Entre vinílico e laminado, qual piso escolher? Entenda as diferenças
Se você pretende construir ou reformar, precisa saber a função, as vantagens e as desvantagens dos materiais que serão utilizados. Dentre eles, podemos citar os pisos que servem para revestir o chão da casa ou do apartamento. Nesse caso, existem diversos tipos de pisos, como vinílico ou laminado.
Os dois têm a mesma função, mas apresentam características diferentes. Além disso, cada um deles tem prós e contras que devem ser levados em consideração na hora de comprar. Por isso, neste texto, vamos apresentar todas as diferenças entre vinílico e laminado para que você possa escolher a melhor opção para a sua obra.
Então, continue a leitura e confira!
Vinílico e laminado, qual a diferença?
O piso pode ser o diferencial do seu lar, pois ele deixa o ambiente mais aconchegante e, ao mesmo tempo, moderno. Mas a escolha do melhor tipo depende do ambiente onde ele será instalado. Por isso, é necessário saber tudo sobre ele antes de colocar a mão na massa.
O laminado é semelhante esteticamente a madeira, bem como tem a mesma função térmica. Porém, ele é feito de HDF (High Density Fiberboard) que, por sua vez, é um material sintético rígido que imita a madeira de alta densidade. Além disso, é revestido com um adesivo para ficar com um melhor acabamento.
Devido ao material do laminado, ele não pode ser utilizado em ambientes úmidos e molhados, como banheiro ou lavabo. Isso porque ele não é tão resistente a água. Por isso, ele é ideal para instalação em quartos, salas e ambientes internos.
Já o piso vinílico, é altamente durável, acústico e térmico. Ele é feito em PVC, ou seja, é produzido em plástico com várias camadas, oferecendo um acabamento mais flexível, confortável e macio e muito resistente a água. Dessa forma, ele pode ser instalado em ambientes mais úmidos, como banheiro, lavabo e área externa.
Ambos são altamente duráveis e acessíveis e, ainda, imitam outros materiais, como madeira, ladrilho e pedra. Mas apresentam suas próprias vantagens e desvantagens. Então, confira abaixo as principais informações sobre eles.
Vantagens e desvantagens do piso vinílico
Vamos começar falando sobre as vantagens do vinílico:
- Baixa necessidade de manutenção;
- Variedade de cores, texturas e tamanhos;
- Alta resistência a água;
- Antialérgico e antichamas;
- Não precisa de cera;
- Resistente à mancha;
- Rápida instalação;
- Fácil limpeza e baixa retenção de poeira;
- Conforto térmico e acústico;
- Altamente durável.
Já as desvantagens são:
- Preços costumam ser mais elevados;
- Baixa resistência a atritos.
Vantagens e desvantagens do piso laminado
No caso do piso laminado, podemos citar como vantagens:
- Resistência a atritos e riscos;
- É isolante térmico e hipoalergênico;
- Alta durabilidade;
- Preços mais acessíveis;
- Fácil instalação e limpeza;
- Diversas opções de cores e formatos.
Por fim, as desvantagens desse piso são:
- Baixa resistência a água;
- Facilidade para propagar sons;
- Se deforma ao contato com o sol.
Tire suas dúvidas sobre esses tipos de revestimento
Para comprar esses pisos, é essencial conhecer algumas informações principais. Então, chegou o momento de você tirar as dúvidas sobre vinílico ou laminado:
Qual é mais fácil de limpar?
Nesse caso, o piso mais fácil de limpar é o vinílico, pois ele é altamente resistente à água e não retém poeira com facilidade. Dessa forma, você pode passar um pano úmido sem preocupação. Já o piso laminado, tem baixa resistência a umidade, por isso é ideal limpar com aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias.
Como é a instalação?
O piso laminado tem vantagem em comparação com o vinílico. O primeiro pode ser instalado no sistema de cola e clique. Além disso, pode ser aplicado sobre o piso existente, desde que ele esteja nivelado. Por outro lado, o vinílico pode ser colado com cola ou adesivo e precisa ser fixado no chão, além disso, dependendo da m², a instalação pode ser feita em 1 dia apenas!
Qual é o ideal para quem tem pet?
O piso ideal para quem tem pet é o vinílico, especialmente, devido a sua alta resistência a água. Isso porque tem fácil limpeza, basta apenas passar um pano úmido para remover o xixi, e, ainda, é antialérgico e confortável para os animais.
Quanto custa cada um deles?
Em relação ao piso vinílico ou laminado e o preço, podemos dizer que o laminado tem um ótimo custo-benefício, já que ele pode ser aplicado sobre o piso já existente e tem um custo menor. Por outro lado, o vinílico exige uma preparação maior do chão para que ele possa ser instalado com sucesso.
Por fim, analisando os dois pisos podemos concluir que ambos são duráveis, têm baixa necessidade de manutenção, possuem variedade de cores e rápida instalação. Porém, o vinílico é mais confortável ao pisar, tem o nível de ruído mais baixo e a limpeza é facilitada. Já o laminado também tem pontos de atenção, como nível de ruído maior e, ainda, não pode ser lavado.
Agora que você já sabe tudo sobre vinílico ou laminado, fica mais fácil escolher o ideal para o seu ambiente. Então, não deixe de conferir no nosso site os pisos e revestimentos disponíveis e aproveite para compor o seu lar com os melhores produtos do mercado.
Até o próximo post!