19 cm x 14 cm, será preciso 27 tijolos por m². Dessa forma, o próximo passo será multiplicar 27 por 200.
Então, em uma parede com 20 metros de comprimento e 10 metros de altura, serão necessárias 5.400 unidades de tijolos. Para garantir assertividade e incluir as possíveis perdas que acontecerão durante a obra, inclua 10% a mais na soma.
Quanto custa o metro do tijolo baiano?
O preço do tijolinho baiano pode variar e dependerá das medidas do produto e também do local de compra, já que existe uma diferença de valor entre as regiões do Brasil. Geralmente, o milheiro (1.000 tijolos) poderá ser encontrado entre R$ 700,00 e R$ 1.000,00. Vale lembrar que isso é apenas uma estimativa e o preço pode ser maior ou menor.
Prontinho, agora você sabe tudo sobre o bloco baiano e já pode fazer a melhor escolha para a sua construção ou reforma. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, basta compartilhar nos comentários que vamos respondê-las.
Para quem deseja garantir maior qualidade na obra, a nossa dica é investir em uma argamassa com boa aderência, assim como as opções da BemFixa, uma marca exclusiva da Cassol Centerlar. Ao incluir o produto no seu projeto, será possível ter melhores resultados e evitar diversas dores de cabeça.
Agora sim acabou. Por aqui, já estamos preparando outros conteúdos incríveis para você. Mas, enquanto isso, que tal acompanhar os posts que já estão no nosso blog? São dicas de decoração, reforma, organização e muitos outros temas para te auxiliarem em diversos momentos.
Até mais e boa leitura!