Os porcelanatos são revestimentos que promovem uma estética requintada e muito bonita. Isso porque eles possuem texturas e acabamentos que remetem ao contemporâneo, agregando um ar de inovação e requinte em seu lar. E existem tantas opções que é fácil se perder e ficar indeciso na hora da escolha, não é mesmo?
Justamente por isso, separamos aqui alguns tipos de porcelanato para que você entenda e conheça como eles são, onde podem ser aplicados e muito mais. Continue a leitura e confira tudo sobre o tema com a Cassol, empresa referência no ramo de construção e decoração!
Tipos de porcelanato para conhecer: 6 modelos!
Porcelanato polido, acetinado e grandes formatos são apenas uns dos tantos modelos existentes e que promovem um visual diferente ao ambiente.
Trouxemos abaixo várias informações sobre os principais deles — e mais procurados também! — para que você possa avaliá-los e tomar a decisão de qual é o ideal para sua casa. Veja abaixo:
1. Porcelanato tipo polido
O porcelanato do tipo polido é uma opção ideal para quem deseja trazer mais brilho e deixar o ambiente mais iluminado. Isso se dá devido a seu processo de fabricação, que consiste em aplicar um polimento junto a uma camada protetora à peça, resultando em todo o brilho oferecido.
Como vantagem, esse brilho irá refletir a iluminação oferecida no local, deixando o ambiente mais claro e acolhedor. Além disso, a superfície da peça se torna mais lisa justamente pelo polimento que recebe, portanto, a limpeza do porcelanato será um processo facilitado.
No entanto, é preciso tomar cuidado com o local de instalação da peça, uma vez que ela tende a ser escorregadia, especialmente quando molhada. A recomendação é não instalá-la em banheiros, áreas externas e varandas.
2. Porcelanato tipo acetinado
Em oposição ao piso citado acima, o porcelanato acetinado é uma peça que possui um acabamento fosco. Em sua produção, a peça recebe uma esmaltação fosca em sua superfície, perfeita para quem busca por algo elegante, discreto e minimalista.
Além disso, o porcelanato acetinado é uma peça bastante resistente a produtos químicos, riscos e desgaste natural, ocorrido pela movimentação de pessoas e móveis sobre a peça. Outro detalhe é que esse modelo não é escorregadio, permitindo sua instalação em ambientes úmidos.
3. Porcelanato de grandes formatos
Ideais para quem está atuando com obras e reformas de grandes extensões, os porcelanatos de grandes formatos — como o próprio nome já sugere — possuem um tamanho maior quando comparado aos modelos convencionais. Com ele, a arquitetura tem ampliado suas possibilidades e atuado com projetos que fogem ao básico e convencional.
Desse modo, como vantagem, você tem uma peça que conta com um acabamento unificado e padronizado, ideal para quem não gosta de rejuntes aparentes e repartições nos pisos e revestimentos.
4. Porcelanato esmaltado
Outra ótima opção de porcelanato para revestir sua casa é o esmaltado. Esse modelo possui um acabamento variado, encontrado em fosco, liso, brilhante ou mesmo áspero. Essas peças passam por um processo de polimento com uma camada neutra de esmalte apropriado.
Justamente por isso, o porcelanato esmaltado é um dos que mais apresentam variedade de texturas e estampas, possibilitando a você a escolha de um modelo idêntico ou muito semelhante ao definido na etapa de planejamento do projeto.
Aqui também há a possibilidade de instalação em qualquer ambiente sem se preocupar com riscos de acidentes em meio à umidade. Mesmo assim, é preciso se atentar ao PEI da peça adquirida, uma medida de resistência que garante que a peça terá sua máxima resistência à abrasão.
5. Porcelanato tipo natural
O porcelanato natural não recebe nenhuma finalização específica. Isso é o que faz com que ele receba esse nome: é composto por uma massa de porcelana que conta com detalhes próprios referentes à sua tonalidade e variedade de cores.
Se você busca por porcelanatos com uma estética mais voltada ao cru e natural, essa é uma perfeita opção para sua obra. Além disso, trata-se de uma peça ideal para ambientes externos, pois é altamente resistente ao alto tráfego de pessoas e à umidade, por sua baixa absorção de água (0,1% ou menos).
6. Porcelanato tipo geométrico
Com uma estética bastante semelhante ao ladrilho hidráulico, o porcelanato geométrico é uma opção com várias cores e formatos para seu lar. A peça tem se tornado uma tendência para uso em ambientes internos, como banheiros, cabeceiras em quartos, corredores e espaços com paredes menores.
Dentre suas vantagens, podemos facilmente citar a ampla variedade de cores que agregam mais vida e personalidade ao espaço, além de suas formas variadas, que trazem traços inovadores. Como resultado, você colocará em prática o projeto de um ambiente com um acabamento moderno e contemporâneo. O que acha?
Quais são os porcelanatos mais usados?
As opções de porcelanato mais usadas em obras de reformas ou construção são:
- Porcelanato acetinado;
- Porcelanato esmaltado;
- Porcelanato polido.
Isso ocorre em razão das amplas possibilidades de acabamentos como texturas, cores e, sobretudo, resistência dessas peças. No entanto, na hora de fazer sua escolha, recomendamos que aposte em modelos que promovam um maior conforto e adaptação em relação à sua obra e suas intenções de acabamento, combinado?
Leia também: O que é revestimento? Guia completo para quem vai construir
Qual o melhor tipo de porcelanato para sala e cozinha?
Para dizer qual o melhor tipo de porcelanato para sala e cozinha, é necessário analisar o contexto e a planta da obra, assim, é possível entender qual a melhor opção para você em particular. No entanto, arquitetos e decoradores tendem a investir no porcelanato acetinado para as salas — por seu toque discreto e acolhedor para o ambiente.
Já em cozinhas, a ideia de porcelanato tende a ser o polido, que confere brilho, luminosidade e elegância a esse espaço tão funcional e importante para a casa e seus respectivos moradores. Ah, sem contar que ele é mais fácil de limpar!
Por outro lado, existem também plantas que integram a sala e a cozinha, fazendo de ambos os ambientes um só. Nesses casos, é aconselhável apostar em um só tipo de porcelanato para conseguir um acabamento mais harmônico e uniforme entre os dois, tornando suave a transição entre os espaços.
Assim, o melhor tipo de porcelanato para sala e cozinha integrada é o esmaltado que, por oferecer uma abundância de texturas, faz com que você escolha a que melhor se encaixa à proposta desses dois ambientes.
E aí? O que achou dos tipos de porcelanatos? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a conhecer melhor todas as opções que trouxemos aqui. Aproveitando sua leitura, que tal ler também nosso post sobre melhores argamassas para porcelanato e encontrar a ideal para a opção que você escolheu?
Te esperamos em nossos próximos posts com dicas exclusivas para sua obra. Até a próxima!