Você deseja transformar uma parede gastando pouco? Os papéis de parede são a opção perfeita para isso! Versáteis e baratos, eles possuem a capacidade de mudar de forma prática a aparência de um lugar.
É possível encontrar opções com e sem estampa, textura e outros detalhes. Devido às inúmeras possibilidades, pode ser uma tarefa difícil escolher qual o melhor. Por isso, preparamos ideias de papel de parede para usar em cada um dos cômodos da sua casa.
Continue lendo e aproveite as dicas de decoração com papel de parede!
1. Decoração de sala com papel de parede
Os modelos com textura ou formas geométricas são ideais para decoração de sala com papel de parede, porque eles vão completar o ambiente com elegância e estilo. No momento de colocar, você pode escolher instalar em uma, duas, três ou todas as paredes.
Por ter mais informação, os papéis de parede com textura ficam melhor em apenas uma parede — a atrás da televisão é a mais escolhida. Caso tenha optado por um modelo mais simples, colocá-lo em duas ou mais superfícies não deixará o ambiente pesado.
Os tons neutros de papel de parede são a melhor escolha para quem deseja que o foco da sala seja os móveis e outros objetos. Enquanto os coloridos chamam mais atenção, sendo melhor para espaços descontraídos.
2. Papel de parede para quarto — solteiro, casal e infantil
A decoração com papel de parede nos quartos transmite a personalidade da pessoa e pode tornar o espaço mais aconchegante e bonito. Afinal, é ótimo entrar em um cômodo e ter certeza que ele foi feito para você.
No geral, os modelos com cores claras garantem um ambiente sereno. Para o quarto de crianças, existem opções com desenhos, animais e personagens. Os quartos de solteiro e casal ficam lindos com detalhes geométricos, arabescos, folhagens, cimento queimado e até mesmo florais.
Se você está em busca de um papel de parede de qualidade, os modelos Diagonal vão atender às suas necessidades com maestria. Essa marca exclusiva da Cassol Centerlar é responsável pela produção de itens modernos de decoração — papéis de parede, quadros, mantas e muito mais.
3. Papel de parede para a cozinha
Na cozinha, a decoração de papel de parede costuma ser temática ou imitar o revestimento em pastilha — se gosta dessa opção, confira também revestimento de pastilha: guia sobre o acabamento. Geralmente, eles costumam ficar atrás da parede da pia.
Por exemplo, você pode criar uma superfície com adesivos de parede que imitam azulejos. Outro sucesso de vendas para a parede da cozinha são as opções de formas geométricas com relevo produzidas em vinílico.
4. Modelos para usar no lavabo
Como o lavabo não possui chuveiro, não é necessário escolher papéis de parede resistentes à água. Caso seja um banheiro com chuveiro, atente-se a essa particularidade e invista em modelos impermeáveis.
Para criar um espaço que seja a sua cara, você pode deixar a sua imaginação fluir. Na construção de um lavabo ou banheiro delicado, ideias de papel de parede com flores e fundo claro vão deixar o ambiente super fofo. Afinal, propostas sofisticadas combinam com versões que tenham detalhes em dourado ou que imitam algum tipo de pedra.
5. Papel de parede na área de serviço
A área de serviço também merece ficar bem arrumada, e os papéis de parede resolvem essa questão com muito estilo e praticidade. Para esse ambiente, as versões com cores neutras são as preferidas, já que elas têm menos chances de deixar o ambiente carregado demais.
Mas e se eu não gostar de papéis de parede desse estilo? Se a sua cara envolve um ambiente colorido, não tem nenhum problema em investir em um modelo assim. Inclusive, uma das vantagens do papel de parede é poder trocá-lo sem muito custo quando enjoar.
Quais são os tipos de papel de parede?
Existem 5 tipos de papéis de parede: adesivo, acetinado, vinílico, mica e TNT. Conheça cada um deles:
Adesivo
Por ser autoadesivo, o adesivo de parede é o mais fácil de aplicar e pode ser instalado por qualquer pessoa. Ele também garante maior economia, já que não requer gastos extras na compra de cola e outros materiais. Além das paredes, os adesivos também podem ser colocados em móveis, portas, cadernos e outras superfícies.
Acetinado
Os papéis de parede acetinados acumulam menos pó, sendo a melhor escolha para quem possui algum tipo de alergia ou mora em um lugar com maior acúmulo de poeira. Por isso, ele costuma ser indicado para quartos, principalmente, os de bebês ou crianças.
Vinílico
Resistentes e com alta durabilidade, os papéis de parede vinílicos são perfeitos para cômodos que possuem contato direto com sol ou água, como cozinha, área de lazer e banheiro.
A decoração com papel de parede vinílico é mais comum, já que permite a limpeza com água sem causar nenhum dano ao produto. Portanto, em média, esse modelo pode durar até 12 anos.
Você também se interessar por: Ambientes com piso vinílico – Veja como usar!
Mica
O papel de parede mica é produzido com pedras, garantindo espaços sofisticados e personalizados. De todas as opções, essa é a mais frágil, por isso, não é recomendada para ambientes úmidos ou com maior incidência solar.
TNT
Os papéis de parede TNT (tecido não tecido) contam com textura, possuem duração estimada de 6 anos, fácil remoção e aplicação sem bolhas. Afinal, eles podem ser instalados em todos os cômodos, inclusive em banheiros.
Quais são as vantagens de usar papel de parede?
A decoração com papel de parede conta com diversas vantagens, sendo elas:
- Papéis de parede são econômicos;
- Fáceis de instalar;
- Existem modelos para todos os estilos;
- Podem criar ambientes sofisticados, delicados, modernos, descontraídos e outros;
- Contam com uma limpeza prática;
- Não são tóxicos;
- Contam com alta durabilidade;
- São indicados para todas as paredes;
- Podem ser encontrados com diversos preços.
Quais são os modelos de papel de parede?
Os papéis de parede podem ser encontrados em versões de cor única ou estampadas. Dentre os modelos estampados, estão:
- Floral;
- Folha;
- Listrado;
- Colorido;
- Textura;
- 3D ou relevo;
- Figuras geométricas;
- Arabescos;
- Infantil;
- Animais;
- Cimento queimado;
- Azulejo;
- Tijolinho;
- Madeira.
Cores de papel de parede: escolha conforme a decoração!
Se a sua escolha é um papel de parede de cor única, nossa dica é se atentar aos outros itens presentes no ambiente. Por exemplo, se os objetos e móveis do cômodo são coloridos, um papel de parede neutro pode ser a escolha ideal.
Para um lugar sofisticado, investir na cor dourada é excelente pedida. Já para espaços delicados, as cores claras, como azul-bebê ou rosa-claro, serão a melhor opção. Como garantia de uma escolha assertiva, verifique as cores análogas às dos objetos presentes no ambiente.
Pode pintar em cima de papel de parede?
Sim, é possível pintar em cima do papel de parede. No entanto, antes de começar, você precisa ter certeza de que o produto está fixado por toda a superfície. Caso não esteja, cole novamente as partes descoladas.
Além disso, outro cuidado importante é verificar se há algum tipo de irregularidade (buracos e bolhas) ou algum resíduo. As irregularidades devem ser preenchidas com massa. Já os resíduos devem ser removidos antes da pintura. A melhor tinta para pintar papel de parede é a base de óleo. Geralmente, são necessárias duas demãos para preencher toda superfície.
O que achou das nossas ideias de decoração com papel de parede? Então, esperamos que tenha gostado e que este guia te ajude a criar espaços personalizados. Se ainda restou alguma dúvida, escreva nos comentários que responderemos o mais rápido possível.
Até mais com outras dicas de decoração, construção e reforma!