Pensando em adotar um novo estilo de decoração na sua casa? Se você gosta de ambientes amplos, decoração mais rústica, uma boa iluminação, janelas e portas mais largas e uma paleta de cores neutras, o estilo industrial é a escolha certa!
Essa tem sido uma forte tendência nos últimos anos por conta de suas características minimalistas, de tornar os ambientes mais aconchegantes e com personalidade.
O estilo industrial surgiu por volta de 1950 e 1970 nos Estados Unidos, quando muitas fábricas e armazéns abandonados foram transformados em residências e comércios. A estética rústica e autêntica chamou a atenção de muitos designers, que começaram a adotar elementos em metal, concreto e madeira nas suas criações.
No post de hoje, a Cassol Centerlar traz para você todos os detalhes das principais características do estilo industrial e com dicas de como incorporar na sua casa. Tá curioso para saber mais? Então continue a leitura e anote tudo para mais tarde!
Conheça as principais características do estilo industrial
O estilo industrial gera um pouco de trabalho para os designers e arquitetos, já que é preciso trazer tudo de maneira harmônica para o ambiente.
A decoração industrial atua com elementos como tijolos, tubulações expostas e madeira, além de metal e concreto. Esses elementos também podem fazer parte do estilo industrial mais moderno.
No momento de aplicar esse estilo no ambiente, existem algumas características que fazem não ter dúvidas de que a feição industrial está posta ali. Abaixo, você confere as principais características do estilo industrial:
1. Espaço extenso
Para uma decoração industrial, começamos com uma característica que é o maior destaque entre todas as outras: o espaço. Isso tudo porque os antigos galpões possuíam muitos cômodos integrados e multifuncionais. Por exemplo, a cozinha se associar com o hall de entrada, sala de jantar e sala de estar.
Essa extensão no espaço promove maior harmonia entre as pessoas, além de um acesso livre para se deslocar dentro da casa.
Por isso, no momento de fazer um estilo industrial nos ambientes da sua casa, considere esses espaços integrados. Se não tiver, você pode se sobressair com a decoração dos objetos.
2. Paredes inacabadas
No estilo industrial, o uso dos tijolos é quase que natural e torna a característica da decoração mais marcante. Dessa forma, os designers deixam algumas das paredes sem acabamento justamente para dar mais relevância a essa característica. Essa mesma ideia também é aplicada na decoração Boho.
O inacabado é uma parte da decoração industrial. Caso você não queira fazer o uso de tijolos reais — já que muitas casas são revestidas com alvenaria —, pode usar papéis de parede que lembrem a textura do tijolo ou investir em revestimentos que apresentem esse estilo.
Com qualidade, beleza e durabilidade incomparáveis, a Málaga é a opção perfeita para quem deseja ser surpreendido quando o assunto é revestimentos. Já para quem procura por revestimentos com mais economia sem abrir mão da qualidade e do estilo, a Ilhabella é a escolha certa.
Outra dica para suas paredes que servem muito bem, caso não faça o uso dos tijolos, são espinhas de peixe e amarrações, sendo complementadas com paredes brancas, cinzas ou pretas.
3. Componentes expostos
Existem partes da casa descobertas? Valorize-as. Partes como vigas, pilares e laje tornam a decoração industrial mais marcante. Esses são componentes que não precisam de um revestimento.
Logo, se a sua casa ou apartamento possui estruturas de metal ou vigas de ferro, saiba que expô-las dão mais rusticidade ao ambiente devido à sua aparência.
4. Concreto e tijolos
Você já deve ter notado que tudo o que é exposto e sem acabamento torna o estilo industrial mais presente no ambiente.
O acabamento é o responsável por trazer mais suavidade na decoração e também o aconchego. Revestimentos de parede como cimento queimado são excelentes para tornar o ambiente mais industrial e dar um toque de acolhimento.
5. Iluminação
Assim como os aspectos palpáveis do estilo industrial, a iluminação é outro aspecto importante para a decoração. A iluminação é feita por meio das grandes janelas ou artificialmente.
Para as luzes naturais, as esquadrias de metal permitem que a luz se junte ao design rústico da casa ou apartamento. As luzes artificiais funcionam melhor com lâmpadas à vista em fios exibidos, abajures mais sóbrios e luminárias suspensas.
A iluminação é fundamental para transformar um ambiente. E é exatamente isso que a Vitralux, marca exclusiva da Cassol oferece. Veja como fazer uma iluminação de ambientes de forma adequada.
6. Janelas e portas amplas
Antigamente, muitos dos galpões industriais possuíam portas e janelas muito largas para a circulação do ar e, claro, para a iluminação do ambiente.
As portas amplas dão mais versatilidade, podendo ampliar os espaços entre si ou dar mais privacidade. As janelas precisam ser escolhidas com o acabamento certo para fazer a diferença na decoração. Prefira modelos em aço ou ferro junto de vidros que ajudem na iluminação natural.
7. Móveis rústicos
Agora que você já sabe mais sobre a decoração das paredes e do ambiente do imóvel, chegou o momento dos móveis. Para se unir ao estilo industrial, a mobília precisa ser rústica.
Móveis de madeira trazem ao ambiente uma característica mais rudimentar, harmonizando por completo com o restante da decoração. Além disso, você pode fazer o uso de paletes de madeira para ajudar na organização de itens da casa.
Se quer algo mais “moderno”, móveis com elementos em metal e ferro — principalmente com um pouco de ferrugem — também fazem esse papel muito bem.
8. Paleta de cores
Por último, temos a escolha da paleta de cores para o ambiente. Cores e tons mais sóbrios e neutros como cinza, preto e branco dominam totalmente a decoração industrial.
Você pode usar cores vivas, mas não como as principais do ambiente. Em vez disso, prefira usar em objetos para dar destaques pontuais ao ambiente, como escrivaninhas, mesinhas de centro etc.
Como equilibrar a estética rústica com elementos mais modernos?
Uma das maneiras mais eficazes de equilibrar a estética rústica da decoração industrial junto de um estilo moderno é misturar os materiais.
Por exemplo, você pode combinar uma parede de tijolos expostos com móveis contemporâneos, com linhas mais retas e amplas. Outra opção é adicionar elementos naturais, como decorações com plantas, para trazer um toque de calor e suavidade ao espaço.
Além disso, use cores neutras e suaves para equilibrar a dureza dos elementos industriais. Por fim, é importante manter o espaço organizado e livre de desordem para evitar que ele pareça excessivamente rústico ou descuidado.
Para tornar sua casa um ambiente acolhedor e sofisticado, a Cassol Centerlar conta com uma marca exclusiva: a Diagonal. São produtos surpreendentes para decoração e conforto da sua casa, como cortinas, persianas, almofadas, mantas, móveis e colchões, tapetes, papéis de parede, quadros e muito mais.
Gostou de conhecer mais sobre o estilo industrial? Essa é uma tendência popular que com sua mistura de materiais e texturas ásperas, além de detalhes arquitetônicos expostos, traz toda a personalidade, autenticidade e originalidade que outros estilos não conseguem replicar.
Continue a leitura em nosso blog para ficar por dentro de outros artigos de decoração para deixar o seu lar muito mais a sua cara. Siga também as redes sociais da Cassol Centerlar para conferir conteúdos e informações exclusivas dos nossos produtos!