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Inbound Marketing para arquitetos: invista na jornada do cliente

Cassol Centerlar

4 de abril de 2024

Arquitetos

Início » Arquitetos » Inbound Marketing para arquitetos: invista na jornada do cliente

Em um universo marcado pela inovação e dinamismo, arquitetos e designers buscam não apenas a excelência criativa, mas também estratégias de marketing eficientes. Dessa forma, compreender a “Jornada do Cliente” e incorporar o “Inbound Marketing” torna-se fundamental para gerar negócios e destacar-se no mercado.

Nesta leitura vamos explorar como esses conceitos se conectam, oferecendo insights práticos para os profissionais da arquitetura.

A Jornada do Cliente

A jornada do cliente é a experiência completa do consumidor com uma empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda. Essa compreensão permite que as organizações gerem valor durante todo o processo de compra, participando ativamente desse processo, educando o mercado e a audiência.

Casal pesquisando no notebook após ser atraído por ações de Inbound Marketing

Na área da arquitetura, onde a estética e a experiência são essenciais, a jornada vai além de uma simples aquisição de um serviço, ela envolve a vivência do cliente desde a identificação de uma necessidade até a consolidação de uma parceria duradoura.

Etapas da jornada do cliente dentro do inbound marketing

Aprendizado e Descoberta

Momento em que o consumidor ainda não compreende completamente seu problema, como por exemplo: ainda não entende qual estilo busca, linha de trabalho e até valores a investir. O Marketing de Conteúdo de sua empresa torna-se essencial para fazê-lo descobrir esse problema, uma vez que você trará tendências, soluções e possibilidades arquitetônicas.

Consideração da Solução

Os potenciais clientes já estão cientes do problema, sabem o estilo que gostam e buscam soluções em profissionais que projetam nesses estilos. É a oportunidade de oferecer conteúdo que os ajude a explorar e entender suas necessidades.

Decisão de Compra

Nesta etapa, os potenciais clientes analisam as soluções disponíveis, transformando-se em oportunidades de venda. É crucial apresentar abordagens diferenciais do escritório.

Fidelização

O momento em que as oportunidades de venda se tornam clientes. Manter o relacionamento e superar expectativas contribuem para uma parceria longa.

Se o profissional não dedicar tempo e esforço à divulgação do seu escritório, construir e escalar seus negócios pode tornar-se mais desafiador.

Mulher pesquisando serviços de arquitetura no celular após ser atraído por ações de Inbound Marketing

Explorando o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia desenvolvida em resposta à mudança no comportamento do consumidor online. Em vez de receber informações de forma passiva, os usuários buscam ativamente soluções para seus problemas.

Por esse motivo, empresas procuram atrair audiência através de canais diversos, permitindo que possíveis clientes se informem progressivamente sobre seu problema até decidirem pela aquisição do serviço.

Uma estratégia construída com Inbound Marketing inclui a criação de artigos de blog, páginas que incentivem a ação, uso de palavras-chave, conteúdo em redes sociais, entre outros métodos.

Funil de Vendas e a Sintonia com a Jornada do Cliente

O funil de vendas ou “pipeline”, como também é conhecido, é um modelo estratégico que demonstra a jornada do cliente desde o primeiro contato até o fechamento do negócio. Aliar estratégias de Marketing e Vendas é essencial para fornecer uma estrutura realista para conquistar Leads e oportunidades.

Arte de um funil de vendas como ações de Inbound Marketing

As etapas do funil de vendas estão diretamente ligadas às fases da jornada de compra:

Topo de Funil

Aprendizado e descoberta. Construa conteúdos que ajudem seus potenciais clientes a decorar a casa, a melhorar o uso dos espaços, etc.

Meio de Funil

Reconhecimento do problema e consideração da solução. Aqui você pode trazer conteúdos mais específicos, projetos, soluções, materiais, especificações.

Fundo de Funil

Decisão de compra. Por que você é diferente dos seus concorrentes? Essa sim é a hora de mostrar os seus pontos fortes, depoimentos de clientes ajudam muito aqui.

A relação entre a jornada do cliente e o funil de vendas é clara. Enquanto a jornada do cliente foca nas etapas vistas pelo consumidor, o funil de vendas reflete as metas da empresa em cada fase: atrair, converter, vender e encantar.

Produção de Conteúdo e Estratégias com “Iscas Digitais”

A criação de conteúdo se faz necessária em diversas áreas, na Arquitetura não seria diferente. Desenvolver materiais educativos, inspiradores e que tragam informações relevantes é uma maneira eficaz de atrair potenciais clientes. As “Iscas digitais”, como eBooks, estudos de caso ou um bom conhecimento disponibilizado, são ferramentas valiosas para envolver e converter leads.

Na prática, é fundamental criar personas, desenvolver conteúdo de atração, educar a audiência, marcar presença nas mídias sociais relevantes e ter materiais de conversão bem elaborados.

Homem utilizando notebook com ferramentas de Inbound Marketing

Gestão de Leads com Ferramentas Estratégicas

Leads são contatos de relacionamento e venda que podem percorrer todo o funil de vendas. Para alimentá-los, é necessário manter um fluxo constante de informações relevantes e personalizadas.

RD Station

Uma ferramenta abrangente que auxilia na automação de marketing, envio de e-mails e mensagens no WhatsApp, gestão de leads e análise de resultados.

ChatGPT

Ferramenta de inteligência artificial mais consumida no mundo, pode te ajudar a construir conteúdos e criar nomes. Já testou? É gratuita.

Copy.AI

Uma plataforma de escrita assistida por IA, ideal para criar conteúdos persuasivos e envolventes.

Wix

Ferramenta para site e blog, o Wix é uma plataforma intuitiva para construir e personalizar sites e blogs, fortalecendo a presença online.

Essas ferramentas são importantes para a captação, alimentação e gerenciamento de leads, facilitando a integração entre marketing e vendas.

Leia mais: Descubra como aplicar a inteligência artificial na arquitetura

O Inbound Marketing, usado com intenção e estratégia, pode transformar não apenas seus negócios, mas também a percepção e o impacto do profissional de arquitetura no mercado. Não esqueça que o Inbound Marketing mais que uma estratégia, é uma narrativa contínua que se desenvolve junto com a jornada do cliente.

Convidamos você a começar a aplicar essa ferramenta no seu escritório, através da geração de conteúdo, captação de leads. E o resultado? Além de gerar mais vendas, conquistas de conexões significativas e resultados memoráveis!

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Cassol Centerlar

Autor: Cassol Centerlar

No blog da Cassol, oferecemos conteúdos que inspiram e tornam cada fase da obra uma experiência única. Com mais de 67 anos de tradição, a Cassol Centerlar disponibiliza mais de 40 mil produtos para construção, obra e reforma, e acompanha sua jornada com dicas, tutoriais, tendências, novidades, eventos e muito mais.

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