Está em dúvida de qual escolher entre piso polido ou acetinado? Pode não parecer, mas há diferenças fundamentais entre esses dois que, realmente, causam impacto na reforma!
A diferença entre porcelanato polido e acetinado é uma das mais buscadas online quando o assunto é que tipo de piso escolher. Afinal de contas, o piso é uma parte importantíssima da construção, reforma e decoração. Ele deve ser pensado não só como algo fundamental, mas também como parte integrante da vida diária.
Além disso, o piso é relevante até mesmo em termos estéticos. Um tipo com bom acabamento deixa a mais simples das decorações com um ar sofisticado. Sem contar que é importante pensar naquele que mais combina com cada tipo de cômodo e que exige menos esforço para limpar.
Conhecer as características dos diferentes pisos é uma forma de evitar problemas durante a sua reforma e garantir uma superfície estável, durável e esteticamente harmônica com os seus cômodos e móveis. Então se você tem dúvidas entre qual desses dois escolher — piso polido ou acetinado —, acompanhe este artigo especial em que nós da Cassol Centerlar, referência no assunto, separamos tudo o que você precisa saber sobre ambos e qual o porcelanato mais adequado para a sua casa!
O que é piso polido?
O piso polido trata-se de um tipo que somente após a fabricação recebe o polimento. Esse processo tem como intenção lapidar o material como se fosse uma pedra preciosa, a fim de que o resultado seja uma peça brilhante e muito lisa.
Uma característica importante do polido é justamente a textura. Por ser tão liso e brilhante, cria uma superfície onde é fácil deslizar e escorregar. Em algumas casas, especialmente com crianças, é preciso pensar bem onde usar esse tipo.
Vale lembrar que também existe o piso brilhante — que tem esse nome por causa do acabamento —, mas o processo por trás de sua aparência é bem diferente da que faz o piso polido. Enquanto o polido fica desse jeito por causa do polimento do material, o brilhante tem essa aparência por causa de um esmalte aplicado sobre a placa do mesmo após receber seu acabamento.
O que é piso acetinado?
O piso acetinado, por sua vez, trata-se de um tipo que tem um acabamento e aparência opostos ao polido, apresentando um brilho mais sutil e, além disso, sua superfície não é brilhante e tão lisa.
De fato, há vários tipos de acetinados que apresentam uma superfície fosca. Hoje em dia, as opções de decoração contemplam diferentes aparências e texturas para os pisos e revestimentos. Antes o comum era usarmos os pisos de superfície mais brilhosa, mas agora a aparência opaca (ou fosca) está na moda e traz qualidade e conforto para qualquer cômodo.
Piso polido ou acetinado: principais diferenças
Seja o piso polido ou acetinado, o critério de escolha para ambos deve estar relacionado ao contexto de aplicação deles em uma reforma e à aparência que o cômodo deve ter. Em termos de aparência, é muito fácil diferenciar o piso polido do acetinado. Isso porque o primeiro tem uma superfície extremamente brilhante, dando uma aparência mais limpa para qualquer ambiente, independentemente de sua cor. Ele parece estar sempre impecável, mas só de olhar para esse piso, já dá para imaginar o quanto é fácil derrapar sobre ele.
Já o acetinado traz o efeito oposto: sua aparência é fosca, sem o brilho de um piso polido ou mesmo de um piso brilhante que recebeu uma camada de esmalte. Esse tipo de piso vai muito bem nas decorações mais rústicas, que são elegantes e aconchegantes ao mesmo tempo.
Qual piso tem mais vantagens e desvantagens?
Quando falamos das vantagens ou desvantagens de ambos, piso polido ou acetinado, é preciso mencionar dois fatores que impactam diretamente na motivação por trás da reforma. Se você deseja uma casa cujo piso é ultra sofisticado, que vai bem com decorações modernas e com um aspecto limpo, o piso polido é certamente indicado. Sua superfície extremamente brilhante funciona como uma parte do projeto decorativo e harmoniza com móveis e o ambiente.
No entanto, o piso polido possui uma grande desvantagem, especialmente para quem tem crianças ou idosos em casa. Quanto mais brilhante o piso, mais polida fica a superfície, o que significa que, ao menor contato com água ou gordura, o piso polido se torna escorregadio ao extremo, o que pode acarretar em acidentes domésticos.
Além disso, esse tipo de piso não é recomendado para casas com cachorros, visto que a polidez do piso pode acarretar em sérios problemas futuros de movimentação, como a displasia.
Na dúvida entre piso polido ou acetinado em termos de derrapagens ou acidentes, o que possui menos risco é o acetinado. Além disso, esse tipo de piso também oferece menor risco de manchas, por conta do seu revestimento esmaltado fosco e o baixo índice de porosidade, através da qual as manchas geralmente se entranham no material.
Qual piso é melhor: polido ou acetinado?
Tendo em vista as diferenças entre ambos os pisos, levando em consideração suas aplicações e suas vantagens e desvantagens, chegou a hora de definirmos qual deles é o melhor para os fins da sua reforma: piso polido ou acetinado?
Obviamente, o acetinado é mais seguro e prático, além de trazer uma proposta alternativa de decoração, com o chão liso, porém fosco. Essa textura diferenciada traz muita personalidade ao ambiente, ao mesmo tempo em que o deixa mais intimista.
No entanto, esse tipo não substitui o brilho e sofisticação de um piso polido, este se assemelha à uma joia no projeto decorativo. Se você deseja um tipo mais sofisticado e pode escolher, então o polido é a alternativa correta. Mas, lembre-se: os pisos polidos não são indicados para locais úmidos ou que são lavados com frequência, como o banheiro. Eles podem ser usados nas paredes, no entanto, como espécies de azulejos bem mais formais.
Na cozinha o ideal é que o piso polido também seja evitado, dada a presença de gordura, bem como a necessidade constante de limpeza. O mesmo raciocínio deve ser empregado ao pensar nos pisos da varanda e da lavanderia.
Qual porcelanato risca mais: polido ou acetinado?
A grande diferença entre porcelanato polido e o acetinado, é que o último recebe uma camada de esmalte, o que torna a sua superfície mais resistente. Com isso, é mais indicado do que o polido para evitar riscos, arranhões ou rachaduras.
Assim como todos os pisos acetinados, o de porcelanato também possui uma superfície mais aderente e menos propensa a manchas. Outra vantagem desse tipo de piso é que, atualmente, os fabricantes conseguem imprimir em sua superfície diversas cores e texturas, sendo possível ter um aspecto de chão de madeira, ou de pedra, em pisos de porcelanato.
Agora que você já conhece as diferenças, bem como as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos de piso, basta decidir qual deles é o ideal para o seu projeto de lar e a sua reforma!