Mesmo com as diversas tecnologias de aquecimento solar, o bom e velho chuveiro elétrico e eletrônico ainda faz parte de muitas casas por parte dos brasileiros.
Esse tipo de chuveiro faz o uso de uma resistência elétrica, que deixa a água quente e perfeita para dias de inverno. O problema é que, se não for usada corretamente, pode acabar danificando e tendo sua vida útil reduzida.
Nós vamos te mostrar 6 dicas de como evitar a queima da resistência do chuveiro.
Confira a voltagem
A voltagem determina a quantidade de energia elétrica que o seu chuveiro precisa para funcionar.
Sempre que instalar ou trocar o seu chuveiro, confira a voltagem da sua casa ou apartamento, já que os chuveiros podem vir em diferentes configurações de voltagem, como 110V ou 220V. Conectar o eletro com a voltagem errada é o que faz a resistência do chuveiro queimar.
Evite banhos demorados
Os banhos demorados também são motivos de ter um chuveiro queimando resistência. Além disso, banhos demorados com água quente no inverno podem ser prejudiciais para a pele.
Quando a água está mais fria, como é comum no inverno, a resistência do chuveiro precisa fazer um esforço maior para aquecê-la até a temperatura desejada. Isso significa que a resistência está funcionando por mais tempo e com uma demanda de potência maior do chuveiro.
Para você que adora demorar um pouquinho mais no banho, confira nosso post sobre opções de banheiras relaxantes para SPA e criar sua casa num verdadeiro refúgio.
Atente-se às quedas de energia
Sim, as quedas repentinas de energia ou até mesmo oscilações também é o que faz a resistência do chuveiro queimar. E como evitar a queima da resistência do chuveiro nesses casos? Nós recomendamos instalar dispositivos de proteção, como protetores de surto ou disjuntores, que ajudam a evitar os danos causados por picos de energia.
Além disso, em áreas onde quedas de energia são frequentes, considerar a instalação de um sistema de alimentação de emergência ou um nobreak pode garantir que o chuveiro elétrico continue funcionando mesmo durante interrupções no fornecimento de energia.
Evite ficar muitos dias sem ligar o chuveiro
Quando um chuveiro fica muito tempo sem ligar, isso pode causar problemas de corrosão e acumulação de resíduos nos componentes internos, incluindo uma resistência queimada.
E depois de ficar um tempo sem ligar o chuveiro, uma forma de como saber se a resistência do chuveiro queimou é ligando primeiro na água fria e, após um tempo, mude para quente. Se nada mudar, a sua resistência para chuveiros pode estar queimada.
É recomendável ligar o chuveiro pelo menos uma vez por semana, mesmo que não seja necessário usá-lo para tomar banho, apenas para garantir que a água flua através do sistema e ajudar a evitar problemas de corrosão e acúmulo de resíduos.
E se você está procurando por alguns modelos de chuveiro, confira no blog nosso post sobre o melhor chuveiro elétrico para se ter!
Evite banhos em altas temperaturas
Quando a temperatura do chuveiro é ajustada para níveis muito altos, a resistência elétrica dentro do chuveiro é submetida a uma carga maior, o que acaba deixando a resistência queimada. Isso pode causar um desgaste mais rápido da resistência, aumentando a probabilidade de queima prematura.
Portanto, é recomendável ajustar a temperatura do chuveiro para um nível confortável, evitando configurações extremamente quentes. Isso não apenas protege a resistência do chuveiro.
Se preferir água mais quente, é aconselhável instalar um sistema de aquecimento de água separado, como um aquecedor a gás. Confira aqui mesmo em nosso blog o post sobre a instalação de aquecedor a gás!
Saiba qual pressão de água é suportada
A pressão da água é a força com que a água flui através do chuveiro. Alguns chuveiros podem suportar uma pressão maior, enquanto outros podem ser mais sensíveis.
E para saber como evitar a queima da resistência do chuveiro é verificar a pressão de água suportada pelo chuveiro é essencial para evitar danos à estrutura e aos componentes internos.
Caso a pressão de água exceda a capacidade do chuveiro, isso pode resultar em vazamentos, rachaduras ou, até mesmo, em uma falha completa do sistema.
Clique para ler também: Como funciona aquecedor a gás?
Por que o chuveiro queima?
A resistência do chuveiro é projetada para aquecer a água conforme ela passa por ela. Porém, com o acúmulo de alguns minerais como calcário e outros sedimentos presentes na água, tudo isso pode acabar ficando na resistência. Isso cria uma barreira que dificulta a transferência de calor, fazendo com que a resistência trabalhe mais para aquecer a água.
Esse esforço adicional pode causar superaquecimento e, eventualmente, levar à queima da resistência.
Você também pode se interessar: Qual a diferença entre chuveiro elétrico e a gás?
Como saber se a resistência do chuveiro queimou?
Um dos indicadores mais comuns é a falta de água quente saindo do chuveiro, mesmo quando a temperatura está ajustada para um nível alto. Além disso, você pode notar uma redução significativa na pressão da água ou até mesmo água saindo apenas fria, indicando que a resistência não está mais funcionando.
Se você suspeitar que a resistência queimou, é recomendável desligar imediatamente a energia elétrica do chuveiro e chamar um profissional qualificado para avaliar e, se necessário, substituir a resistência.
Gostou de saber mais sobre como evitar a queima da resistência do chuveiro? Essas foram algumas dicas para você salvar o seu chuveiro elétrico e a sua resistência.
Na Cassol Centerlar, você encontra tudo que precisa para o seu banheiro, como chuveiros e duchas, cubas, torneiras e misturadores, vasos sanitários, acessórios e muito mais. Não deixe de conferir nossas marcas exclusivas como Addra e Hidrofama. Passa na Cassol e aproveite!