Principalmente nas temperaturas mais baixas, ter acesso à água quentinha é indispensável, afinal, ninguém merece lavar louça com água gelada no frio ou tomar banho com pouca água saindo do chuveiro. O sistema de aquecimento de água a gás entrou em cena para resolver esse problema e proporcionar outras vantagens, como a economia de energia.
Interessou-se por essas funcionalidades e deseja instalar um na sua residência? Então, continue a leitura e entenda como funciona o aquecedor a gás, quais são os tipos, as vantagens de ter o equipamento, o melhor lugar para colocá-lo, dentre outras informações que vão garantir uma escolha assertiva no momento da compra.
Como funciona o aquecedor a gás?
O funcionamento do sistema de aquecimento de água a gás é muito parecido com o tradicional botijão de cozinha e também conta com uma chama, porém, nesse caso, a chama fica no lado interno do equipamento.
Os aquecedores a gás contam com acionamento automático, então toda vez que alguém liga o chuveiro, torneira e outros produtos conectados a ele, o processo para aquecer a água acontece simultaneamente.
Em relação ao fogo provocado dentro do aquecedor, não há motivos para ter medo, já que ele é controlado por um pressostato, item de medição responsável por proteger o equipamento e controlar toda a passagem do gás.
Quais são os tipos de aquecedor a gás?
Os aquecedores a gás estão divididos em dois tipos: aquecedor a gás de passagem e por acumulação. Entenda como cada um funciona:
Aquecedor a gás de passagem
Considerado o modelo mais econômico, ele aciona o aquecimento apenas quando o registro é ligado, interrompendo-o assim que o desligamento ocorrer.
Aquecedor a gás por acumulação
Já o por acumulação se mantém sempre ligado e aquece a água antes mesmo dela ser usada. Essa versão é ideal para locais com mais pontos de vazão, como hotéis, por exemplo. A água aquecida por esse tipo de aquecedor é mantida em um reservatório que, quando esvazia, precisa de um tempo para ser novamente abastecido.
Qual a diferença entre o aquecedor mecânico e o digital?
A diferença entre os dois está na maneira de regular a temperatura. Enquanto o mecânico possui a regulagem manual, o aquecedor digital conta com o ajuste automático e a possibilidade de colocar a temperatura desejada por controle.
Quais as vantagens de ter um aquecedor a gás?
As vantagens de ter um sistema de aquecimento de água a gás são diversas, como:
- Conforto térmico em dias frios;
- Possibilidade de aquecer diversos pontos com apenas um aquecedor;
- Impedir possíveis choques;
- Maior durabilidade;
- Água com mais pressão e volume.
Onde instalar o aquecedor a gás?
O aquecedor a gás de passagem ou por acumulação deve ser instalado em ambientes arejados, com fácil acesso e em altura que permita a visualização do painel. Vale lembrar que o equipamento deve ser colocado apenas por um profissional experiente, só assim serão evitados riscos de vazamentos e outros problemas.
Antes de contratar o serviço, você pode entender mais sobre esse processo com a leitura do post “Passo a passo para instalação de aquecedor a gás”.
O que o aquecedor a gás pode aquecer?
Super funcional, o aquecedor a gás pode aquecer chuveiros e duchas e as torneiras presentes em toda a casa (cozinha, banheiro, área de serviço e mais). A melhor parte é que o item pode fazer parte dos mais variados ambientes, como: residências, empresas, espaços comerciais, prédios e muito mais.
Quanto tempo dura o gás do aquecedor?
A duração do gás do aquecedor pode variar e depende da capacidade do aparelho, o número de pessoas que vão usá-lo e a frequência em que ele será acionado.
Mas e se em 1 ano o gás do aquecedor não acabar? Em todos os casos e mesmo que o gás não tenha acabado, a recomendação é que seja realizada, pelo menos, uma manutenção por ano, garantindo que o item funcione corretamente e sem riscos.
Você também pode se interessar por: Conheça os estilos de decoração e inspire-se
Dicas da Cassol para o sistema de aquecimento de água a gás
Após adquirir o seu aquecedor a gás na Cassol, siga as seguintes dicas:
- Opte por botijões de gás de empresas autorizadas e certifique-se de que o produto está devidamente lacrado e etiquetado;
- Faça o desligamento do sistema sempre que for ficar por longos períodos fora de casa;
- Fique atento se o equipamento está funcionando corretamente e, em qualquer sinal de erro, busque a ajuda de um técnico;
- Deixe sempre limpos os chuveiros, duchas e torneiras ligadas ao aquecedor;
- Evite mexer no aquecedor por conta própria, pois isso pode danificá-lo e ainda colocar a sua vida em risco;
- Confira a vida útil do equipamento e faça a troca quando necessário;
- Verifique se a chama está azul, cor considerada correta. Caso não esteja, fale com um técnico.
Ao seguir essas dicas, você poderá aproveitar os benefícios do seu aquecedor de forma segura e por muitos anos. Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a compreender melhor esse sistema de aquecimento e contribuído para a escolha certa.
Se ao concluir a leitura ainda restarem dúvidas sobre como funciona o aquecedor a gás, compartilhe no campo dos comentários que responderemos o mais rápido possível. Até o próximo conteúdo!