Um denominador comum presente em garagens, áreas de lazer, espaços internos de grandes empresas e em outras áreas comerciais é o alto fluxo de pessoas, veículos e objetos. Diante disso, há um grande detalhe ao qual não costumamos prestar atenção: o piso desses espaços e como ele precisa ser resistente para suportar tudo isso.
Mas não pense que se trata de qualquer peça que pode receber essa alta carga sobre sua estrutura! Afinal, no mercado existem diversas opções de pisos com propostas que vão além da resistência ao alto fluxo. Para ambientes com alto tráfego, as melhores opções são as peças porcelanato, por apresentarem baixa porosidade e mais resistência mecânica.
Os modelos de Porcelanato de Alto Tráfego vão além da estética, compondo uma opção mais resistente e duradoura justamente para suportar a pressão incidida sobre elas nos espaços mencionados acima. Para você entender melhor sobre o Porcelanato de Alto Tráfego, continue sua leitura e confira tudo o que preparamos para você sobre o tema.
O que é porcelanato de alto tráfego?
O porcelanato de alto tráfego é, basicamente, aquele instalado em ambientes que demandam uma maior resistência quanto à alta circulação de pessoas e objetos. A escolha do porcelanato se dá justamente pelo fato de que é uma peça que consegue se sair muito bem no que diz respeito a sua maior resistência mecânica e baixa porosidade.
Quando falamos em resistência mecânica, tratamos de uma característica em que as peças se tornam mais fortes para suportar o peso incidido entre elas, sem quebrar.
Por outro lado, quando falamos da baixa porosidade, nos referimos à capacidade que o revestimento terá ou não de absorver água e umidade. Nesse sentido, quanto maior for a quantidade de água absorvida, menor será sua resistência, especialmente com o passar do tempo.
Para que você possa ter uma ideia, os porcelanatos trabalham com uma absorção média de 0,1% a 0,5% — considerados como os melhores do mercado. É justamente essa baixa absorção que faz do porcelanato o piso ideal para alto tráfego.
Ainda dentro da categoria de porcelanatos para alto tráfego, existem algumas variações de peças que podem compor uma escolha ainda mais assertiva para o espaço: o porcelanato técnico.
Esse tipo de piso para alto tráfego não recebe uma camada de esmalte durante seu processo de fabricação, além de contar com uma alta resistência mecânica que vem de sua alta compactação e baixa porosidade.
Leia também: piso acetinado: tudo que você precisa saber antes da compra
Para quais áreas ele é indicado?
Existe uma gama de opções em áreas em que o porcelanato de alto tráfego pode ser instalado, conferindo toda a sua resistência e segurança. Confira abaixo:
Ambientes de trabalho
Seja em indústrias, escritórios, clínicas e espaços afins, os ambientes de trabalho possuem uma grande tendência a receber um maior fluxo de pessoas, objetos e equipamentos que podem resultar em uma grande pressão às peças.
Além dos colaboradores do espaço, é bastante comum receber que esses ambientes recebam clientes e visitantes, tornando essencial a instalação de pisos de porcelanato técnico.
Construções Públicas
Em espaços públicos, como hospitais, museus e escolas, o tráfego de pessoas é muito denso, havendo, inclusive, a permanência delas por vários minutos ou horas sobre o mesmo local. Aqui também se encaixa o porcelanato de alto tráfego, mantendo o espaço seguro e adequado para comportar todas essas pessoas com tranquilidade.
Indústrias
Em indústrias a pressão exercida sobre o piso é ainda maior, ao passo que utilizam maquinários e equipamentos que chegam a pesar bem mais que uma tonelada.
Corredores
Tanto em ambientes profissionais, públicos e residenciais, os corredores são espaços que ligam cômodos a outros, tendo a circulação e o fluxo de pessoas e objetos como sua principal função.
Isso faz com que seja certo que ele comporte uma maior quantidade de peso, tanto do dia a dia, como em situações esporádicas, quanto para os momentos em que há a circulação de um móvel ou objeto mais pesado.
Salas de estar amplas
Em se tratando de um espaço residencial interno, as salas de estar tendem a ser um dos maiores espaços existentes dentro de casa. Isso faz com que seja ali que sejam acomodadas as visitas e os convidados recebidos em casa, não é mesmo?
Em residências grandes e mais metros quadrados, a tendência é que as salas sejam ainda maiores, o que permite ao ambiente comportar mais pessoas e móveis no mesmo espaço. Desse modo, o porcelanato também se encaixa aqui — e não se preocupe: existem diversas peças com um acabamento requintado e elegante para somar à decoração do interior de sua sala de estar.
Shoppings
Sempre repletos de pessoas, como clientes e colaboradores, os shoppings também são ótimos exemplos de espaços em que os porcelanatos de alto tráfego podem ser instalados. Dos corredores que separam as lojas até as lotadas praças de alimentação, as peças conseguem suportar com tranquilidade até mesmo o grande fluxo de pessoas que circulam pelos shoppings.
Leia também: O que é piso retificado? Saiba como e onde usá-lo
Vantagens e principais características do porcelanato de alto tráfego
Como vimos, a principal vantagem do porcelanato de alto tráfego é a capacidade de resistir a grandes quantidades de peso, sem quebrar. No entanto, as peças também se destacam por seus acabamentos e texturas únicas, que complementam o estilo de cada ambiente com muita propriedade.
Se você gostou do porcelanato e quer conhecê-lo um pouco melhor, confira abaixo as variações existentes dessas peças:
Acetinado
As peças de porcelanato acetinado são aquelas que passam por uma espécie de escovação durante sua produção, o que lhes proporciona uma superfície com um acabamento mais suave e “macio”.
Natural
O porcelanato natural é aquele que conta com uma superfície sem brilho, denominada mate. Além disso, seu coeficiente de atrito varia de 0,40 a 0,49 na categoria Grip, fazendo deles mais seguros quanto a escorregamento.
Polido
Já as peças de porcelanato polido fazem jus a seu nome e passam por um processo de polimento, visando um acabamento mais brilhante. Com essas peças em específico, é preciso seguir um procedimento de limpeza especial, utilizando apenas produtos com pH neutro para não prejudicar seu acabamento.
E você? O que achou do porcelanato de alto tráfego? É a opção ideal para seu projeto de obra? Esperamos que tenha gostado das informações que trouxemos neste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender um pouco melhor sobre essas peças tão importantes e especiais para espaços movimentados e que comportam objetos pesados.
A propósito, que tal conferir também nosso post sobre como calcular metro quadrado de piso e chegar ao número adequado para os cálculos de sua obra. Agradecemos sua leitura e o esperamos em nossos próximos posts sobre peças de revestimento e tudo mais sobre o universo da construção. Até mais!