Dono de um brilho intenso, o porcelanato polido garante um charme único aos espaços e, não à toa, é um dos mais escolhidos para compor ambientes residenciais e comerciais. Mas, para conservar a beleza do produto, como deve ser feita a limpeza?
Caso tenha instalado o item e deseja saber como mantê-lo sempre com a aparência de novo, este post vai te ajudar. Nele, listamos dicas de como limpar porcelanato polido, quais produtos podem ser usados, o que não usar e outras recomendações. Continue a leitura e confira!
1. Comece com a retirada do pó da superfície
O primeiro passo para realizar a limpeza do piso é garantir que a superfície esteja sem nenhum resquício de poeira. Caso esteja sujo, ao invés de limpá-lo, você o deixará ainda mais sujo. Para isso, é possível usar um aspirador de pó ou uma vassoura com cerdas macias.
Ainda não conhece esse tipo de piso? Preparamos um conteúdo com tudo sobre o porcelanato polido para te ajudar na escolha. Aproveite!
2. Separe os produtos de limpeza
A próxima etapa é preparar a mistura que será usada na superfície. Aqui, os materiais usados são: um balde, uma colher (sopa) de detergente neutro e água. Junte todos os itens no recipiente e reserve.
3. Passe a mistura no porcelanato polido
Depois, basta mergulhar um pano limpo na mistura com detergente neutro e água e passar por todo o piso polido. Aconselhamos que faça o passo a passo um cômodo por vez.
4. Retire todo o produto
Para não ficar manchas, use outro pano úmido para retirar todo o detergente do porcelanato. Caso seja necessário, realize a etapa por mais de uma vez.
5. Seque o piso para finalizar a limpeza
O último passo é secar o piso com um pano seco. O resultado será um porcelanato bonito e brilhante.
Quais produtos podem ser usados na limpeza do porcelanato polido?
Seja para tirar manchas do porcelanato ou realizar a limpeza no dia a dia, existem os produtos certos para usar no item. Na lista de opções, estão:
Vinagre de álcool
O vinagre de álcool é ideal para quem deseja remover sujeiras densas, como as que ficam após a obra. Além disso, o produto também é recomendado para eliminar manchas no piso.
Para usá-lo, você deve diluir o líquido na água, aplicar uniformemente no porcelanato e aguardar cinco minutos antes de retirar. Se você nunca usou vinagre antes, a nossa dica é realizar um teste para ver como o produto reage na superfície, já que cada porcelanato pode responder de uma forma.
Detergente alcalino
Outra maneira de limpar porcelanato polido é com detergente alcalino, um tipo de produto que possui pH entre 7 e 14. Em razão dessa característica, ele consegue remover diversas sujeiras, como manchas de vinho, por exemplo.
Removedor de tinta
O removedor de tinta também é uma excelente alternativa, principalmente após a pintura dos cômodos. No entanto, é necessário optar por uma opção feita exclusivamente para a limpeza desse tipo de piso.
Bicarbonato
Fácil de ser encontrado, o bicarbonato está na lista de materiais mais usados para limpar porcelanatos. Na hora de usá-lo, pegue um balde com água e dissolva uma colher (sopa) do produto. Feito isso, siga o mesmo passo da limpeza com detergente neutro.
Água morna com detergente neutro
A água morna em conjunto com o detergente neutro é a melhor solução para quem deseja saber como limpar porcelanato polido engordurado. Basta esquentar a água, incluir uma colher (sopa) de detergente e passar nos cômodos. Retire a mistura com um pano úmido e conclua com um seco.
Quais materiais não usar durante a limpeza?
Além dos produtos certos, existem os materiais que não podem ser usados, sendo eles:
- Vassouras e escovas com cerdas grossas;
- Sabão em pó;
- Ceras;
- Lado verde da esponja;
- Ácidos, como a acetona;
- Itens para tirar ferrugem;
- Soda cáustica.
Como limpar o porcelanato polido após uma obra?
Antes de tudo, você deve aguardar a argamassa secar por completo antes de iniciar a limpeza do piso. Após a secagem, use um material macio umedecido para retirar a sujeira mais grossa do porcelanato. Depois de concluir a etapa, escolha um dos produtos indicados e siga as etapas compartilhadas.
Se você ainda não iniciou a obra e está em dúvida sobre qual é o melhor porcelanato, indicamos que leia sobre as diferenças entre o piso polido e acetinado.
O que não fazer na limpeza de um porcelanato?
Agora que já sabe quais produtos usar e evitar, listamos algumas dicas sobre o que não fazer na hora de limpar todos os tipos de porcelanatos. Confira:
Evite usar o mesmo pano em todos os cômodos
Ao usar o mesmo pano em todos os espaços, a sujeira dos cômodos será transferida e, consequentemente, não será possível obter o resultado desejado. Sendo assim, use, no máximo, o mesmo pano em apenas dois ambientes.
Deixar o produto de limpeza na superfície
Colocar o produto no piso e deixar o piso agir não deixa o item mais limpo, pelo contrário, pode manchar a superfície. Por esse motivo, indicamos que a limpeza seja feita em um ambiente de cada vez. Além disso, para garantir que as manchas não ocorram, prefira produtos neutros e sem coloração.
Como conservar a beleza do porcelanato polido?
Apesar de parecer uma tarefa difícil, manter o seu porcelanato sempre bonito não é impossível. Para alcançar o feito, basta realizar a limpeza periódica dos espaços, evitando o acúmulo de sujeiras, e escolher os materiais corretos.
Agora que sabe como limpar piso polido, temos certeza de que o produto ficará sempre com a aparência de novo, assim como no dia em que foi entregue. Caso ainda não tenha feito a compra, temos uma seção exclusiva com porcelanatos polidos. Trata-se de alternativas das melhores marcas do mercado, como a Málaga, marca exclusiva da Cassol Centerlar.
Para quem procura por revestimentos com mais economia sem abrir mão da qualidade e do estilo, a Ilhabella é a escolha certa. É uma das marcas exclusivas Cassol que apresenta uma linha completa de pisos cerâmicos e azulejos com o melhor custo-benefício que o seu projeto merece.
Se ainda restarem dúvidas sobre o assunto, compartilhe nos comentários que vamos respondê-las o quanto antes. Até mais!