Escolher o tipo de piso pode até parecer fácil quando se está colocando o planejamento da casa no papel, mas, no momento de ir para a prática e escolher qual fica melhor, muitos pontos devem ser levados em consideração, como o tipo de revestimento, a durabilidade e, principalmente, o custo.
Escolher um piso ou porcelanato tradicional, é ok, mas existem modelos que podem ser usados para revestir o piso já existente, por exemplo, o porcelanato líquido, que também é conhecido como piso epóxi. Esse porcelanato é uma espécie de resina que quando colocada sobre o piso ou revestimento, dá um aspecto mais espelhado, porém mais resistência e durabilidade.
E, além de dar mais resistência para o seu piso, ele é bem fácil de limpar e o melhor de tudo é que você não mais precisar se preocupar com os rejuntes. Mas o que é exatamente esse material? A sua aplicação é difícil?
No post de hoje, a Cassol Centerlar preparou para você um conteúdo completo sobre o porcelanato líquido, qual a sua diferença entre o porcelanato convencional, como é feita sua aplicação e todas as suas vantagens. Continue a leitura e confira!
O que é porcelanato líquido, afinal?
Por mais que tenha ‘porcelanato’ em seu nome, ele é feito a partir de uma mistura de três elementos: resina de poliuretano ou resina de epóxi, componente autonivelante e catalisador.
É semelhante a uma cerâmica brilhosa e esse tipo de porcelanato consegue criar uma camada de 1 a 5mm de espessura em relação ao solo. Com isso, é possível criar uma variedade de efeitos com ele, como o de piso 3D.
Qual a diferença entre porcelanato líquido e o convencional?
As principais diferenças entre esses dois tipos estão na aplicação e composição. O porcelanato tradicional é aquele instalado com peças sólidas e em placas sobre o piso, enquanto o porcelanato líquido é aplicado diretamente no chão, ainda em estado líquido, criando uma camada contínua, e ainda sem emendas depois do processo de secagem e cura.
E, como sabemos, esse material não é feito de uma porcelana real, e sim de resinas em epóxi ou poliuretano. Já o porcelanato tradicional pode ser feito de diferentes materiais, tendo uma variedade em texturas, cores, padrões de desenhos, etc.
Como é feita a aplicação?
Por mais que a aplicação desse revestimento seja um pouco elevada, ele é super simples de fazer, mas não significando que não precisa de cuidados. Por exemplo, se você está pensando em uma nova ideia de decoração de cozinha e deseja aplicar o porcelanato líquido, não será necessário retirar o piso atual.
Porém, existem alguns ambientes que será preciso reavaliar o tipo do piso e retirá-lo, como nos ambientes com piso vinílico, que não será possível aplicar de maneira adequada o epóxi. Pensando no quarto com revestimento em madeira? Também não será possível.
Antes de fazer a aplicação, é preciso conferir se o local está totalmente limpo. Caso deseje colocar o porcelanato líquido na garagem, por exemplo, é necessário remover qualquer mancha de óleo ou resíduos de borracha de pneu.
Passo a passo para aplicar o porcelanato líquido
Lembrando que esse não é um passo a passo ou um guia completo de revestimento, mas é apenas uma instrução de como ocorre a aplicação.
Para começar, uma das ferramentas para a aplicação são: espátula, sapato de prego, rodo dentado, rolo quebra-bolhas e EPI’s (luvas, máscara e óculos). Depois, acontece a aplicação:
- Misture super bem os dois componentes que estão descritos no rótulo, deixando uma mistura bem homogênea. Agora, com o Primer em mãos, aplique no piso de maneira uniforme;
- Você terá de deixar o processo curar por 24 horas. Após esse período, será necessário lixar e limpar a área para poder receber o porcelanato líquido;
- Momento de usar o rodo dentado: misture os componentes do kit do porcelanato líquido e espalhe tudo, de forma que cubra o piso;
- Agora, use o quebra-bolhas para uniformizar o resultado;
- Para evitar que a poeira ou outros detritos tomem conta do ambiente, feche as portas e janelas;
- Espere o material secar por aproximadamente dois dias. Para colocar os móveis novamente, o ideal é uma espera de até uma semana;
Sobrou um pouquinho da mistura do porcelanato líquido? Nada de colocar novamente na caixa. Tanto a mistura quanto o rolo devem ser jogados fora.
Conheça as vantagens de ter porcelanato líquido!
Uma das principais vantagens de ter o porcelanato líquido na sua casa é de que ele é feito em uma única camada, ou seja, não tem juntas e evita o acúmulo de sujeiras. Além disso, ele também:
- Pode ser aplicado em diferentes revestimentos sem perder a qualidade;
- Está disponível em diferentes cores, já que é transparente e pode ser personalizado;
- Não absorve manchas;
- É super resistente e tem ótima durabilidade;
- É resistente ao calor;
- Dispensa o uso de cera;
Fique por dentro das desvantagens
- Custo: O porcelanato líquido pode ser mais caro do que outras opções de revestimento, especialmente se forem necessárias preparações adicionais da superfície.
- Tempo de Cura: O processo de cura pode levar vários dias, durante os quais o espaço não pode ser utilizado, o que pode ser inconveniente.
- Riscos de Aplicação: A aplicação requer habilidades técnicas e conhecimento especializado. Erros durante o processo de aplicação podem resultar em imperfeições na superfície final.
Leia também: Reforma de casa – tudo o que você precisa saber antes de começar!
Esse é um tipo de piso em tendência e a camada feita em resina epóxi garante muito mais resistência, elegância e brilho para o ambiente. Ele tem se tornado cada vez mais popular devido às possibilidades de adaptação e personalização com diferentes cores e texturas.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário sobre o que achou de conhecer mais um pouquinho sobre o porcelanato líquido e continue a leitura em nosso blog para conferir outros posts sobre dicas para casa, decoração, sobre revestimentos e muito mais.
E se quiser dar uma olhada em porcelanatos e suas variações, confira em nosso site as opções que a Málaga tem para você! Seja nas lojas físicas da Cassol Centerlar, pelo site ou através do WhatsApp, estamos aqui para ajudá-lo a transformar seus sonhos em realidade. Temos tudo pra obra, tudo pra casa!