Lista com as melhores argamassas para porcelanato e tipos
Feita com areia, cal, cimento e água, a argamassa é uma mistura que permite o assentamento a diversos revestimentos, incluindo o porcelanato. É por meio dela que a instalação dessas peças ocorre, deixando-as fixadas com firmeza e segurança aos mais diferentes ambientes, como cozinha, banheiro, sala de estar, espaços externos e afins.
No entanto, além de conferir uma instalação perfeita das peças, é preciso que a argamassa não as danifique – o que deixa os usuários em dúvidas quanto à melhor opção para ser escolhida. Também é preciso considerar o tamanho e local ao qual ele será instalado e, especialmente, suas características.
Por isso, se você está com uma obra de reforma ou construção em andamento e quer encontrar as melhores argamassas para seus revestimentos e fazer uma escolha assertiva, separamos este conteúdo especialmente para você. Continue sua leitura e aproveite!
Entendendo os tipos de argamassa existentes
Cada tipo de argamassa tem uma função definida, por isso, é extremamente importante conhecer cada uma delas e o tipo de revestimento escolhido, prestando atenção a detalhes como a dimensão do revestimento, sua porosidade, instalação em espaços externos ou internos, área molhada ou seca e afins.
Desse modo, cada qual recebe um tipo ideal de argamassa que precisa ser aplicada de acordo com sua função, caso contrário, é provável que você enfrente problemas futuros no espaço. Entenda melhor sobre o que estamos falando:
Argamassa do tipo ACI ou AC1
A argamassa tipo ACI ou AC1 é ideal para aplicações em revestimentos internos e mais porosos, como a cerâmica. E deve ser aplicado em peças de até 45 cm x 45 cm, não podendo ultrapassar essa medida.
Sua fixação ocorre por meio da absorção da pasta realizada pelo próprio revestimento poroso, endurecendo gradualmente. É importante lembrar que, por mais que seja indicada para áreas mais úmidas, como banheiro e cozinha, essa argamassa não é indicada para saunas e piscinas.
Argamassa do tipo ACII ou AC2
A argamassa tipo ACII ou AC2 pode ser aplicada tanto em ambientes externos como internos, uma vez que conta com aditivos em sua composição que a deixa mais adesiva – o que também é ótimo para instalação em materiais menos porosos.
Além disso, esse tipo consegue absorver melhor os impactos, como contrações e dilatações. Ele também pode ser usado em fachadas com revestimentos de até 20 cm x 20 cm e em pisos e paredes de 45 cm x 45 cm.
Argamassa do tipo ACIII ou AC3
Quando lidamos com a argamassa tipo AC3, trata-se de um tipo indicado para ambientes externos e internos, por oferecer uma resistência, aderência facilitada e flexibilidade. Além disso, é a opção mais utilizada para instalação em lugares com alto fluxo de pessoas, como shoppings, comércios e espaços semelhantes.
Essa argamassa permite o uso em revestimentos cerâmicos de até 80 cm x 80 cm e porcelanatos de até 60 cm x 60 cm em áreas internas e 20 cm x 20 cm em externas. Também é bastante utilizada como argamassa para revestimentos de pedras naturais.
Leia também: O que é revestimento? Guia completo para quem vai construir
Argamassa do tipo E: ACI E, ACII E e ACIII E
Todos os tipos de argamassa com a denominação E indicam a adição de mistura extra, que agrega um tempo maior de secagem em tempo aberto, ou seja, o processo de endurecimento da argamassa será maior, facilitando o uso e aplicação em áreas externas, obras maiores e/ou com alta incidência de vento ou sol.
Argamassa do tipo ACIII D E
Esse tipo de argamassa apresenta alto índice de aderência e desempenho, além de agregar maior eficiência e segurança na hora de sua aplicação. Também é indicada para ambientes internos e externos com movimentação excessiva de pessoas e fachadas.
Para ter a classificação D, esse produto tem um processo de cura mais demorado, favorecendo sua aplicação em áreas externas. Já quanto à classificação E: há uma resistência ao deslizamento dos revestimentos, ou seja, caso seja aplicado na vertical, a aderência será melhor, correndo menos risco da peça se soltar/deslizar, o que traz mais segurança ao local.
Qual tipo de argamassa usar com porcelanato?
As melhores argamassas para a aplicação em porcelanato são as de tipo ACII e ACIII (D e E). Entretanto, para esse tipo de revestimento é preciso tomar certos cuidados na hora de assentar.
As 2 melhores argamassas para usar com porcelanato
Como mencionado acima, as melhores argamassas para se usar com porcelanato são as do tipo ACII e ACII, podendo ter a denominação D e E em sua composição também. Sua aplicação é a mais recomendada, pois a instalação se torna mais segura, sem o risco de se deparar com problemas futuros devido ao uso da argamassa incorreta.
1. ACII
A argamassa do tipo ACII de porcelanato é indicada para ambientes internos, podendo ser aplicada tanto em paredes como em pisos. É a ideal para uso de revestimentos de até 1 m x 1 m, além de que, para a aplicação de porcelanatos maiores que 30 cm x 30 cm é preciso realizar o processo de dupla colagem: definido como a aplicação do produto na base e na peça, em simultâneo.
2. ACIII
O tipo ACIII já é indicado para o uso externo e interno, além de poder ser utilizado em fachadas. É ideal para peças grandes, pois seus componentes químicos ajudam na aderência, resistência e flexibilidade. Além disso, o uso da argamassa ACIII D e ACII D E é necessário em ambientes em que o tempo de cura precisa ser maior.
O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a entender melhor sobre argamassas e quais as melhoras para a sua instalação específica.
A propósito, que tal conferir também nosso post sobre piso acetinado e conferir tudo o que você precisa saber sobre a peça antes da compra? Agradecemos por sua leitura e nos vemos em nossos próximos posts sobre materiais para reformas e construções, a Cassol Centelar é referência no assunto, com mais de 60 anos no mercado! Até mais!