Os tijolos são materiais de construção bastante utilizados em obras de reforma ou construção, mas como saber a quantidade adequada por metro quadrado e comprar corretamente?
Primeiro você precisa saber qual tipo de tijolo irá comprar, afinal, o cálculo tem base na quantidade de furos. Depois é possível estabelecer o tamanho que caberá em metros quadrados. Entenda melhor na sequência com a Cassol Centerlar, referência na área de construção e reforma:
Como é feito o cálculo dos tijolos por metro?
Na hora de construir ou reformar um ambiente, o cálculo dos tijolos é realizado por metro quadrado. Isso facilita a todos os profissionais envolvidos na obra a atuarem de maneira assertiva para realizar um uso adequado de cada tijolo, visando o andamento da obra.
De forma geral, existem 3 principais tipos de tijolos usados para uma obra: o de 6 furos, o de 8 furos e o de 9 furos. Confira abaixo como cada deles recebe o cálculo para uma edificação:
Tijolo de 6 furos
O tijolo de 6 furos possui medidas específicas e padronizadas de 9 x 14 x 19 centímetros em espessura, altura e comprimento, respectivamente. Com isso, temos uma peça em um formato retangular que, logicamente, é usado em pé em todas as obras para a estruturação das paredes.
Desse modo, multiplicamos sua altura por seu comprimento, isto é, 0,14 x 0,19 = 0,0252m². Esse resultado nos dá o valor do metro quadrado de um tijolo. Agora resta saber quantos tijolos são necessários para cobrir 1 metro quadrado.
Para isso, você precisa dividir 1m² pelo valor do metro quadrado de um tijolo. Assim, 1m² / 0,0252 = 39,68, sendo possível arredondar o valor para 40 — a quantidade exata de tijolos de 6 furos necessária para realizar a cobertura de 1m².
Tijolo de 8 furos
Na sequência, temos os tijolos de 8 furos que, apesar de não ser a opção mais resistente entre os três citados por aqui, é ideal para ser aplicado em vedação de obras e promover conforto térmico aos ambientes.
A medida de um tijolo de 8 furos 9 x 19 x 19 centímetros em espessura, altura e comprimento. Desse modo, usamos o mesmo cálculo que mencionamos acima e medimos a altura pelo comprimento: 0,19 x 0,19 = 0,0361 m².
Feito isso, adora é preciso dividir 1 metro quadrado por esse valor (1 / 0,0361), que nos leva a 27,70 — valor que pode ser arredondado para 28. Desse modo, são necessários 28 tijolos de 8 furos por cada metro quadrado de uma parede.
Tijolo de 9 furos
Por fim, temos o tijolo de 9 furos, uma peça mais larga e que, por sua vez, agrega mais sustentação à parede da edificação. Justamente por isso, aqui validamos a premissa de valores inversamente proporcionais: quanto maior for o tijolo, menor será a quantidade de peças a serem usadas.
Para realizarmos nosso cálculo, devemos considerar o tamanho de um tijolo de 9 furos, que é de 11,5 x 14 x 24 centímetros em espessura, altura e comprimento. Assim, o cálculo é o seguinte: 0,14 x 0,24 = 0,0336 metros quadrados.
Então, ao dividirmos 1 metro quadrado por esse valor chegamos a 29,76 unidades de tijolos de 9 furos (1 / 0,0336 = 29,76). Ao arredondarmos o valor, chegamos a 30 unidades. Bem fácil, não é mesmo?
Esse cálculo, inclusive, pode ser utilizado para tijolos com quantidades maiores ou menores de furos, bastando se atentar às medidas adequadas de cada um deles.
Leia também: Tutorial: Como calcular metro quadrado de piso
Quais detalhes devo considerar no uso de tijolo por metro quadrado?
Um detalhe bastante pertinente e importante ao realizar qualquer um dos cálculos acima é a existência e quantidade de aberturas em uma parede (portas, janelas, portões, por exemplo). Isso porque não serão utilizados tijolos naquele espaço específico, certo?
Mas, não se preocupe: remover a área dessas aberturas é bem fácil! Basta que você calcule sua altura e largura e, em seguida, reduza esse número dos metros quadrados totais de sua parede. Vamos a um exemplo:
Se você está trabalhando com uma parede de 5m² e tem 1,40m² de aberturas, então a área que irá receber tijolos é 3,60m². Basta lembrar desse detalhe e seus cálculos poderão ser realizados de forma completa e sem riscos de imprevistos, como faltar tijolos.
Leia também: Casa de alvenaria: é a melhor opção? Saiba mais!
Por que realizar o cálculo de tijolos por metro quadrado?
O cálculo da quantidade de tijolos por metro quadrado é necessário porque ajuda o proprietário da obra a se organizar financeiramente para evitar faltas ou sobras de tijolos.
Desse modo, é possível fazer vários orçamentos para conseguir encontrar o melhor custo-benefício, além de adquirir a quantidade adequada de tijolos para a construção de toda uma parede ou ainda edificação.
Além disso, é de suma importância que todo o cálculo da quantidade de tijolos por metros quadrados sejam iniciados pelos cantos e assentamentos em amarração. Desse modo, é possível averiguar os níveis com o auxílio de um prumo e garantir que não haverá nenhuma margem de erro no espaço.
Gostou destas dicas e informações? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a entender esse cálculo tão importante para uma obra. A propósito, complemente sua leitura também com nosso post sobre pedras de revestimento e conheça 6 tipos para dar continuidade ao quesito estético de sua parede.
Até a próxima!