Apesar de simples, os rodapés são indispensáveis em construções no geral e devem estar presentes em todos os cômodos. São fundamentais no acabamento dos ambientes, tanto relacionado à proteção das superfícies quanto na estética. E, é claro, deixam os ambientes mais bonitos e decorados.
Se ainda está no processo de escolha, à procura da melhor opção de rodapé ou deseja realizar a própria instalação, este conteúdo é perfeito para você. Por isso, para te ajudar a entender como colocar rodapé e conhecer os tipos, fizemos um guia completo com o passo a passo para fixar o material.
São dicas práticas e fáceis. Confira!
Qual o passo a passo de como colocar rodapé?
Preparamos um guia simples para você seguir:
1º passo — Escolha o material do seu rodapé
Antes de saber como colocar rodapé, é necessário escolher qual material será o item. As possibilidades são diversas e existem opções em madeira, PVC, gesso, cerâmica, poliestireno e MDF.
Os modelos em gesso costumam ser mais em conta, porém, também possuem durabilidade menor. Os de poliestireno são perfeitos para quem deseja ambientes personalizados e modernos. No entanto, a opção em madeira conta com um preço mais elevado e não deve ser colocada em espaços úmidos, como banheiros, por exemplo.
Para quem deseja o charme da madeira, mas sem gastar tanto, o MDF será a escolha perfeita. Já os modelos em poliestireno e PVC são as opções que estão mais altas, tratando-se de rodapés versáteis, com ótima resistência à umidade e fácil instalação.
Com qualidade, beleza e durabilidade incomparáveis, a Málaga é a opção perfeita para quem deseja ser surpreendido quando o assunto é revestimentos. Já para quem procura por revestimentos com mais economia sem abrir mão da qualidade e do estilo, a Ilhabella é a escolha certa.
Você também se interessar: Tipos de paginação de piso: o que é? Para que serve?
2º passo — Selecione o tipo do seu rodapé
Assim como existem rodapés em diferentes materiais, os tipos de estrutura também são variados e você poderá escolher entre as opções: sobreposto, embutido e invertido.
O rodapé sobreposto é o mais usado em construções, por isso, é conhecido como convencional. Ele possui instalação facilitada e fica sobreposto no ambiente, dando a impressão de relevo ao olhar para a parede. Diferente do modelo embutido, que fica no mesmo nível da parede.
Dentre as vantagens deste tipo, está o não acúmulo de sujeiras e fácil limpeza. Ou seja, é a melhor escolha de como colocar rodapé com mais praticidade no dia a dia.
A última opção e a menos utilizada é o rodapé invertido. Na instalação, ele fica embutido na parede, dando a ideia de que está flutuando. Apesar de ainda ser pouco visto, ele vem ganhando cada vez mais visibilidade, principalmente, em obras modernas.
3º passo — Faça a medição de cada ambiente
Após escolher o material e tipo do seu rodapé, é hora de fazer a medição do local no qual o item será instalado. Portanto, faça a metragem de cada um dos cômodos e retire a soma equivalente à porta, já que este espaço não receberá o material.
Por exemplo, em uma sala que todas as paredes possuem 4m de comprimento e a porta 80cm, teremos a seguinte soma: 4×4 = 16m – 80cm = 15m20cm. Deste resultado, será necessário acrescentar 10% para sobrar. Dessa forma, a quantidade de rodapé comprada é de 16m72cm.
4º passo — Faça os cortes do seu rodapé
Nesta etapa de como colocar rodapé, faça os cortes de cada parede que receberá o produto. No momento de cortar, certifique-se de que todos os lados estão com sobras. Aqui, o esperado é que você já tenha em mãos todo rodapé e acessórios necessários.
5º passo — Enrole o item ao contrário
No caso das opções produzidas em materiais dobráveis, você deve enrolar o rodapé ao contrário da direção em que ele veio no rolo. Assim, garantimos que o material estará reto na hora de colocá-lo na parede..
6º passo — Fixe o rodapé
Neste passo, você deve considerar o material do seu rodapé. Isso porque, cada um, conta com uma forma diferente de instalação.
Como instalar rodapé de madeira? Os rodapés de madeira são fixados com pregos, por isso, será necessário usar martelo, punção ou furadeira para auxiliar. Durante todo o processo, confira sempre se o prego passou por todo o rodapé e chegou até a parede.
Como colocar rodapé de PVC e Poliestireno? O modelo de PVC, poliestireno, gesso e MDF, são fixados com uma cola específica de cada material — na Cassol, você encontra as melhores opções de colas, silicones e adesivos.
Com a ajuda de um aplicador, você deverá passar a cola em todo o comprimento do rodapé e fixá-lo na parede. A cola também deve ser colocada nas pontas, já que é preciso juntar quina com quina. No caso dos rodapés de Poliestireno, da Santa Luzia, nas emendas é indicado o uso de cola instantânea.
Mas o que fazer com as sobras? As sobras devem ser retiradas uma por uma antes de colocar o rodapé na parede. Em todos os casos, você pode acompanhar um vídeo tutorial. Assim, a assertividade da instalação será maior!
7º passo — Limpe as sobras de cola
Para garantir um bom resultado, é necessário limpar todo o excesso de cola que fica nas paredes ou até mesmo no chão e também da massa de acabamento. Realize esta limpeza com um pano úmido, antes da cola e da massa de acabamento secar, pois pode prejudicar a estética do produto.
Ao terminar, o seu rodapé estará instalado e pronto para uso.
Como acabar com a umidade do rodapé?
A melhor forma de acabar com a umidade da parede é usando um impermeabilizante diretamente com a argamassa ou reboco da parede. Se o rodapé já estiver fixado, a dica é conferir se não há nenhuma rachadura ou outro tipo de dano no material para arrumar.
Caso você tenha instalado o rodapé e esteja em busca de uma solução para infiltrações na parede, recomendamos a leitura do post “Parede com infiltração? Entenda as causas e como resolver!“.
Agora, você está pronto(a) para escolher e fazer a instalação dos rodapés em todos os tipos de construções. Se ainda restar alguma dúvida, basta escrever nos comentários que vamos respondê-la o mais rápido possível.