Estrutura, formato e material são detalhes responsáveis pela construção de uma escada segura. Além disso, ao seguir um planejamento correto, é possível evitar erros e optar pelo modelo que melhor se adéqua ao seu tipo de estilo de decoração.
Para auxiliar o planejamento de arquitetos, engenheiros, pedreiros e outros profissionais, reunimos neste conteúdo os tipos de escadas, os principais materiais utilizados para a construção do item e dicas sobre as melhores estruturas.
Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto!
Tipos de escada: conheça 7 opções para o seu projeto!
Dentre os diferentes modelos de escada que se pode escolher, existem incontáveis opções, que vão das tradicionais às modernas. Todas contam com um charme especial e possuem a capacidade de valorizar residências, apartamentos e outros espaços. A seguir, você conhece quais são os modelos e as principais características de cada um.
Confira:
1. Escada em L
A escada em L possui uma mudança de direção durante a estrutura, formando um ângulo de 90 graus. Como resultado, a alteração cria uma configuração em forma de L. Essa opção conta com um patamar na parte inferior, ou seja, uma plataforma horizontal que conecta as duas seções da escada.
Por ser compacta, ela é ideal para ambientes menores ou restritos, mas também fica perfeita em espaços maiores. Além disso, uma vantagem sobre essa alternativa é a sua facilidade de instalação.
2. Escada reta
Considerada a mais tradicional, a escada reta é uma versão simples que se estende em uma linha reta do ponto de partida para o ponto de chegada. Ela possui um design sem curvas, garante economia, ocupa menos espaço, tem fácil construção e oferece melhor acessibilidade.
3. Escada em U
O modelo em U possui dois lances de escadas e a mudança de direção entre eles tem uma volta de 180 graus combinada com um patamar central. Essa opção entre os tipos de escadas costuma oferecer mais estabilidade, sendo a mais escolhida para casas e apartamentos.
Para quem ama espaços internos com a presença da natureza, adiantamos que a escada em U é perfeita para combinar com uma decoração de plantas na sala.
4. Escada circular
Ideal para compor espaços sofisticados, a escada circular é caracterizada por ter um design que forma uma curva completa ou quase completa em torno de um eixo central. Escolhida, principalmente, por motivos estéticos, ela adiciona um elemento arquitetônico aos espaços.
5. Escada em leque
Assim como a versão em L, a escada em leque também possui o formato de L, a diferença é a curva ser formada pelos próprios degraus. Fora essa característica, o modelo em leque não tem a mudança de direção angular de 90 graus, isso porque, ele é construído em torno de um eixo central e os degraus se projetam a partir disso.
Em relação ao estilo, essa opção oferece um visual elegante e, ao mesmo tempo, dramático.
6. Escada do tipo caracol
Uma escada caracol, também chamada de helicoidal, está entre os tipos de escadas que caracteriza-se por ter degraus dispostos em torno de um eixo central, formando uma espiral. Ela é uma versão compacta, moderna e indicada para uso interno e externo. Aqui, a dificuldade é a construção, já que os degraus devem ficar precisamente alinhados à estrutura.
7. Escada em cascata
A escada cascata ou plissada tem degraus com a mesma aparência na parte superior e inferior, dando uma estética elegante e moderna. Dona de um design minimalista, essa versão oferece uma sensação de leveza ao ambiente e dá a impressão de estar suspensa no ar, criando um visual impactante.
Quais materiais podem ser usados na construção de escadas?
A escolha do material também é importante e deve ser feita com cuidado, afinal, será ele o responsável por sustentar todo o peso dos tipos de degraus de escadas, estruturas e pessoas. Além da estética, ele também garante durabilidade e segurança para o projeto.
Dentre as opções disponíveis, as principais escolhas são:
Concreto
Na lista dos mais versáteis, os tipos de escada de concreto podem fazer parte de espaços internos e externos. Trata-se de uma opção econômica, durável, estável e totalmente segura. Após estar pronto, o concreto pode ser deixado com uma aparência natural, pintado, ou receber diferentes acabamentos, como texturas ou revestimentos.
Pedra
Conhecidas por oferecerem um charme especial aos ambientes, as pedras possuem uma beleza natural e integram bem diferentes estilos de decoração. Além disso, esses tipos de escadas resistem bem ao desgaste do tempo e garantem aos ambientes uma aparência única e sofisticada.
Inclusive, se você quiser aprender mais sobre o assunto, temos um conteúdo sobre os tipos de pedras de revestimento. Acesse e conheça os detalhes sobre as alternativas disponíveis!
Vidro
Moderna e atemporal, assim é a escada de vidro. Esse modelo é indicado para pessoas que gostam de ambientes minimalistas e desejam criar espaços leves e transparentes. Apesar de parecer frágil e muitas vezes gerar preocupações nesse sentido,o vidro usado em escadas é resistente e possui superfície antiderrapante para garantir mais segurança.
Inox
Perfeita para compor o estilo industrial, a escada em inox é altamente durável e resistente, suportando bem o desgaste diário e outros impactos. Dentre os benefícios do material, temos: a fácil limpeza, resistência a manchas e baixa necessidade de manutenção.
Cerâmica
As escadas de cerâmica são revestidas com azulejos, por isso, adaptam-se bem em diferentes estilos. Elas também são resistentes à umidade, possuem superfície antiderrapante e excelente isolamento térmico.
Porcelanato
O porcelanato é a escolha ideal para quem deseja formar espaços elegantes e personalizáveis. O material pode ser encontrado em diferentes cores, modelos e preços, garantindo uma escolha assertiva e conforme as necessidades do projeto em questão.
Madeira
Discretas, leves e atemporais, as escadas de madeira nunca saem de moda e são apreciadas por sua beleza natural e versatilidade de design. Elas oferecem aos espaços uma sensação aconchegante, por isso, costumam ser escolhidas para compor projetos residenciais.
Caso escolha essa versão, você pode aproveitar todo o conforto térmico do item, facilidade de manutenção e a prática limpeza. Inclusive, se já tem outros produtos com o mesmo material, aprenda como renovar móveis com tintas para madeira.
Quais são os tipos de estrutura para escada?
Dentre os tipos de estrutura, os mais usados são:
- Modelo com vigas nas laterais;
- Escada flutuante;
- Escada com parte inferior preenchida;
- Versão com viga no centro da escada.
Agora que conhece os tipos de degraus de escadas, materiais e as estruturas mais usadas, temos certeza que fará a melhor escolha para o seu projeto. Lembre-se que contar com ajuda de um profissional é indispensável e evitará futuras dores de cabeça.
Por falar em problemas, a compra dos materiais também deve ser feita com cuidado e em uma loja confiável. Por isso, se deseja investir em produtos de qualidade, indicamos que conheça a seção de materiais de construção da Cassol Centerlar. Nela, você encontra as melhores marcas do mercado, como Málaga, Ilhabella e outras.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, basta compartilhar nos comentários que vamos te auxiliar o mais rápido possível. Até o próximo conteúdo!