A tecnologia hoje está presente em diferentes indústrias pelo mundo, como a de telecomunicações, biotecnologia, produtos eletrônicos, aeroespacial e entre outros. Ela não podia estar de fora de uma das principais indústrias do mundo e responsável pela geração de milhões de empregos, a construção civil.
Ter tecnologia na construção civil garante um uso mais cauteloso de materiais, mão de obra e também do tempo, facilitando muito a gestão do projeto, que vai desde o orçamento até a execução.
Mas você sabe exatamente por que ela é tão importante para a construção civil? No post de hoje, a Cassol Centerlar te mostra tudo sobre as tecnologias, além das vantagens que ela pode trazer para o dia a dia dos construtores, engenheiros e arquitetos. Confira mais detalhes logo abaixo.
Afinal, o que é tecnologia da construção?
Podemos dizer que a tecnologia em construção civil está atrelada a uma gama de áreas, que vão desde a engenharia civil a arquitetura, como automação e gestão de projetos, com o objetivo de melhorar a eficiência, qualidade e sustentabilidade das construções.
Algumas dessas tecnologias estão relacionadas a impressão 3D de edifícios, utilização de materiais inovadores e a integração de tecnologias digitais.
Confira também: Construção modular – o que é? Saiba como é feita
Por que a tecnologia é tão importante na área de construção civil?
Um dos principais motivos da tecnologia ser tão importante para a construção civil é a capacidade de prevenir e reduzir os riscos em um projeto em andamento. São sistemas que controlam todas as etapas do projeto e conseguem resultados que medem o desempenho e rendimento da equipe e até mesmo dos materiais durante a obra.
Com o controle de dados, por exemplo, é possível acompanhar todos os gastos de equipamentos, mão de obra, materiais e outros, e dessa forma, não acontecem surpresas indesejadas no final do projeto, como o valor total da obra.
Como a tecnologia pode ajudar na construção?
Muitas das etapas em uma construção exigiriam muito tempo se fossem feitas de maneira totalmente manual. Com o uso das novas tecnologias na construção civil, é possível reduzir e muito o período de determinadas atividades.
Com isso, aparecem oportunidades de reduzir o cumprimento de alguns prazos e até mesmo resolver imprevistos, como na colocação de um piso poroso ou piso grés.
A tecnologia também pode ajudar e muito quando falamos de segurança. Fazer o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletivo), que além de obrigatórios, auxiliam no monitoramento de algumas atividades e previnem perdas, processos contra a empresa construtora e, claro, dão proteção à vida.
Saiba quais são as tecnologias mais usadas na construção civil
As tecnologias podem transformar uma construção e trazem diferentes benefícios para diferentes etapas construtivas. Abaixo você confere um pouco mais sobre quais são essas tecnologias:
Digital Twins
Com o Digital Twins (Gêmeos Digitais) é possível prever falhas na construção antes mesmo dela sair do papel. Esse é um software que é capaz de fazer uma representação virtual em tempo real de um objeto ou qualquer processo físico, ou seja, a tecnologia é capaz de simular o desempenho de uma edificação que está sendo planejada.
Drones
O drone é um equipamento muito utilizado e principalmente em obras de grande escala. Eles são utilizados para entender melhor as distâncias, avaliar terrenos, mapear e muito mais. Além disso, o drone também pode ajudar as empresas de construção a vender seus empreendimentos, pois possuem muitas imagens áreas e panorâmicas.
Realidade aumentada
Ainda falando da área das vendas, a tecnologia pode auxiliar as empresas com uma simulação virtual da construção em vez de mostrar somente a planta. Outra forma é usar a realidade aumentada para visualizar melhor o canteiro e em tempo real.
Bioconcreto
Um dos materiais que mais se destacam é atualmente o bioconcreto. Ele é conhecido também como concreto vivo ou concreto inteligente, criado especificamente como uma solução para rachaduras no concreto.
O bioconcreto é feito de bactérias ou microorganismos que são incorporados ao material durante o seu processo de fabricação. Então, quando existe uma rachadura ou fissura, esse composto orgânico é ativado e liberado uma espécie de calcário.
Leia também: alvenaria – guia completo sobre o sistema construtivo
Sistemas em nuvens
A armazenagem em nuvem significa que um arquivo está guardado online e qualquer dispositivo pode acessar o documento. Esse sistema de armazenagem é usado como uma forma de proteção e somente pessoas autorizadas conseguem acessar.
Máquinas automatizadas
As máquinas automatizadas conseguem ser controladas por funcionários qualificados, permitindo que a obra tenha muito mais agilidade e que outros funcionários tenham mais segurança. Atividades perigosas demandam máquinas automatizadas, evitando que o funcionário se exponha aos riscos.
Quais as vantagens do uso da tecnologia na construção?
Muitas tecnologias têm aparecido para otimizar o tempo, tanto na mão de obra quanto na gestão do projeto. Tudo o que antes era feito de maneira manual agora vem sendo implementado com softwares e outras tecnologias, o que traz uma série de vantagens para a construção, como:
- Melhoria de qualidade dos projetos;
- Redução de custos;
- Gerenciamento otimizado de estoque;
- Exportação estratégica e ágil dos relatórios de progresso;
- Melhor relacionamento entre cliente e fornecedor.
A construção civil evoluiu ainda mais com a implementação de novas tecnologias no seu processo, seja por meio de otimizações na produtividade, melhor qualidade dos projetos ou diminuição de custos.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário sobre o que achou de conhecer mais sobre essas tecnologias e não deixe de conferir outros posts do nosso blog!