Procurando pelas telhas ideais para sua casa? Pois é, tudo em uma reforma ou construção de uma casa deve ser muito bem ponderado. Para você que tem essa preocupação, estamos aqui para ajudar! Nós da Cassol Centerlar, referência na área de casa, materiais de construção e reforma, separamos os 6 tipos de telhas mais recomendados para você escolher o ideal. Confira a seguir:
Modelos de telhas: veja as características
Todo mundo sabe como é difícil realizar uma escolha sobre um produto que não domina, principalmente quando a seleção envolve modelos diferentes de um mesmo item, como é no caso das telhas para a construção civil.
Há inúmeros tipos que se diferenciam na aplicabilidade e até no design, o que cada detalhe vai te ajudar a garantir a harmonia com o restante da estrutura. Sendo assim, faremos aqui um guia introdutório sobre o assunto com uma lista na qual você poderá escolher entre 6 tipos de telhas de maneira segura e confiável!
1. Telhas cerâmicas
Entre os tipos mais usados no Brasil, temos as cerâmicas, também conhecidas como telhas de barro, as quais têm uma tradição histórica marcante. Essas são produzidas em olarias e são muito recomendadas para uso residencial, pois, além do efeito aconchegante, têm a vantagem de ser resistentes ao calor, sendo ótimos isolantes térmicos.
Essa característica certamente a fez ficar bastante popular, além da maneira simples como é criada, e também em razão do seu valor e excelente custo-benefício. As telhas cerâmicas podem ser revestidas com resina para que sejam mais duráveis e resistir à ação do tempo e de outras intempéries.
Muito usadas no estilo colonial, as telhas de barro, no geral, são criadas em modelos distintos, veja:
- Paulista: uma tela curva, mas estreita;
- Romana: parece que são duas paulistas, feita em um formato para que interlace no telhado;
- Colonial: muito parecida com paulista, mas é reta;
- Francesa: telha de formato singular, parece duas e tem um formato bem reto.
Cada uma tem uma diferença visual específica para o seu telhado, então é bom estudá-las profundamente no momento da compra.
2. Telhas ecológicas
Muitas pessoas sabiamente optaram por um estilo de vida sustentável nos últimos anos, adotando, não só uma rotina, mas também investindo em materiais que sejam ecologicamente corretos. Nesse sentido, o mercado de telhas também tem sua própria variedade sustentável com as ecológicas!
Esse tipo é ideal para quem busca uma construção sustentável, pois pode ser feita com diferentes materiais, a maioria reciclados. Um dos materiais mais clássicos é o tubo de pasta de dente, o qual é rico em componentes como o polietileno de baixa densidade — ideal para a produção de telhas ecológicas.
O alumínio também é muito utilizado na composição desse tipo, bem como a famosa garrafa PET, que pode ser reciclada e reaproveitada para esse fim. Além de todo o benefício sustentável, costumam ser mais baratas que as demais do mercado.
Ah, e vale ressaltar que não é porque são ecologicamente corretas que têm um funcionamento aquém dos outros tipos de telha! A ecológica é muito eficaz, resistente e apresentam uma ótima resistência contra o calor externo.
3. Telhas galvanizadas
Um dos tipos de telhas mais incomuns em residências são as galvanizadas, geralmente usadas para formar a cobertura de alguma área de acesso próxima de um quintal ou garagem. Mais comuns em grandes construções, como galpões ou supermercados, as galvanizadas são baratas, fáceis de montar, fáceis de adaptar para determinados tipos de estrutura e são bem resistentes.
Elas são consideradas uma das mais resistentes do mercado, pois não enferrujam — graças ao processo de galvanização —, porém, entre suas desvantagens e razões pelas quais não são utilizadas em residências, podem esquentar bastante e fazer muito barulho em dias de chuva.
Você pode se interessar também: Guia completo sobre revestimentos!
4. Telhas de fibrocimento
As telhas de fibrocimento, mais conhecidas como Eternit, foram muito comuns na década de 1990. Hoje em dia, essas caíram em desuso e a impopularidade se dá pelo fato de que as mais antigas de fibrocimento eram fabricadas de amianto, material que foi proibido em 2017 por ser prejudicial à saúde.
Atualmente, as telhas de fibrocimento já são fabricadas com outro material, como fibras sintéticas e cimento. Já fica o aviso: caso sua casa seja muito antiga e tenha telhas ou caixa d’água de fibrocimento, então é necessário trocá-la urgentemente.
Esse tipo ainda pode ser o ideal para a sua casa — claro, sem o material que faz mal à saúde —, pois tem excelente isolamento térmico e acústico, são compradas a baixo custo e também podem ser pintadas.
5. Telhas de concreto
Dentre toda a variedade, as de concreto são certamente as mais variadas. Essas telhas podem variar em estilos, em cores e se tornam cada vez mais comuns no mercado devido ao seu alto potencial de design, podendo combinar de maneiras diferentes com inúmeras construções.
Esses tipos são leves, mas muito resistentes, isso faz delas ideais para casas que não têm uma estrutura de madeira muito robusta, assim elas podem suportar as de concreto sem perder no quesito resistência. Essas telhas de concreto também não acumulam água, são pouco porosas e não encharcam em dias chuvosos, contribuindo bastante para sua leveza.
O isolamento acústico das telhas de concreto não é tão bom quanto o das telhas de barro, mas, ainda assim, é decente o suficiente para não ser um problema. Dessa maneira, se você quer opções de cores diferentes, dê uma olhada mais de perto nas telhas de concreto!
Saiba mais: Casa de alvenaria é a melhor opção?
6. Telhas transparentes
Praticamente terminamos nossa tour pelos diferentes tipos de telhas mais tradicionais do mercado, agora vamos olhar apenas mais de perto uma “subcategoria”, pois essa não é feita de nenhum material específico, mas sim de vários, sendo apenas uma diferença no estilo.
Estamos falando das telhas transparentes! Esse tipo é utilizado mais como decoração, afinal, é inviável uma casa de telhas totalmente transparentes, mas, ainda assim, são muito atrativas no mercado. Elas podem ser fabricadas de inúmeros materiais, entre eles:
- Poliéster;
- Policarbonato;
- Vidro;
- PVC.
Dentre todos os materiais, um dos favoritos é o poliéster, dado à facilidade de manipulação do produto. Porém, vai do gosto do freguês e do estilo almejado para a casa.
Como escolher a telha certa para minha casa?
Por fim, chegou a hora de escolher a telha que irá compor a sua casa. Nesse caso, tudo depende da forma como você quer criar o visual da sua residência. Para estilos mais tradicionais, as de cerâmica podem ser o ideal, já para um estilo mais americano, talvez as telhas de concreto sejam uma alternativa bem mais atrativa.
Verifique a durabilidade do material, o design arquitetônico de sua casa, os efeitos do clima no qual o telhado da sua casa está sujeito e outros quesitos do gênero. Dessa maneira, você terá certeza de que está tomando uma decisão assertiva!