Se você está dia e noite se perguntando se deve construir ou reformar, saiba que uma pergunta dessas realmente leva tempo para considerar e achar a resposta não é uma tarefa tão simples. Além disso, ao pensar nessa pergunta, outras logo tomam conta em relação à estrutura do imóvel, como detalhes financeiros e muito mais.
O que se sabe é que nunca é uma boa ideia fazer uma super reforma quando o imóvel já está caindo aos pedaços ou então derrubar uma estrutura em boas condições.
Então, para te ajudar nessa dúvida, a Cassol Centerlar trouxe para você um post explicando melhor se é melhor construir ou reformar, quais as vantagens de cada escolha e qual é mais caro para o seu bolso. Continue a leitura e confira todos os detalhes logo abaixo!
Como escolher entre construir ou reformar?
Antes de iniciar qualquer obra, lembre-se que, independentemente da sua escolha, o resultado sempre tem de ser melhor do que estava, além de estar dentro do seu orçamento e que atenda às suas necessidades. Tendo isso em mente, o processo já começa a ficar mais fácil de visualizar.
Para começar, o ideal é que você entre em contato e contrate um engenheiro civil para avaliar toda a situação do imóvel de maneira criteriosa. Com isso, você já tem uma noção se é preciso reformar ou demolir e construir novamente alguma parte estrutural da casa, como piso, parte elétrica ou hidráulica, laje, etc.
Leia também: parede com infiltração? Entenda como resolver as causas!
Caso a avaliação mostre que não há tantos problemas ou que não precisa urgentemente de uma reforma estrutural importante, você pode optar então apenas por uma reforma estética e que esteja de acordo com o ambiente.
Agora, se a análise mostra que é preciso ter mais atenção a determinado ponto do imóvel ou que prejudique a segurança, é melhor optar por uma reforma mais pesada e fazer novamente a construção, ou então construir um imóvel do zero.
É mais caro reformar ou construir?
Agora que já temos uma avaliação do que fazer no imóvel, chegou a hora de se perguntar: o que fica mais caro fazer? Reformar ou construir? Essa dúvida é sempre polêmica. Embora muita gente pense que fazer uma reforma em casa possa ser mais barata que construir, sempre é preciso levar em conta o tipo de reforma que será feita.
É muito comum, por exemplo, reformas mais arquitetônicas ou decorativas terem o valor equivalente à construção comum e prática. Dessa forma, é importante que haja sempre essa perspectiva para não acontecer de planejar uma reforma e no fim das contas acabar saindo mais caro do que o seu orçamento.
Dito isso, existe vantagem entre construir ou reformar? A resposta é sim, mas depende muito das análises feitas acima, se é mais vantajoso construir tudo do zero ou apenas fazer reforma mais simples.
Veja as vantagens de construir um imóvel
Você provavelmente já ouviu alguém falando que construir um imóvel do zero é muito mais vantajoso do que reformar, já que tudo sairá como você planejou, tanto no projeto arquitetônico quanto na decoração.
Abaixo te apresentamos algumas das vantagens de construir um imóvel do zero ou de fazer uma construção simples. Confira:
1. Personalização do ambiente
A primeira delas é a personalização do ambiente. Quando se trata de construir o seu imóvel, você tem a chance de deixar acozinha, sala de estar, quartos e outros ambientes do seu jeito.
Você pode ter mais facilidade para escolher uma paleta de cores para decoração, além de poder fazer adaptações estruturais que trazem mais qualidade de vida para você e sua família.
2. Mais facilidade para financiar
A segunda vantagem está relacionada ao financeiro. Quando falamos em construir um imóvel, conseguir uma linha de crédito é muito mais fácil do que para reformar, já que existem linhas de crédito específicas para projetos de edificação.
Para quem pensa em reformar e conseguir uma linha de crédito, saiba que é um pouco mais difícil de conseguir, além das taxas serem mais altas.
3. Qualidade garantida
Temos também a vantagem de que uma construção do zero terá toda a qualidade garantida de um imóvel novo, recém-construído. Isso tanto para a parte estrutural quanto para a decoração.
Quando estamos na fase de planejamento de uma construção, por exemplo, pensamos nos tipos de cozinha para montar, nos acabamentos e tudo relacionado à edificação. Já quando falamos em reforma, precisamos considerar as estruturas que foram inicialmente desenvolvidas.
Veja as vantagens de reformar um imóvel
Por outro lado, temos as vantagens de escolher uma reforma no imóvel. Muitos optam por escolher uma reforma, pois os valores são menores do que as despesas da construção de uma fundação, por exemplo.
Além disso, muitos também preferem fazer uma reforma por conta do tempo que levará para concluir a obra, que é menor do que uma construção. Abaixo você confere mais vantagens sobre reformar um imóvel:
1. Melhor valor de aquisição
A primeira vantagem da reforma é o valor de aquisição que conseguimos perante um imóvel. Quando temos um terreno, existe um valor incluso e um potencial construtivo que, dependendo da localidade e da estrutura, possui um grande, médio ou baixo preço.
Porém, quando temos uma casa já construída e posta para ser reformada, existe a chance do valor da casa ser negociado, já que podem ser enumerados vários pontos que demandam uma reforma e, com isso, o valor do imóvel diminui. Por isso, se optar por reformar um imóvel, você pode ter a chance de comprar por um melhor valor de aquisição.
2. Características diferentes na casa
Outra vantagem da reforma é quando temos um imóvel antigo ainda com as características originais da época, o que o torna mais diferenciado dos que são construídos do zero.
Essa é uma forma de continuar a contar a história da casa por meio de uma boa reforma. Essa vantagem também é válida para decoração de apartamento alugado!
3. Mais valorização do imóvel
Por último, temos uma vantagem que é uma excelente forma de construir o seu patrimônio e tornar a região muito mais valorizada: reformar para vender.
Isso porque a reforma não é a destruição de uma construção, mas sim o processo de embelezar, remodelar ou, até mesmo, reestruturar para modernizar um imóvel. Com a reforma, é possível também resgatar o passado de uma construção.
Considerações finais sobre construir ou reformar
Essas são algumas das vantagens que temos para quem quer construir ou reformar, lembrando também que, independentemente da sua escolha, é importante contar com uma equipe de profissionais para o serviço, seja para avaliar o projeto ou colocar a mão na massa.
É comum que, durante o processo, muitas dúvidas apareçam. Por isso, é necessário estar com o seu financeiro bem organizado e no verde, além da visão de especialistas do mercado para que o projeto ocorra conforme o planejado.
E, seja qual for a sua escolha, é importante contar com materiais de qualidade para a construção. Você pode acessar o nosso site e conhecer todos os produtos da Bemfixa, que conta com materiais de construção, elétricos e hidráulicos, além de acessórios para jardim e sacada!
Gostou do nosso conteúdo? Deixe nos comentários o que acha melhor: construir ou reformar. Além disso, não deixe de seguir as nossas redes sociais para saber mais sobre o que acontece aqui na Cassol Centerlar e também sobre os nossos produtos.
Esperamos que tenha aproveitado o conteúdo e até a próxima!