Quando estamos escolhendo os acabamentos da nossa obra, cada detalhe faz a diferença. Antigamente, os banheiros não recebiam tanta atenção, contudo, hoje, as pessoas já sabem da importância de ter esse ambiente confortável e com acabamento bonito e funcional.
E as cubas para banheiro são peças fundamentais para dar um bom acabamento para esse cômodo tão necessário nas residências. Então, se você ainda está com dúvidas sobre o modelo certo para sua obra, nós estamos aqui para te ajudar. Confira os tipos de cuba para banheiro existentes e suas características aqui, no blog da Cassol. Aproveite a leitura!
Lista com 6 tipos de cubas, suas vantagens e desvantagens!
Atualmente, as áreas da arquitetura e do design de interiores estão bem evoluídas e oferecem muitas opções de acabamentos para construção e reformas prediais, inclusive diferentes tipos de cubas para serem usadas como pia nos banheiros e lavabos das residências e prédios comerciais. Separamos o 6 tipos mais usados para você conhecer e considerar o uso para finalização da sua obra. Acompanhe:
1. Cuba de sobrepor
Nesse tipo de cuba, a borda da peça fica acima do tampo, uma vez que ela é sobreposta na bancada, diferentemente das cubas de embutir nas bancadas.
O modelo se configura por ficar com as bordas aparentes, entregando um toque de modernidade para o banheiro. Ressaltamos que esse é um modelo que não oferece grande profundidade, por isso, indicamos torneiras mais altas para que os usuários possam lavar as mãos, rosto e escovar os dentes com mais comodidade.
Além disso, também é preciso se atentar ao formato da bancada, uma vez que ela deve ter o recorte no formato da cuba para que se encaixem perfeitamente.
2. Cuba de embutir
Como o próprio nome já indica, é um modelo que fica embutido no gabinete da pia. Atualmente, é muito utilizado nos projetos cujo design é para ser mais discreto, já que a cuba fica escondida dentro da bancada.
Para isso, é necessário realizar um corte na pedra, no formato exato da cuba, que será colada por baixo, o que deixa um espaço maior na bancada, que é a preferência de muitos usuários. Nesses modelos, podem ser utilizadas tanto as torneiras de bica baixa quanto as mais altas.
3. Cuba de apoio
As cubas de apoio são aquelas que ficam completamente sobre a bancada, sendo um dos modelos mais modernos atualmente. Por ficarem totalmente sobre a bancada, é natural que elas precisem de espaço para serem instaladas, pois é um modelo que compromete grande parte do espaço da bancada.
Além disso, é ideal que a bancada em que a cuba será instalada seja mais baixa para não dificultar o uso da pia, principalmente para quem é mais baixo, adultos ou crianças.
Outra vantagem desse tipo de cuba é que há muitos modelos no mercado para você escolher: redondas, quadradas, ovais e algumas com formatos diferenciados para compor projetos modernistas.
Quando essas cubas não possuem o espaço próprio para a torneira, os modelos de bica alta são os mais indicados, já que possuem o acionamento de água na parte superior, ao invés de ser na base, por isso, são mais práticas e causam menos respingos na bancada.
4. Cuba de semi encaixe
As cubas de semi encaixe são modelos indicados para banheiros menores, uma vez que se encaixam melhor em bancadas mais estreitas. A principal característica desse modelo é que ele é fixado encaixando a parte de trás na bancada e a parte frontal fica destacada, passando o limite da bancada.
Atualmente, é bem comum encontrar cubas de semi encaixe com o furo para a instalação da torneira e os modelos de torneira mais indicados são os de bica baixa.
5. Cuba esculpida
Esse é um modelo de cuba muito sofisticado que já pode ser fabricado no mesmo material da bancada (pedra, nanosglass, silestone, cimento queimado, marmoglass, etc.), que são personalizados. Elas podem ser feitas no formato, comprimento e profundidade que o cliente deseja, o que oferece muita praticidade para compor projetos mais sofisticados.
6. Cuba de parede
Esse é um modelo mais simples, ideal para banheiros com pouco espaço, sendo fixada diretamente na parede sem a necessidade de uma bancada. São modelos bastantes usados em lavabos e banheiro de ambientes comerciais, que não exigem o espaço da bancada para apoiar outros objetos.
As torneiras de bica baixa são as mais recomendadas nesse modelo de cuba, por serem igualmente simples e práticas.
Qual é a altura ideal para a cuba de banheiro?
Você sempre deve ter em mente que a relação da altura da cuba em relação à altura da torneira é referente à um espaço confortável para os usuários lavarem as mãos, o rosto e escovarem os dentes com tranquilidade. Por isso, é fundamental avaliar o espaço disponível ao escolher a cuba certa para seu banheiro.
Recomenda-se que as pias de banheiro com cubas sobrepostas sigam a mesma recomendação de altura de instalação que ficariam as pias de embutir ou de semi encaixe. Ressaltando que a medida do chão até o topo da cuba deve ficar sempre entre 80 e 90 centímetros.
Cuba ou pia? Entenda as diferenças!
Para quem não sabe, a cuba é costumeiramente instalada sobre uma bancada. Há ainda algumas situações em que o modelo precisa de uma estrutura extra para que possa ser fixado.
As pias, por sua vez, não precisam dessas necessidades, são elementos mais simples que compõem banheiros e lavabos com pouco espaço disponível e não precisam de bancadas e armários na parte inferior.
O que considerar na hora de escolher sua cuba de banheiro?
O primeiro passo para escolher a cuba para banheiro é conhecer as medidas para deixar o cômodo sempre com um espaço confortável para que as pessoas transitem dentro dele.
Por isso, sempre meça o tamanho da bancada do banheiro antes de comprar uma cuba. Caso você ainda não tenha escolhido o armário, com as medidas do espaço em mente, pense na média do tamanho da bancada e da cuba para que fique confortável.
Um banheiro em que os usuários transitem com tranquilidade deve possuir 20 centímetros livres em volta de cada lado do vaso sanitário e 60 cm na frente dele e da pia.
Depois de tirar as medidas, é a hora de definir o material e as cores da cuba que você quer adquirir para compor a sua decoração. Entre os materiais mais tradicionais, temos: cerâmica, vidro, mármore e aço inox.
Já quando consideramos as cores mais usadas para cubas de banheiro, temos: branco, off white, preto, verde azulado ou vidro transparente. Mas também é possível encontrar modelos em outras cores para complementar a decoração que você planejou inicialmente.
Com todas essas características em mente, você tem os parâmetros necessários para escolher uma cuba ideal para seu projeto de banheiro, com funcionalidade e beleza, unindo o útil ao agradável.
E, então, o que achou das nossas dicas para escolher as cubas para banheiro? Esperamos que tenha gostado! E, para mais dicas como essa, assine o blog da Cassol e receba nossas atualizações em primeira mão. Aproveite!