Como limpar porcelanato: principais cuidados!
O porcelanato é um tipo de piso que está em alta, pois é escolhido para uma imensa gama de obras, desde casas e apartamentos residenciais até prédios comerciais. Eles proporcionam ótimo acabamento e deixam o espaço com um visual bem clean. Contudo, para que essa beleza seja preservada, é necessário aprender como limpar e preservar esse tipo de revestimento.
Pensando nisso, nós, da Cassol, preparamos esse guia detalhado para você cuidar do seu piso de porcelanato. Acompanhe a leitura e aprenda!
Como limpar porcelanato no dia a dia?
Siga o nosso passo a passo para aprender como limpar o porcelanato para deixar o seu piso com alto brilho no dia a dia agora:
Passo 01: Primeiro tire toda a poeira
A melhor maneira de limpar o porcelanato é começar removendo a poeira. Use uma vassoura ou aspirador de pó para remover todos os ciscos. Outra opção é o esfregão de microfibra. Certifique-se de limpar nos cantos e também entre os pisos.
Passo 02: Limpeza localizada
Caso o seu piso esteja bem sujo, será necessário efetuar uma limpeza mais localizada com uma escova de nylon macia junto com água morna para remover tudo. Sempre esfregue em movimentos circulares e evite usar a escova em áreas secas, pois pode arranhar.
Passo 03: Esfregue com uma solução de limpeza e água quente
Finalize esfregando com um limpador de piso, uma solução suave que não danifica os azulejos esmaltados ou polidos. Finalmente, aplique água quente antes que a solução de limpeza seque completamente!
Passo 04: Secagem final e polimento
O último passo é secar com um pano de microfibra ou uma toalha limpa e dar brilho com uma gaze ou outro tecido macio. No dia a dia, o porcelanato não requer muita manutenção, apenas uma limpeza com um produto suave, desde que seja feito semanalmente.
Como limpar porcelanato com vinagre?
Uma solução muito eficiente para limpar o porcelanato é adicionar um produto de limpeza à água e vinagre branco. Depois, é só misturar e espalhar sobre os azulejos, esfregar com uma esponja não abrasiva e enxaguar com água morna e secar com um pano seco.
Apesar de ser uma solução caseira bem comum e eficiente para limpeza de porcelanatos, é válido fazer um teste em um cantinho do cômodo para verificar se o vinagre vai manchar o piso. Esse teste é importante, pois cada marca de revestimento tem suas próprias características, e o que pode funcionar para uma pode não funcionar para outra.
Revertendo o estrago: como limpar porcelanato manchado?
Para remover manchas, será necessário realizar uma limpeza mais profunda com a ajuda de um esfregão. Para isso, você precisa de um produto específico (removedor de manchas para pisos) ou uma solução caseira apropriada: uma xícara de vinagre branco diluído em 5 litros de água.
Então, esfregue uma vez e deixe o produto agir por 5 minutos, em seguida, esfregue novamente e remova a solução com água quente. Para te ajudar ainda mais, selecionamos algumas das dicas para remover manchas específicas:
- Manchas de café: para remover manchas de café, você pode usar a solução de vinagre com um pano umedecido.
- Manchas de canetas: para remover as manchas de canetas, é preciso usar um pouco de acetona ou álcool e um pedaço de algodão. O indicado é passar diretamente nos riscos e limpe com um paninho umedecido com produto de limpeza diluído na água.
- Manchas de vinho tinto: as manchas de vinho tinto costumam ser mais persistentes, para limpá-las, será preciso diluir uma tampinha de cloro ativo em 200ml de água. Então, molhe uma esponja macia e a use para esfregar no piso. Depois de remover a mancha, é só retirar o excesso com um pano umedecido com água. Atenção: nunca coloque o produto direto no chão para não manchar!
- Manchas de tintas: já quando se trata de manchas de tinta, a melhor aposta é em solventes orgânicos para a limpeza.
Como limpar porcelanato após a obra?
Limpar o piso logo após a obra pode parecer uma tarefa muito difícil, já que os resíduos podem ficar impregnados, como restos de cal, cimento e argamassa. Mas, felizmente, há como deixar o piso bem limpo seguindo alguns passos!
Antes de partir para a limpeza, é necessário que você respeite o tempo de pausa e comece a limpeza do porcelanato somente depois que a argamassa usada para assentar o piso seque por completo, caso a obra tenha sido a instalação ou a troca do revestimento, por exemplo. Então, siga os seguintes passos:
Passo 01: Esfregue o porcelanato
Com a ajuda de uma esponja, umedeça o lado amarelo com água e detergente neutro para esfregar o porcelanato.
Passo 02: Aplique um produto de limpeza específico
Depois de passar a esponja pelas áreas com sujeira grudada, realize a aplicação de um produto específico para o pós-obra, que são os mais indicados para esse tipo de serviço, pois são capazes de remover resíduos de rejuntes, argamassa, gesso e terra. Basta deixar esse tipo de produto agir por cerca de 5 a 10 minutos.
Passo 03: Lave o chão com água e detergente
Então, para remover toda a sujeira que foi “amolecida” pelo produto pós-obra, utilize uma vassoura de cerdas macias para esfregar o piso com água e detergente. Depois enxágue com água e puxe com a ajuda de um rodo.
Passo 04: Passe um pano seco
Para finalizar, você precisará de um pano macio seco para remover toda a umidade do piso.
Cuidados especiais com cada tipo de porcelanato
Como deve ser do seu conhecimento, existem diferentes tipos de porcelanatos, por isso, existem alguns cuidados essenciais para cada um deles. Confira alguns detalhes que você deve saber:
Porcelanato acetinado
Para limpar um porcelanato acetinado, use sempre detergente neutro e água. Pegue um pano, molhe o tecido na solução no detergente diluído para passar no chão, depois jogue água e puxe com um rodo para retirar o excesso da superfície.
Por fim, aguarde o porcelanato acetinado secar sozinho, pois ele é capaz de absorver a água.
Porcelanato fosco
Siga as indicações que já adiantamos algumas vezes: tire o pó superfície com uma vassoura. Depois de varrer e tirar o excesso de sujeira, misture água com detergente líquido e esfregue o porcelanato fosco com uma vassoura de cerdas macias. Deixe um pano bem úmido com água e passe por cima do piso para tirar o excesso.
Além disso, faça o processo de lavagem no piso mais profunda uma vez ao mês para que ele não ganhe um aspecto amarelado com o passar do tempo. Essa limpeza é bem simples: em um balde de água, dilua um pouco de saponáceo cremoso. Depois é só molhar um pano nessa mistura, passar pela superfície e, para finalizar, secar o chão e o excesso da mistura com um pano úmido.
Porcelanato com texturas
Os pisos texturizados requerem mais limpeza do que as opções mais lisas. Você pode seguir a limpeza mais básica descrita nos passos para os pisos anteriores, contudo, é importante que limpe esse tipo de piso com mais frequência
Então, se houver muita circulação de pessoas no ambiente com esse piso, esfregue-o diariamente com uma vassoura de nylon macia com uma solução de limpeza à base de água e detergente por aproximadamente 10 minutos.
O que não fazer na limpeza do porcelanato?
Ao efetuar a limpeza dos porcelanatos, é importante ter alguns cuidados fundamentais para que você não danifique seu piso. Alguns produtos podem manchar definitivamente o material, principalmente os que contêm hidróxidos de potássio e sódio, como algumas marcas de sabão em pó e ceras para pisos.
Além disso, também evite usar água sanitária, ácidos e soda cáustica, pois esses também podem danificar os porcelanatos. Tenha cuidado ao escolher os produtos de limpeza!
Fique atento às especificações dos produtos que você queira usar para a limpeza do seu piso de porcelanato e certifique-se quais são as opções seguras para este tipo de piso. Dessa forma, também tenha bastante atenção com os produtos tradicionalmente utilizados para limpeza pesada.
O que achou do nosso guia para limpar e preservar porcelanato? Esperamos ter ajudado você nessa tarefa de deixar seu piso sempre limpo sem danificá-lo!