Fazer a iluminação nos ambientes de casa demanda uma grande dedicação. Afinal, saber fazer de forma adequada não é uma tarefa fácil, por isso, a Cassol Centerlar traz para você 8 dicas de como iluminar os ambientes da sua casa e criar sensações de conforto, aconchego e bem-estar.
Quer aprender de uma vez por todas como fazer uma boa iluminação de ambientes? Então, continue a leitura e anote nossas dicas!
8 dicas para fazer uma boa iluminação nos ambientes!
Ter uma boa iluminação nos ambientes influencia o conforto das pessoas e isso, além de torná-lo mais produtivo, cria um ar receptivo. Além disso, cada ambiente precisa de uma luminosidade adequada, já que em cada um deles é realizada uma atividade diferente. Confira as nossas dicas para tornar os ambientes da sua casa muito bem iluminados:
1. Confira o tamanho do ambiente
O primeiro passo para fazer uma boa iluminação em casa é se atentar ao tamanho de cada ambiente. Ou seja: qual o tamanho da sala de estar? Da cozinha? Essa característica vai demandar a quantidade de pontos de luz, a necessidade de iluminação indireta ou não e outros detalhes.
Em espaços menores, por exemplo, uma boa ideia é investir em múltiplos pontos de iluminação embutidos, já que eles ajudam a ampliar a percepção do cômodo, pois esse tipo de ambiente costuma ter teto com rebaixamento de gesso e lâmpadas de LED.
Já para os espaços maiores, há a necessidade de trabalhar com diferentes pontos de luz — direta e indireta —, evitando que pontos de sombra se criem e causem desconforto para você, sua família e para as visitas.
2. Posicione corretamente as luzes
Sabe aquele modelo padrão de apenas uma fonte de luz central no meio do ambiente e fraquinha? Não é algo errado, mas, se puder, evite esse tipo. Ter uma luz central não é a melhor forma de iluminar todo o ambiente, principalmente os menores.
Existem três tipos de iluminação para usar em sua casa: direta, indireta e linear. A luz direta é melhor aproveitada em áreas de trabalho, como escritórios de home office, por ter uma iluminação em cima de mesas. Ainda, ela vai muito bem sobre pias e revestimentos de cozinha. É uma iluminação colocada em pontos que facilitam o trabalho diário.
A iluminação indireta é comum em toda a casa, já que é suave e muitas vezes ilumina o espaço inteiro, além de ser muito aconchegante. E por último, a luz linear possui um foco de luz direcionado para um objeto em específico, como vasos de planta e quadros, ou para um local que precisa de mais destaque, como onde estão posicionadas estantes, embutidos e afins.
3. Aposte na luz natural
Essa dica é mais direcionada para as pessoas que trabalham em casa. Ter o ambiente iluminado com a claridade do dia faz bem para sua saúde e traz mais ânimo para a realização das atividades. Apenas cuidado para a abertura da janela não ficar posicionada atrás da sua estação de trabalho ou mesa, pois a luz solar pode projetar sombras e causar reflexos na tela do notebook ou computador.
4. Use lâmpadas de LED e luminárias
Além de serem econômicas e sustentáveis, as lâmpadas de LED são excelentes escolhas para as luminárias de mesa. Fazer a escolha desse tipo de lâmpada preserva o meio ambiente, e não só isso, ela possui uma vida útil prolongada, não tendo problema com manutenção e não aquece o local.
5. Aplique luz indireta nos ambientes
Lembra das luzes indiretas que comentamos na dica 2? Aposte nelas em diferentes locais e objetos da casa. Podem ser usadas principalmente no hall de entrada, dando um ar mais convidativo, confortável e aconchegante. Dá para investir em trilhos de spots e refletores que são apontados para um ponto que se deseja destacar no ambiente, como:
- Esculturas;
- Plantas;
- Objetos de decoração;
- Móveis aparadores;
- Espelhos;
- Quadros.
6. Escolha tonalidades adequadas de lâmpada
Saber a tonalidade de lâmpada adequada também é uma forma de ter uma iluminação adequada no seu ambiente. As luzes mais quentes, como o branco avermelhado, criam uma sensação de relaxamento, calma e conforto, podendo ser usadas em diferentes ambientes da casa. O branco alaranjado é uma luz neutra e preferida para ambientes como cozinha e, claro, para ajudar na decoração do banheiro.
Outra cor neutra é o branco amarelado, que causa uma sensação de “luz do dia” e é muito usada em escritórios, dando mais concentração às pessoas. Por último, o branco azulado é uma luz fria que deve ser usada em um ambiente que precisa de muita atenção, como sala de estar e jantar.
7. Invista em luminárias de mesa
Ela pode parecer apenas um item decorativo, mas faz muita diferença no momento de iluminar um ambiente e deixá-lo mais atrativo. Muitas vezes elas são usadas em mesas de escritório para ajudar na concentração durante o trabalho. Além disso, você pode usá-las em uma mesa de cabeceira, facilitando durante uma leitura à noite, por exemplo.
8. Busque por auxílio de profissionais
Se ainda sobraram dúvidas sobre como posicionar adequadamente as luzes e criar uma boa iluminação para sua casa, você pode buscar por ajuda de profissionais especializados na área de construção. Eles possuem soluções incríveis, mesmo com as peculiaridades da sua casa, transformando e explorando toda a potencialidade dos cômodos.
Ter um ambiente da casa bem iluminado faz bem?
Assim como nos ambientes de trabalho, ter os espaços da casa bem iluminados também influencia o conforto das pessoas e as atividades realizadas. Além disso, cada ambiente precisa de uma iluminação adequada, trazendo sensações de aconchego, descanso, relaxamento e, claro, concentração e foco.
Alguns dos erros mais comuns no momento de investir na iluminação são exagerar em muitas luzes ou escolher as cores inapropriadas, além de posicioná-las inadequadamente nas paredes ou no teto.
Essas foram as 8 dicas sobre como fazer de forma adequada a iluminação dos ambientes da sua casa. Além de escolher as tonalidades corretas e posicionar as lâmpadas, é preciso contar com móveis e outros itens funcionais para deixar o ambiente ainda mais confortável.
A Cassol conta com uma marca exclusiva de Iluminação para deixar a casa do jeito que você sonhou. São diversos produtos, como abajures, arandelas, perfil de LED, luminárias de teto, lustres e muito mais Conheça a Vitralux.
Gostou do nosso conteúdo? Continue a leitura em nosso blog para mais assuntos como esse. Aproveite e confira nosso artigo sobre decoração balinesa: como fazer na sua casa!