A decoração em um ambiente faz toda diferença, elementos como os papéis de parede, os móveis e até os revestimentos para teto fazem um imóvel ficar ainda mais bonito. O que poucos sabem é que um projeto de iluminação residencial também é um elemento fundamental na decoração.
Com um projeto adequado é possível detalhar ambientes, proporcionar maior sensação de conforto, amplitude e deixar sua casa ainda mais bonita. Antes de comprar as lâmpadas e abajures para a sua casa, confira neste texto dicas de como fazer uma iluminação ideal para o seu lar!
O que é e como fazer um projeto de iluminação residencial?
Os estudos que focam em um projeto de iluminação são chamados de luminotécnica. Eles se referem a aplicação de técnicas específicas para o planejamento de uma iluminação, adequando diversas características da luz ao ambiente.
Para realizá-lo com eficiência, é preciso entender algumas técnicas de iluminação, mesmo que de forma mais básica. Confira a seguir alguns truques que você pode aplicar no seu ambiente:
1. Aproveite a luz natural do ambiente
Nenhuma fonte de luz é tão boa como a luz natural. Além de ser agradável aos olhos, é extremamente eficaz para reduzir os custos de energia. Confira algumas dicas de como valorizar a iluminação natural em um cômodo:
- Portas de vidro: Se você gosta de entradas de luz generosas, essa é uma ótima opção para deixar sua casa mais iluminada. Você pode optar por portas balcão, que contém esquadrias em madeira, aço ou alumínio;
- Espelhos: Os espelhos são ótimos para decorar, mas também tem a função de ajudar a iluminar o ambiente. Uma ótima dica é posicionar espelhos próximo às janelas. Assim, a luz natural vai refletir e deixar o ambiente mais iluminado;
- Persianas: As persianas são ótimas para apartamentos, pois ajudam a regular a intensidade da luz que entra no cômodo.
2. Harmonize a iluminação com a decoração
Além de funcional, a iluminação é um componente que serve para complementar com a decoração do ambiente, deixando pontos destacados e oferecendo uma boa climatização. Analise cada cômodo e pense no melhor estilo, podendo variar entre iluminação indireta, direta ou difusa.
Se você gosta de ambientes mais verdes e possui uma decoração com plantas na sala, aposte em uma iluminação direta de destaque usando luzes de LED. Elas são as mais adequadas para plantas, pois não emitem muito calor.
3. Use diferentes modelos de lâmpada no projeto
Para um projeto eficaz, é preciso entender que existem diversos modelos de lâmpada, cada uma possui seu propósito.
Para ambientes mais aconchegantes como a sala de estar e os quartos, o mais indicado é a utilização de lâmpadas nas cores amareladas. Elas deixam o ambiente mais confortável, fazendo com que a pessoa fique mais tranquila e relaxada.
Já para cômodos como o escritório, cozinha e banheiro, é aconselhável uma iluminação um pouco mais densa. Nesse caso, as lâmpadas mais usadas são as brancas, pois promovem sensação de atenção.
4. Coloque luminárias na altura correta
Ao comprar uma luminária, se atente às medidas da peça e onde ela irá ficar. No caso da mesa de jantar, é indicado que a luminária fique entre 75 a 80 cm de distância da mesa. Em relação à altura do piso, os lustres devem estar a uma distância de pelo menos 2,10 m.
Se você optar por arandelas, em geral, a altura mais usada é de 1,80 a 1,90 m em relação ao piso. Já para modelos com iluminação indireta, é indicado que eles fiquem a 60 cm do forro.
Muitos fatores são decisivos para deixar o seu projeto de iluminação residencial com resultado único. Se você pensa em garantir um ambiente com design único, também deve pensar no piso.
Confira: Tipos de pisos: saiba qual escolher para sua casa!
5. Avalie pontos que precisem de mais iluminação
Há alguns móveis e pontos específicos da casa que são mais escuros e, por isso, necessitam de uma iluminação apropriada. Isso ocorre com as prateleiras, armários e balcões,afinal, iluminar essas áreas além de deixar o ambiente mais decorado, facilita as tarefas domésticas no dia a dia.
Nesse caso, mais uma vez as luzes em LED são as mais indicadas.
Quais são os tipos de iluminação?
Por mais que o método tradicional seja colocar lâmpadas somente no centro do teto, existem diversas maneiras que você pode usar para criar um espaço com uma proposta única.
Iluminação indireta
Na iluminação residencial indireta, o foco principal fica para o ambiente. Esse tipo é ideal para destacar objetos específicos do cômodo. Além disso, quando o foco de luz fica escondido, isso faz com que a iluminação fique mais suave e confortável. Sua utilização pode ser bem ampla, podendo ser aplicada no teto de gesso, sancas, focos direcionais ou até no piso.
Uma ótima sugestão para esse tipo de iluminação é a aplicação de fitas de LED, spots e arandelas.
Iluminação direta
A iluminação direta tem o objetivo de iluminar um ponto específico. É ideal para pessoas que precisam de mais claridade em cima de objetos para escritório, mesa de estudos ou consultório médico.
Você também pode encontrar esse tipo de iluminação em ambientes como biblioteca, banheiro, quarto de maquiagem ou áreas externas.
Aproveite para ler também: Saiba como montar um banheiro rústico com nossas dicas!
Iluminação difusa
Na iluminação residencial difusa, sua função é a de suavizar a luz, deixando-a espalhada e gerando menos sombras e contrastes para o ambiente. Esse tipo de efeito pode ser aplicado com a utilização de filtros na lâmpada, que geralmente são de acrílico ou vidro.
Esses aparelhos são os principais responsáveis por ofuscar a luz intensa, deixando o cômodo com uma iluminação confortável e sem prejudicar a visão.
Iluminação de destaque
Como o próprio nome diz, a iluminação de destaque tem como objetivo dar destaque para pontos específicos em um ambiente. Sua utilização é indicada para a sala de estar, dando mais ênfase em decorações com papel de parede, plantas ou quadros, por exemplo.
Sua principal característica é determinada por uma luz concentrada, com um foco que pode ser direcionado para obras de arte ou em quinas de móveis.
Iluminação linear
A iluminação residencial linear é outro modelo que pode ser usado para ambientes que precisam de mais atenção. Essa poção moderna e confortável pode ser bem distribuída pelo cômodo, produzindo um efeito estético excelente.
Trata-se de um modelo que é uma tendência duradoura no design. Devido a sua versatilidade de aplicação, essa opção pode ser incorporada facilmente em diversos projetos de iluminação.
Iluminação de orientação
Com a iluminação de orientação, você pode criar um ambiente com mais segurança e evitar possíveis acidentes. Esse tipo de iluminação é utilizado principalmente em escadas, corredores, jardins e próximo a piscinas.
Para essa opção, o mais indicado é a implementação das lâmpadas embutidas no chão ou na parede.
Iluminação de tarefas
A iluminação de tarefas é a mais indicada para costurar, ler, desenhar, cozinhar ou qualquer trabalho de curto alcance que necessite de mais atenção.
Entre as opções mais utilizadas podemos destacar os abajures de chão ou de mesa, que além de iluminar bem o espaço dão um toque a mais de estilo ao ambiente.
Quais são os tipos de lâmpada existentes?
Existem diversos tipos de lâmpada para determinados espaços específicos. Alguns modelos podem ser indicados para decoração de plantas, já outros para diferentes cômodos da casa. Diante de todas as variedades possíveis, confira a seguir quais são os principais disponíveis do mercado:
Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes apresentam alta eficiência e economia, podendo durar até 10 mil horas. É um modelo bastante conhecido por proporcionar luzes “frias” com cor azulada ou branca.
São encontradas em três modelos diferentes: compacta eletrônica, compacta não integrada e tubular.
Lâmpadas incandescentes
As lâmpadas incandescentes são os modelos mais antigos do mercado, sendo indicada para uso residencial e comercial. Comparada com as fluorescentes, apresentam uma menor vida útil e mais consumo de energia.
Um dos principais problemas ligados a essas lâmpadas está na pouca eficiência luminosa. Por esse motivo, elas acabam sendo substituídas por outras opções mais eficientes.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED contam com alta tecnologia que converte a energia elétrica diretamente em energia luminosa, por meio de pequenos chips integrados dentro da lâmpada. Conta com baixo consumo de energia e uma excelente vida útil, que pode ser de aproximadamente 25 mil horas.
Seu uso é indicado para iluminar ambientes que precisam de destaque. No entanto, o valor de custo acaba sendo um pouco mais elevado que outras opções. Na hora de fazer um projeto de iluminação residencial, é importante ressaltar que os modelos de LED são sustentáveis e não agridem o meio ambiente.
Lâmpadas de halogênio
As lâmpadas de halogênio podem ser identificadas como um meio intermediário entre as lâmpadas incandescentes e as fluorescentes.
Pode ser uma alternativa mais econômica, já que possuem a vantagem de recuperar o calor que é liberado, diminuindo a necessidade da eletricidade para poder manter a iluminação.
Aliás, esse modelo é super indicado para destacar objetos em um ambiente, já que conta com autocontrole no facho de luz, permitindo a criação de um ambiente mais aconchegante e confortável.
Você também pode se interessar: Decoração balinesa: saiba como fazer na sua casa!
Tipos de luminária para iluminação residencial
Pensando em te ajudar a escolher os melhores modelos de luminária para o seu ambiente, selecionamos os mais buscados para você se inspirar. Confira a seguir:
Luminárias pendentes
Como o próprio nome diz, as luminárias pendentes são modelos de luminárias que são penduradas no teto por um fio. É comum que sejam colocadas em cima de mesas pequenas ou outros móveis.
Você também pode optar por colocá-las em cômodos como a sala de estar ou no quarto acima da mesa de cabeceira, criando um ambiente super estiloso e adequado para a leitura.
Arandela
As arandelas são sofisticadas e uma ótima opção para quem busca uma iluminação mais indireta. Os modelos são presos à parede, podendo deixar quartos com um toque mais charmoso e romântico.
Diversas opções de arandela possuem iluminação difusa. Por isso, sua utilização é indicada para diversos ambientes como jardins, quartos e sala de estar.
Luminárias de chão
Além de oferecer diferentes tipos de iluminação para o ambiente, as luminárias de chão contribuem com a decoração do ambiente, deixando-o ainda mais bonito.
Assim como os lustres, esse modelo de luminária pode ser encontrado em diversos formatos. Vale a pena pesquisar um pouco sobre as opções que mais se encaixam na decoração da sua casa.
Spots
Os spots são pequenas luminárias com focos de luz mais direcionada, podem ser instalados em tetos, paredes ou cômodos da casa, ajudando a distribuir a iluminação em um espaço.
A pouco tempo esse modelo de luminária tem sido utilizado como fonte primária de iluminação, principalmente em residências que usam a decoração industrial.
Algumas opções podem trazer intimidade e conforto ao espaço. No mercado você encontra 4 tipos diferentes de spots: de trilho, de embutir, de sobrepor e em móveis.
Fitas de LED
As fitas de LED são formadas por uma placa flexível, onde são introduzidos diversos pontos de LED com uma iluminação mais indireta e suave. São super indicadas para realçar objetos como prateleiras, armários, quinas de móveis ou mesmo para criar profundidade atrás de espelhos.
Além disso, algumas opções contam com controle ou sistema bluetooth integrado ao celular para controle da intensidade de luz, ou até para mudar as cores do LED.
Projeto de iluminação para cada cômodo da casa
Cada cômodo de uma casa possui suas próprias características e necessidades específicas quando se trata de iluminação. Diferentes fatores, como decoração, disposição de móveis e espaço disponível, influenciam na escolha da iluminação mais adequada. Vejamos a seguir o que pode ser feito em cada cômodo:
Quarto
O quarto é um ambiente para relaxar e ter uma boa noite de sono. O mais indicado para esse cômodo é deixar uma iluminação uniforme e indireta.
Nesse espaço é comum que as pessoas tirem um tempo para ler ou assistir filmes na TV, por isso, também é adequado a utilização de abajures ou luminárias, por exemplo.
Banheiro
Para a área do banheiro, é conveniente a utilização da luz branca. Ela é indispensável para trazer mais visibilidade ao espaço e ainda deixar o cômodo mais estimulante.
A fim de deixar o banheiro com um diferencial, você pode optar por fitas de LED atrás do espelho para deixar o ambiente mais visível e bonito.
Para te inspirar a escolher a iluminação residencial bonita para o seu banheiro, confira: Conheça 7 diferentes tipos de banheiro para se inspirar.
Sala de estar
Para criar um ambiente mais aconchegante e confortável, o mais indicado é a utilização de lâmpadas amarelas para a sala de estar. As luzes difusas também são uma boa opção, elas ajudam a suavizar a luz e deixar o ambiente mais tranquilo.
Você também pode optar por fitas de LED próximas à TV. Além de destacar o eletrônico, elas também são recomendadas para deixar a decoração do espaço mais bonita.
Cozinha
Na cozinha é necessário a utilização de uma iluminação mais intensa, por isso, as luzes diretas são as mais recomendadas. Uma cozinha mais clara e iluminada pode evitar acidentes, pense nisso!
Você também pode apostar em luzes diretas para facilitar ainda mais as tarefas nesse cômodo.
Leia também: Tipos de cozinha: conheça os principais e monte a sua!
Área externa
Para a área externa, o ideal é a utilização de iluminação com detalhes decorativos, mas sem deixar de lado a segurança que esse ambiente precisa ter. Na fachada, é indicado que haja uma iluminação direcionada para a entrada da casa, facilitando a visualização e a visibilidade dos moradores.
Spots e arandelas podem ser introduzidos no ambiente. Além de serem tendência na iluminação, são itens que podem deixar o espaço mais decorado — e ainda trazem mais segurança.
Aproveite para ler: 8 melhores modelos de piso para área externa
Lembre-se de que a iluminação desempenha um papel fundamental na criação de atmosferas, destacando pontos focais, melhorando a funcionalidade dos espaços e influenciando nosso bem-estar. Ao combinar iluminação geral, direcionada e decorativa, você pode criar uma experiência personalizada em cada ambiente da sua casa.
Além disso, não tenha medo de explorar diferentes tipos de luminárias, lâmpadas e efeitos de luz para alcançar o resultado desejado. As possibilidades são infinitas quando se trata de iluminação residencial.
A Cassol Centerlar conta com uma grande variedade de artigos de iluminação para o projeto, como arandelas, abajures, lustres, luminárias e outros. Além disso, também temos uma linha exclusiva chamada Vitralux, perfeita para trazer segurança e qualidade para o seu projeto. Confira!