As pedras de revestimento são ótimas opções para revestir os pisos e paredes em construções em que se deseja criar uma decoração imponente e sofisticada, especialmente quando se está procurando uma alternativa eficaz e rápida de instalação.
No entanto, o revestimento de pedra também é uma ótima opção para um design de casa moderno, já que há muitas opções elegantes e contemporâneas disponíveis no mercado, principalmente para revestir as paredes da sua obra.
Então, se você quiser saber mais sobre os revestimentos de pedras naturais, acompanhe o nosso post até o final!
Quais os benefícios de usar revestimentos de pedras naturais?
Existem muitos benefícios ao se escolher o revestimento de pedra natural, principalmente quando comparamos com outros tipos de cerâmicas tradicionais. Confira alguns deles:
Facilidade na instalação
Enquanto outros tipos de revestimentos tradicionais precisam de uma estrutura completa de alvenaria, trazendo algumas dificuldades, como a escassez de profissionais qualificados disponíveis no mercado para instalação, os revestimentos de pedra modernos são muito fáceis e rápidos para instalar e a mão de obra será muito mais em conta.
Baixa necessidade de manutenção
Outra vantagem de usar os revestimentos de pedras é que eles não demandam tanta manutenção, bastando uma limpeza regular para evitar acúmulo de poeira e outras sujeiras. Além disso, você não precisa se preocupar com a pintura ou rachaduras!
Maior resistência
Outro fato que você deve considerar ao escolher as pedras naturais é sua alta resistência, uma vez que suas estruturas são resistentes a ventos, chuvas e calor, além de não sofrerem danos por cupins ou ferrugem.
Dessa forma, são excelentes alternativas para áreas externas. E devido a essa resistência, as pedras duram muito anos sem que você precise se preocupar com consertos em sua parede, por exemplo.
Durabilidade à umidade
Além de oferecer resistência às ações do tempo e outras intempéries, as pedras naturais também são muito duráveis em ambientes úmidos ou propriamente na água. Por isso, são excelentes opções para áreas de piscina, banheiros e área gourmets. Mas nunca opte por pedras porosas, pois elas podem embolorar com o tempo.
9 tipos de pedra mais comuns em revestimentos
Agora que você já conhece todos os benefícios de usar os revestimentos de pedras naturais, conheça os mais usados nas construções atuais:
1. Pedra São Tomé
A pedra São Tomé tem esse nome por ser originária da cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais. Elas começaram a ser usadas como revestimento por sua beleza, durabilidade, resistência e também por apresentarem propriedades antitérmicas e antiderrapantes, favorecendo o uso da pedra em pisos, muros, escadas, calçadas, principalmente em áreas de sauna e piscina.
E mais, a pedra São Tomé é muito versátil, podendo ser encontrada em diferentes cores (brancas, amarelas, rosas e mescladas) e formatos: quadrado, retangular, filete, mosaico, cascalhos e mais.
2. Pedra Ônix
A pedra ônix é uma variedade semipreciosa de quartzo. Ela é um tipo de revestimento de luxo mais usado nas áreas internas da casa.
As pedras ônix verdadeiras só podem ser encontradas nas cores preta e branca. Entretanto, é possível encontrar algumas variações, como a ônix carneliana e a sardônica que possuem listras brancas e vermelhas e listras brancas e marrons, respectivamente, com uma aparência bem próxima ao mármore.
Variedades menos comuns de ônix naturais podem ter coloração acinzentada, azulada, esverdeada ou amarelada. Mas, ao se deparar com pedras nessas cores, é válido se certificar que elas são verdadeiras, uma que também é possível encontrar imitações de ônix no mercado.
Além disso, essa pedra natural é muito valorizada por crenças místicas, que acreditam que ela traz proteção energética e segurança, sendo considerada o cristal da proteção. Outros dizem que ela canaliza as energias para atingirmos metas, sendo, então, chamada de pedra do poder.
3. Pedra de Ardósia
A pedra ardósia é uma rocha metamórfica muito versátil que pode ser encontrada uma ampla variedade de cores, tais como: preto, cinza, ferrugem, grafite e verde. Já a textura do revestimento de pedra ardósia pode ser polida, escovada, envelhecida e outras.
Na decoração, esse revestimento proporciona muita sofisticação e beleza, afinal, por ser uma pedra natural que absorve pouca água, o acúmulo de sujeira é menor, e a limpeza é feita com muita facilidade. O baixo custo pode ser um atrativo para muitas pessoas que desejam economizar no projeto.
4. Pedra de Granito
O granito é uma pedra natural muito usada no Brasil, que pode ser usada para vários fins dentro de um projeto de obra, como em bancada de cozinha ou banheiro e revestimentos para paredes internas e externas.
O granito é uma das pedras que mais se assemelha ao mármore, mas com custos muito mais baixos, porém sem deixar de ser considerado uma opção muito sofisticada, resistente e de beleza única.
A pedra resulta em diversos revestimentos de parede sofisticados e você terá um leque de opções de cores e padrões para decorar todos os ambientes da sua casa se assim desejar.
5. Pedra Miracema
Também chamado de lajinha, a Miracema é um tipo de granito em sua forma bruta, ou seja, é um tipo de revestimento que não passar pelo processo de polimento.
Assim, as ranhuras proporcionam característica antiderrapante, sendo uma opção excelente para áreas de piscina. Além disso, o revestimento de pedra Miracema também é muito utilizado em fachadas de casas, rampas, muros, escadas e calçadas.
É uma pedra muito resistente, de formato retangular e tonalidade com mescla de cinza. Mesmo a pouca versatilidade de formatos e cores não impede o impacto visual que seu uso pode causar em projetos arquitetônicos – dos clássicos aos modernos.
6. Pedra Portuguesa
Como você deve estar imaginando, esse é uma pedra originária de Portugal, composta basicamente por calcário e basalto. Com uma estrutura pequena em formato irregular que facilita a criação projetos diferenciados, os revestimentos de pedras portuguesas são usados em calçadas, fachadas e até revestimentos de paredes internas.
Tradicionalmente, as pedras portuguesas são encontradas nas cores preta e branca, mas não é incomum encontrá-la em tons de castanho, vermelho, amarelo, cinza e azul.
Inspiração: onde usar revestimento de pedra?
Se você é fã do estilo rústico com um toque de modernidade, os tipos de revestimento de pedra definitivamente atrairão seus olhos.
Os revestimentos de pedras naturais são excelentes exemplares da engenharia moderna e são perfeitos para garantir uma decoração elegante e sofisticada para sua casa. O revestimento de paredes de pedra elimina a necessidade de construir uma casa usando blocos de pedra caros que, além de serem muito caras, também são mais difíceis para realizar manutenções.
Os diversos tipos de pedras podem ser usados tanto internamente quanto externamente, trazendo a possibilidade de serem usados para esconder paredes cimentadas ou sem brilho. Também podem ser aproveitadas para complementar ambientes que já possuem áreas com outros tipos de revestimento para adicionar brio e sofisticação para os interiores das casas e condomínios.
Nas áreas externas, oferecem uma gama vasta de acabamentos e cores que proporcionam um acabamento com um toque de sofisticação e elegância.
Uma coisa certa é que onde quer que sejam colocados, os revestimentos de pedras naturais ajudam a trazer de volta o estilo contemporâneo, mantendo-se fiel ao estilo de vida urbano. Confira os principais locais que você pode usar esses revestimentos:
- Banheiro;
- Área externa;
- Área de Piscina;
- Na cozinha (interna ou em área externa);
- Na sala de estar;
- Fachada de casa e edifícios.
Como escolher revestimento de pedra? O que considerar?
Em relação a outros tipos de revestimento, as opções de pedras naturais também têm todos os benefícios que citamos no início, inclusive necessitando de pouquíssima manutenção. Proporcionam um acabamento incrível que encanta a todos que prestigiam as arquiteturas rústicas e contemporâneas.
Os revestimentos de pedras naturais também são opções atraentes para empresas, pois passa um visual bem confiável, especialmente clínicas médicas e escritórios.
Para aqueles que amam a aparência da pedra, mas não podem pagar a autenticidade dos materiais, é possível considerar os ladrilhos de pedras, que são opções de incrível beleza para ambientes internos e externos.
O principal aspecto que você deve considerar quando pensar em instalar um revestimento de pedra natural é o seu orçamento e a sua vontade de construir o seu projeto como sempre sonhou.
Com um orçamento disponível para os revestimentos dos seus ambientes, você conseguem determinar o tipo, o volume e a qualidade das pedras naturais que pretende comprar. Afinal, qualidade e resistência elas possuem, basta que você avalie o melhor custo-benefício para sua obra.
E aí, o que você achou das nossas dicas para considerar os revestimentos de pedras naturais? Esperamos ter esclarecido os principais pontos sobre esse tipo de revestimento. E, para mais conteúdos como esse, siga o blog da Cassol e aproveite!
Veja também: 6 melhores tipos de torneiras para cozinha