Sabe os filmes de ficção científica em que vemos uma casa totalmente automatizada? Ou vídeos de outros países com tecnologias diferentes da nossa e, às vezes, pensamos que é algo difícil de conseguir. Pelo contrário, tornou-se uma realidade presente cada vez mais popular. Mas como exatamente esse conceito funciona e por que deveríamos considerá-lo em nossas casas, projetos de arquitetura ou até mesmo em nossos negócios?
Vamos te explicar! Prossiga com a leitura para mais informações!
O que é automação residencial? Entenda!
Sabe quando alguns objetos têm autonomia em uma casa? Por exemplo, lâmpadas e eletrodomésticos inteligentes? A automação residencial para sua casa nada é exatamente isso.
A “Internet das Coisas” é o que faz os aparelhos da sua casa funcionarem, pois eles estarão conectados na sua internet. É como se seus eletrodomésticos e eletrônicos falassem entre si para deixar a casa toda funcionando de maneira coordenada, como uma casa conectada.
Pensa só: acender as luzes sem precisar levantar, programar a cafeteira para começar a fazer café na hora certa e controlar a música sem sair do sofá. O objetivo é deixar as coisas mais práticas, além de possibilitar que você controle e monitore a casa mesmo quando estiver longe.
Como funciona essa tecnologia?
Primeiro, coloque os dispositivos na sua casa, como algum eletrodoméstico ou as lâmpadas. Depois, use um HUB, que nada mais é do que um centro de controle para coordenar esses aparelhos. Ah, e pode ser um dispositivo físico ou um aplicativo em seu smartphone!
Acender luzes de modo automático é um exemplo de funcionalidade automatizada. Muito prático, não é? Isso pode ser configurado facilmente, tornando o dia a dia mais eficiente.
Por que investir em automação residencial?
Vamos explorar algumas razões pelas quais essa decisão pode ser vantajosa:
Segurança
Os sensores de movimento, junto das câmeras e das fechaduras digitais, dão mais autonomia para você monitorar sua casa de longe e controlar os acessos.
Sustentabilidade
A automação residencial permite que você ajuste o uso de eletricidade, ajudando e contribuindo em uma melhor eficiência energética.
Praticidade
A capacidade de gerenciar diferentes aspectos da casa por meio de um aplicativo no smartphone simplifica tarefas diárias, como: ligar e desligar dispositivos, ajustar a temperatura ou monitorar a segurança.
Conforto
A iluminação inteligente é um exemplo prático de como a automação pode trazer conforto. Você tem mais autonomia para ajustar o grau de intensidade da luz, dando a você mais liberdade em criar ambientes agradáveis e aconchegantes.
Valorização do imóvel
Todos os diferenciais colocados na sua casa são um atrativo e aumentam o valor do imóvel, já que os recursos são equipados com a mais alta tecnologia.
4 Exemplos de automação residencial
A automação pode ser dividida em diferentes segmentos. Você pode ver os seguintes exemplos:
1. Iluminação automatizada
Com os sistemas de iluminação automatizados, com lâmpadas smart, você consegue configurar tudo para se adaptar às suas atividades, como assistir TV ou ler.
Não deixe de conferir nosso guia completo sobre como fazer projeto de iluminação em 5 passos!
2. Controle de acesso
Com as fechaduras digitais, você tem mais segurança na sua residência, permitindo que apenas você tenha acesso por meio do smartphone ou senhas.
Isso é particularmente útil para gerenciar quem entra e sai, permitindo o compartilhamento de códigos temporários para visitantes ou serviços de entrega. Ah, e sabe as notificações em tempo real? Você consegue recebê-las! Assim, visualiza melhor as atividades na entrada da casa.
3. Janela inteligente
As janelas podem ser programadas para abrir e fechar em horários específicos, otimizando a ventilação e contribuindo para o equilíbrio térmico da casa. Sensores embutidos podem fazer as janelas abrirem ou fecharem sozinhas para manter a temperatura agradável dentro de casa.
Inclusive, se você está pensando em adquirir um ar, confira nosso post sobre as principais vantagens de ter ar-condicionado!
4. Sistema de segurança
As câmeras de segurança, sensores e alarmes podem ser usados para proteger a casa. Esses sistemas podem enviar mensagens rápidas para celulares, permitindo que as pessoas acompanhem e ajam em tempo real.
Quanto custa para fazer a automação residencial?
Para fazer automação em casa, pode ser caro e depender do tamanho e tipo de tecnologia que você quer. Antes de iniciar o projeto, é recomendável fazer um levantamento das suas necessidades específicas e discutir com profissionais da área para obter um orçamento mais preciso.
Dessa forma, você poderá tomar uma decisão informada sobre o investimento necessário para trazer automação à sua residência. A Cassol Centerlar conecta você a profissionais qualificados de forma rápida e segura. Fale com um de nossos especialistas que nós buscamos a solução. Acesse a plataforma do Zapti e aproveite.
Leia também: Iluminação de ambientes – aprenda a fazer de forma adequada.
Embora o investimento inicial possa variar dependendo do tamanho da propriedade e dos recursos desejados, muitos consideram que os ganhos em termos de conforto e conveniência justificam o custo a longo prazo.
Não deixe de conferir outros posts aqui do nosso blog sobre dicas para casa, decoração, construção e reforma e muito mais.
Nos vemos no próximo post!