O gresalato é um novo tipo de revestimento que foi introduzido com muito sucesso no atual mercado de construções. Ele se destaca por ser um piso do tipo cerâmico muito semelhante ao porcelanato — sendo classificado como o revestimento que fica entre os dois.
O grande destaque que as peças de gresalato possuem, é o fato de serem muito mais resistentes se comparadas às demais, principalmente em relação às tradicionais. No entanto, elas possuem diferenças e características marcantes que as tornam únicas.
Em uma reforma ou na construção, todas as dúvidas possíveis surgem em nossa cabeça: especialmente na hora de escolher os revestimentos da casa, não é? Pensando nisso, neste post apresentamos as principais características do gresalato e o seu diferencial entre outros revestimentos, além do porquê de ele estar sendo tão utilizado. Continue sua leitura e confira tudo!
Principais características do gresalato
Com um design plural e único, o gresalato traz tendências gráficas ao ambiente em que for instalado, compondo-o com muito estilo e personalidade. Além disso, esse revestimento pode ser considerado como a perfeita união do útil ao agradável ao passo em que agrega bom-gosto e qualidade ao local.
Possui uma ótima resistência e destaca-se pela sua baixa porosidade e permeabilidade, além de ter um tamanho maior que outros revestimentos comuns, de 71 cm x 71 cm.
O gresalato também traz mais de uma opção de design, contando com modelos conceituados no mármore, madeira e concreto, oferecido nas versões polidas ou acetinadas, com o acabamento retificado em todas elas.
E tudo isso é oferecido junto ao ótimo custo-benefício que o revestimento oferece — é justamente por isso que as peças de gresalato têm sido muito procuradas e aplicadas em reformas e construções!
Leia também: Como calcular metro quadrado de piso
Para quais áreas o gresalato é indicado?
Múltiplo como é, esse revestimento pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos, em áreas úmidas e molhadas, proporcionando um acabamento extremamente sofisticado a esses espaços. Além de ser usado como piso, também é indicado para o uso em paredes, como revestimentos para banheiros e cozinhas.
Alguns modelos ainda se encaixam para aplicações em bancadas e painéis, trazendo um toque diferenciado e inovador ao ambiente. Como o gresalato apresenta mais de um conceito, seu uso é multifuncional, adaptando-se perfeitamente aos mais variados espaços.
Quais as diferenças entre porcelanato, gresalato e cerâmica?
A diferença entre esses revestimentos está em vários detalhes, mas o principal deles é encontrado no momento de sua produção: enquanto a cerâmica é feita da mistura de argila e outros materiais em temperatura de 850 °C, o porcelanato é produzido em 1200 °C, já o gresalato fica em intermédio entre os outros dois.
Outro diferencial entre o porcelanato, o gresalato e a cerâmica está relacionado à porosidade, isto é, a capacidade ou não de absorção da água. Enquanto os dois primeiros possuem uma capacidade de absorção consideravelmente menor, a cerâmica já conta com uma absorção maior e, justamente por isso, não é recomendada para áreas molhadas.
No mais, outro ponto muito importante que distingue os três materiais é o modo de limpar, enquanto a cerâmica precisa de um cuidado maior em relação aos produtos usados para não prejudicar seu acabamento, o porcelanato e o gresalato são mais flexíveis quanto a isso, conferindo uma manutenção e limpeza fácil e rápida: um pano molhado já é capaz de resolver boa parte da sujeira.
O que é melhor? Saiba como escolher o revestimento
Sabendo que a definição de qual o melhor revestimento é muito variável em questão de gosto, cabe a você ponderar se o uso de determinado produto será interessante em seu dia a dia, devido a isso, atente-se em relação à manutenção e limpeza, claro, sem ignorar qual modelo também agrada mais em termos estéticos.
Vale a pena ressaltar que não existe um revestimento melhor ou pior, todos têm suas vantagens e desvantagens.
No momento da reforma ou da construção também é importante considerar o ambiente de instalação, ou seja, se é uma área seca ou molhada, além da função e principalmente da aparência que você deseja para o local, uma vez que cada revestimento define o modo como o ambiente será visto.
Como estamos tratando do gresalato especificamente por aqui, ressaltamos que ele é um produto que oferece um ótimo acabamento e resistência, além de ser bem parecido com o porcelanato e ter um custo-benefício melhor, sendo mais em conta. Por isso, o recomendamos fortemente para escolha.
Conhecer bem os revestimentos que irá usar na sua obra faz todo o diferencial, por isso buscamos ajudá-lo nesse processo para deixar sua obra perfeita. Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender melhor sobre o gresalato e suas características.
Que tal aproveitar sua leitura para conferir também nosso post sobre o que é revestimento e para entender tudo sobre o tema de uma vez por todas. Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos em nossos próximos posts sobre produtos e peças para reformar e construções. Até mais!