Seja para decorar uma casa nova ou redecorar um ambiente que já existe, escolher entre os estilos de decoração é sempre uma tarefa difícil. Afinal, os móveis e tudo aquilo que compõem o espaço, permanecerão ali por um bom tempo.
Para garantir que faça a escolha certa, considerando os seus gostos, preparamos um conteúdo com os principais estilos de decoração.
Continue lendo e confira:
Quais são os principais estilos de decoração?
Existem diferentes tipos de decoração: básicos, coloridos, elegantes, modernos e muitos outros. Todos eles com um charme único e repletos de personalidade.
Conheça agora quais são os principais estilos de decoração e as características de cada um deles:
1. Rústico
Se pudéssemos traduzir, o estilo rústico teria o significado de aconchego. Na sua composição, ele leva elementos naturais, principalmente, madeira e plantas.
Os móveis costumam ser em tons de marrom. Ah, sabe aquelas imperfeições que, geralmente, podem ser um problema? Aqui elas são bem-vindas e completam a beleza dos cômodos.
Outro detalhe presente na decoração de ambientes deste estilo são as texturas. Por exemplo, você pode fazer uma parede inteira com troncos de árvores ou tijolos à mostra.
Nos itens decorativos, é possível investir em elementos envelhecidos, peças artesanais e o quê remeter a sensação de estar em uma linda fazenda.
2. Moderno
Ao contrário do rústico, o estilo de decoração moderno é pautado por elementos atuais. Seguindo o lema “a forma segue a função”, todos os itens escolhidos devem ser funcionais e práticos.
Por isso, dentre todos os estilos de decoração de interiores, essa opção é uma das com menos objetos decorativos, garantindo espaços limpos e sem excessos.
Os móveis costumam ser planejados e em cores neutras, como bege, branco e cinza. As opções vazadas também são destaque. Para completar, a decoração moderna costuma ter elementos artísticos, como obras de arte.
Caso queira ter ambientes modernos, arejados e com plantas, indicamos o estilo bali. Leia o post que fizemos sobre ele e saiba como fazer a decoração balinesa na sua casa.
3. Farmhouse
A decoração de ambientes com o estilo farmhouse (casa de fazenda) mistura itens rústicos e modernos. Ou seja, ao mesmo tempo que remete ao rural, ele também apresenta sofisticação, combinando o antigo ao atual.
Em relação aos móveis e objetos, predominam as peças em madeira e ferro. Grande parte do ambiente é composto por cores neutras, porém, também podemos ter a presença de tons vivos, como o vermelho e azul.
A decoração farmhouse conta ainda com flores, iluminação natural, quadros vintage e peças produzidas artesanalmente.
4. Boho
Por ter como base várias etnias e a vida nômade, o estilo de decoração boho emana liberdade. Dentre as inspirações, estão referências hippies, punk e orientais.
Nesta decoração de ambientes, temos uma mistura de estampas e a combinação de diferentes cores — as mais usadas são o cáqui, tons terrosos e verde-oliva.
Outra característica importante é o uso de peças com materiais naturais, como palha e, até mesmo, madeira. Lembrando que todas as escolhas devem priorizar o conforto.
5. Vintage
O que é uma decoração vintage? Este estilo prioriza os móveis e peças antigas. Ah, mas isso não significa que tudo precisa ser velho, ok? Na verdade, a prioridade é a estética retrô e não o ano de fabricação.
Exemplo de objetos vintage são os toca discos, discos de vinil, rádios, iluminação neon, cômodas em madeira e tudo aquilo que, provavelmente, você já viu na casa dos seus avós ou pessoas mais antigas.
Assim como no estilo rústico, as ranhuras e outras marcas nos móveis tornam-se um charme para decoração. Por trazer tantas referências do passado, esse é um dos estilos de decoração de interiores mais aconchegantes.
6. Romântico
O estilo romântico prioriza a suavidade e delicadeza. As estampas florais, tons claros e bordados em renda podem ser usados livremente.
Aqui, os quadros, espelhos e porta-retratos ganham vez no momento de compor a decoração. Mas sempre priorizando as opções menores e em tons pastéis.
Os móveis com acabamento em vidro predominam nesse estilo. Além disso, ainda temos a presença de peças em madeira, mármore e estofados.
7. Escandinavo
Funcional e minimalista, este é um dos estilos de decoração mais clean. Na composição, temos ambientes arejados e repletos de cores claras e frias.
As mantas de lã, tapetes e travesseiros têm destaque no estilo escandinavo, sendo possível incluir esses itens em vários cômodos. Também são usadas peças em madeira, plantas, cerâmica e muita geometria. Já os móveis devem ter estrutura simples com linhas retas.
Leia também: Revestimento para o teto: 8 opções para o seu projeto
8. Sofisticado
Este tipo de decoração de ambientes é construído com a junção de detalhes. Enquanto os outros estilos priorizam os móveis e objetos, aqui, é necessário dar ênfase na escolha dos acabamentos, porcelanatos, tecidos e acessórios.
No estilo sofisticado, ainda temos a possibilidade de misturar outros estilos. Por exemplo, você pode escolher um tapete vintage para sala, uma poltrona moderna para o quarto e paredes em tons românticos.
Ao considerar o todo, percebemos que a decoração sofisticada costuma ser clean, mantendo apenas o essencial. Dessa forma, temos como resultado um ambiente limpo e espaçoso.
9. Clássico
O estilo de decoração clássico também exala sofisticação. Ele é composto por móveis de alta qualidade, como os feitos em madeira, mogno e mármore.
Em relação aos itens decorativos, temos a predominância de objetos em dourado — a cor é uma das mais usadas nesse estilo. A cor prata também é bem-vinda.
Além disso, os ambientes contam com a presença de pratarias, porcelanas, arranjos de flores, lustres e outros objetos. Na hora de escolher as cores, prefira tons que levam leveza aos cômodos, como creme, cinza e branco.
10. Industrial
No estilo de decoração industrial, temos objetos maiores e móveis de diferentes materiais. É possível usar uma mesa em madeira com cadeiras de modelos diferentes, por exemplo.
Os itens em ferro são sempre uma ótima pedida. Por isso, invista em luminárias suspensas e bancadas do material. Nesta decoração de ambientes, ainda é possível deixar fios a mostra, chão no concreto e priorizar eletrodomésticos em inox.
Para servir de inspiração, você pode pensar na aparência de indústrias e fábricas.
11. Oriental
Para completar os estilos de decoração de interiores, temos o estilo oriental. Ele prioriza ambientes harmônicos e aconchegantes, por isso, costumam ter plantas e móveis mais baixos. Mas nada muito exagerado, ok?
Este tipo de decoração é composta por vários objetos, entre eles estão: leques, espadas, bambus, camas baixas, móveis feitos com madeira clara e muitos espelhos.
Se quiser, também é possível acrescentar itens que remetem ao budismo, como a flor de lótus.
Como saber meu estilo na decoração?
Dentre tantos estilos de decoração, pode ser difícil encontrar o que mais combina com o seu estilo. Mas não precisa se prender a apenas uma escolha, porque é possível criar uma decoração com mais de um estilo.
A nossa dica é que você escolha um estilo predominante. Assim, será mais fácil chegar a um resultado harmônico. Para isso, pense em qual das opções mais combinam com as suas preferências.
Por exemplo, se você ama objetos robustos e maiores, a decoração industrial será perfeita. Agora, se gosta de ambientes claros e com poucos objetos, a opção ideal é o estilo escandinavo.
Depois, basta ir completando com objetos de outros estilos. Temos certeza que criará lindas combinações e, o melhor, em um estilo exclusivamente seu.
Para tornar sua casa um ambiente acolhedor e sofisticado, a Cassol Centerlar conta com uma marca exclusiva: a Diagonal.
São produtos surpreendentes para decoração e conforto da sua casa, como cortinas, persianas, almofadas, mantas, móveis e colchões, tapetes, papéis de parede, quadros e muito mais. Sua vida com mais exclusividade!
Ah, se tiver qualquer dúvida durante o processo de construção, você poderá consultar este conteúdo quantas vezes quiser. Afinal, fizemos ele para você e esperamos que tenha gostado!
Caso esteja no processo inicial de construção, recomendamos a leitura do post “Tipos de pisos: saiba qual escolher para sua casa!‘” Depois da leitura, você terá escolhas ainda mais assertivas.
Até o próximo conteúdo!