Quem não ama ir para a cozinha e preparar deliciosos pratos? O ambiente da casa mais prático e funcional, mas que merece muita atenção quando falamos em organização.
Saber como organizar a cozinha é um grande passo para tornar esse espaço ainda mais relaxante e proveitoso para todos da casa. No post de hoje, a Cassol Centerlar trouxe para você dicas para organizar a cozinha, que vão desde a organização de armários até a de alimentos. Confira mais detalhes abaixo!
1. Tenha somente o necessário
Quando você está organizando a sua cozinha, sempre encontra um monte de coisas que nem lembrava mais que estava ali, não é? Por isso, a primeira tarefa no momento de organizar é manter os itens mais necessários.
Principalmente em cozinhas compactas, é interessante você esvaziar todos os compartimentos de sua cozinha e fazer uma limpeza. Essa parte serve para armários com utensílios, alimentos e também para eletrodomésticos.
2. Organize as gavetas e armários
É comum que muitos armários não tenham divisórias nas gavetas, mas mesmo assim é possível organizar tudo. Você pode, por exemplo, usar organizadores feitos especialmente para isso, que podem ser encontrados em diferentes materiais!
No site da Cassol Centerlar, por exemplo, você encontra vários produtos organizadores da Casa&Ideia, que reúne organizadores para todos os cômodos da casa, não sendo somente para cozinha! Essa é uma marca que traz muita versatilidade, itens funcionais, praticidade e economia.
3. Categorize os itens
Outra dica para organizar a cozinha é fazer uma categorização dos itens presentes em qualquer tipo de cozinha. Por exemplo, você pode organizar os utensílios de cozinha em um lugar e os temperos em outro, facilitando e muito no momento de escolher aquilo que mais precisa.
A categoria também pode ser feita por itens semelhantes, como conchas, colheres de pau, batedores, etc. A ideia fica ainda mais interessante quando usamos organizadores específicos para cada um desses utensílios.
4. Organize por frequência de uso
Além de separar os itens mais necessários, é interessante, ao organizar a sua cozinha, escolher e ordenar os itens de maior frequência de uso. Por exemplo, objetos com menor frequência são colocados em locais mais altos da sua cozinha, deixando os de maior uso em locais de mais fácil acesso.
5. Pendure os utensílios de cozinha
Outra boa ideia para organizar a sua cozinha é pendurar os utensílios de cozinha, como conchas e espátulas, que costumam ficar jogados em uma gaveta repleta de outros utensílios maiores.
Para isso, você pode pendurar ganchos em áreas de fácil acesso e próximas, para facilitar o uso. O mesmo pode ser feito com xícaras e canecas, pendurando-as em uma parede próxima ao balcão.
6. Atente-se aos espaços esquecidos
Quando falamos em como organizar a cozinha, é preciso usar a criatividade. Para esses momentos de inspiração, uma ótima ideia é fazer o uso de alguns espaços esquecidos.
Esses espaços vazios podem servir para várias coisas, como ganchos ou então guardar itens como luvas de forno, tábuas de corte, peneiras, etc.
7. Guarde os temperos em locais diferentes
Os seus temperos podem receber um local mais adequado e apropriado para armazenamento. Eles podem ser armazenados em um local como as prateleiras ou armários suspensos, otimizando ainda mais o espaço livre.
Além disso, é importante que todos eles estejam rotulados e descritos para que não haja confusão tanto no momento de consumir quanto na hora de repor o que está faltando.
8. Organize dentro dos armários
Quando organizar seus pratos, copos, taças e travessas, lembre-se de que eles ficam melhor postos em prateleiras. Também é preciso avaliar o tamanho do espaço para começar a organizar. Por isso, procure fazer pilhas diferentes para pratos mais rasos e fundos, empilhando também as tigelas.
9. Aproveite espaços na vertical
No momento de aproveitar os espaços na vertical para fazer a organização da sua cozinha, é preciso pensar em fácil acesso e segurança. É importante que tudo esteja bem fixado para evitar o risco de acidentes. Você pode considerar adicionar prateleiras tanto nas paredes quanto dentro dos próprios armários.
10. Faça o uso de etiquetas
Fazer o uso de etiquetas ajuda no momento de identificar os itens, tornando a rotina mais prática durante o dia a dia. Você pode fazer o uso de etiquetas em recipientes, como potes de vidro.
Além disso, prateleiras, gavetas, temperos, condimentos e despensa são outras áreas que não podem ficar de fora da etiquetagem da sua organização de cozinha.
Viu como nós trouxemos dicas super fáceis que tornam a sua cozinha num local mais confortável e prazeroso? Em nosso site, você pode encontrar diferentes itens para ajudar na organização da cozinha!
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais para mais informações sobre a Cassol Centerlar e de continuar acompanhando o nosso blog para mais conteúdos que você não pode perder, como: devo colocar revestimento na cozinha? Veja prós e contras!
Esperamos que o post tenha ajudado e nos vemos até a próxima!