A decoração balinesa faz parte do novo conceito de arquitetura moderna, responsável por aproximar culturas e permitir que a natureza esteja presente nos espaços internos. Este estilo permite a harmonia dos itens que formam um ambiente – desde a escolha do tipo de pedra de revestimento até a decisão dos móveis.
Por isso, para colocá-lo em prática, pensar nos detalhes se torna indispensável. Para garantir escolhas assertivas, é necessário conhecer a tendência e quais são as características que ela carrega.
Se você gosta de estar conectada(o) à natureza ou deseja ter uma forma de energizar sua casa, este conteúdo foi feito para você. Continue lendo e conheça detalhes do Bali Style e de como colocá-lo em prática na sua casa!
O que é decoração balinesa?
É uma decoração oriental cujo objetivo é transmitir calma, harmonia e espiritualidade – até mesmo durante momentos negativos. Para isto, são usados elementos naturais, como bambu, madeira e objetos aborígenes.
Geralmente, os ambientes com este estilo são arejados e espaçosos. Mas, a inclusão de itens aconchegantes, como mantas e almofadas, faz com que ele também se encaixe em ambientes menores, por exemplo, kitnets.
Não é à toa que o visual balinês ganhou espaço em muitos países, inclusive no Brasil. Uma das maiores vantagens que ele carrega é a possibilidade de começar uma decoração do zero ou então usar elementos que estão presentes em um cômodo para redecorar um lugar.
Agora que você entendeu o conceito, podemos conhecer as características que definem a decoração balinesa.
O que define o estilo bali?
Aconchego, calmaria, natureza e boas energias são os principais elementos presentes no estilo bali. Para isto, é recomendado o uso de móveis em madeira, bambu e outros elementos naturais.
Os objetos que compõem o ambiente são repletos de espiritualidade. Dessa forma, é comum encontrar no estilo balinês adornos ligados a crenças, budas e a presença de uma iluminação quente.
A parte do acolhimento fica por conta dos artesanatos e itens feitos à mão. Em relação à cor, são priorizados os tons quentes (responsáveis por passar alegria e boas energias), principalmente, o marrom, dourado, branco, verde bandeira e mostarda.
4 formas de usar a decoração estilo bali em casa
Se for começar do zero, não esqueça que a decoração bali deve sempre priorizar o uso de elementos naturais – quanto menos cimento, melhor! Caso queira desenvolver o conceito em uma casa pronta, o foco será colocar o máximo de itens naturais e artesanais.
Abaixo, confira algumas dicas para inserir o Bali Stylenos principais ambientes da sua casa!
1. Decoração balinesa na sala
A sala é um dos melhores lugares para reunir quem amamos (família, amigos e pessoas especiais). A decoração neste ambiente pode começar com nichos de madeira na parede e um sofá com a estrutura feita do mesmo material. O estofado pode ser claro – recomendamos o branco.
Em cima do sofá, é possível distribuir almofadas e uma manta ao meio do móvel. No centro do espaço, priorize uma mesa baixa de madeira ou então um puff redondo de taboa. A TV pode ser colocada diretamente na parede, trazendo a sensação de mais naturalidade.
Para a decoração, os itens em palha devem ser os mais usados e você pode pendurá-los na parede, suspensos no teto e sobre os móveis. Caso tenha objetos texturizados, é possível reutilizá-los também na parede.
O toque final da decoração pode ser dado ao incluir um tapete de crochê na sala. Ele pode ser grande, para comportar todos os móveis, ou então médio, acomodando apenas o sofá.
Ah, o revestimento do chão pode ser um porcelanato claro para garantir leveza e harmonia!
2. Decoração bali no quarto
Um lugar íntimo e aconchegante, o quarto balinês deve passar a sensação de paz e boas energias. Para garantir estes aspectos, priorize tons claros para roupas de cama e cortina.
O guarda-roupa e a mesa de cabeceira também devem priorizar a madeira como material. Na hora de escolher a cama, você encontrará diversas possibilidades, como:
- Cama sobre pallet;
- Cama com a base e cabeceira em madeira;
- Cama com baú frontal em madeira;
- Cama bangalô;
- E outras.
Na superfície do item, você pode exagerar na quantidade das almofadas. Também é possível brincar com diferentes estampas e cores, sempre lembrando de dar preferência aos tons de marrom, dourado e verde, ok?
Mais uma vez, você pode finalizar com um tapete de artesanato ou com características rústicas. O toque especial pode ser os espelhos do tipo bali, com moldura em sisal.
3- Decoração balinesa na cozinha
Para a cozinha, os armários e mesas podem ser os de madeira. As cadeiras feitas com bambu darão naturalidade à decoração balinesa.
Ao contrário dos outros ambientes, neste espaço precisaremos de menos objetos. Para decoração, é possível escolher itens suspensos feitos de palha, jarras de barro e vasos de cerâmica – coloridos ou não, fica a seu critério.
A pia é um dos lugares que mais usamos na cozinha, por ser usada para lavar louça, cortar alimentos e outras necessidades. Sendo assim, quando for escolher o tipo de torneira, opte por um modelo que, além de se adequar ao conceito balinês, atenda bem as necessidades diárias.
4. Decoração estilo bali na área externa
A escolha dos itens da área externa pode ser feita de maneira mais livre. Isso porque o ambiente recebe melhor a combinação de diferentes peças e não torna esta mistura algo pesado demais.
O primeiro passo é escolher os assentos, afinal, usamos este ambiente para descansar e precisamos de opções confortáveis. Para fazer sentido ao estilo bali, a dica é escolher bancos de fibra sintética, em rattan ou madeira maciça.
Para preencher o espaço, é possível escolher duas mesas. Um dos modelos pode ser baixo e ficar perto dos acentos. A outra opção pode ser uma mesa grande de madeira, caso queira ter um espaço exclusivo para refeições. Na decoração, o balanço suspenso feito com palha ajuda no aspecto acolhedor.
Os vasos com plantas podem ser colocados por todo ambiente e não precisam de uma quantidade mínima. Lembre-se que este estilo valoriza o contato humano com a natureza. Quer trazer mais vida? Finalize pintando as paredes externas com um tom de mostarda. Esta cor remete a sentimentos de alegria e calma.