Atualmente, a arquitetura tem utilizado muitos recursos na hora de construir um ambiente, e o pé-direito é um dos que trazem mais sofisticação e imponência. Esse era um processo muito comum nas décadas de 40 e 50, feito para aqueles que gostavam de ostentar financeiramente.
Há quem ache pouco, por isso, o pé-direito duplo voltou e está pronto para tornar os lares ainda mais bonitos. No post de hoje, a Cassol Centerlar preparou um conteúdo exclusivo falando mais sobre o que é, ideias para o seu projeto e outras informações. Confira!
O que é pé-direito duplo?
Quando falamos sobre o que é pé-direito, estamos tratando da altura entre o piso e o teto, ou até mesmo de uma edificação inteira. O pé-direito duplo é um recurso usado pelos arquitetos para oferecer mais elegância e imponência ao ambiente, além de um local muito bem arejado.
Qual é a altura do pé-direito duplo?
O pé-direito duplo tem o dobro da altura padrão do pé-direito tradicional, que é de 2,70m. Dessa forma, o pé-direito duplo tem, no mínimo, 5,40m.
Quais são as vantagens do pé-direito duplo?
A primeira vantagem que temos é a iluminação, que pode ser muito bem aproveitada de maneira natural e artificial.
Imagine que você tem um ambiente totalmente amplo e com muitas janelas, além de pouquíssimas paredes para dividir os ambientes. A luz natural entra pelo ambiente e se espalha por toda a casa, fazendo com que fique claro o dia todo. Nada mais aconchegante do que um lar todo iluminado, e ainda mais com luz natural, não acha?
Com a noite chegando e a luz natural se despedindo, é hora das luzes artificiais se tornarem a atração do espaço.
Além da iluminação, outra vantagem que o pé-direito duplo pode trazer é a boa sensação de amplitude, já que o espaço do chão ao teto aumentou. Assim que se adentra em um espaço com pé-direito duplo bem aplicado, o impacto visual é percebido imediatamente.
Decoração pé-direito duplo: como fazer?
Agora que já entendeu como funciona melhor a aplicação do pé-direito duplo, e de como a iluminação tem um papel importante, vamos para algumas dicas de como você pode fazer uma decoração junto desse recurso:
Invista no revestimento do ambiente
Uma ótima forma de aproveitar toda a extensão das paredes ampliadas pelo pé-direito duplo é com um bom porcelanato. Existem opções de porcelanato para parede que podem ser colocadas, como o branco, marmorizado e, até mesmo, porcelanatos com efeito de cimento queimado. Essa é uma ótima maneira de preencher o espaço e dar ainda mais um toque de luxuosidade para o seu lar!
Escolha um bom jogo de luzes para o ambiente
A iluminação, além da natural, é o ponto-chave da decoração de um ambiente com pé-direito duplo, tornando o espaço muito mais dinâmico, elegante e bonito.
Aproveite o espaço com móveis e quadros
Um apartamento com pé-direito duplo permite que você tenha mais liberdade no momento de decorar os ambientes, e essa é sua chance de tornar tudo ainda mais atrativo. Você pode colocar estantes robustas, criar vitrines e até pendurar grandes quadros, além de móveis como um sofá maior, uma televisão para toda a família e amigos.
Qual é a melhor iluminação para o pé-direito duplo?
A melhor iluminação é aquela que dá um panorama mais dispersivo, ainda mais com lâmpadas que permitam tanto fachos abertos quanto fechados. Mas cuidado para as lâmpadas das luminárias não terem um facho muito aberto, já que a iluminação pode chegar bem fraca ao piso.
O pendente é uma excelente escolha para casas com pé-direito duplo, mas é preciso que ele seja proporcional ao ambiente. Então, procure combinar o uso de pendentes, luminárias e abajures para seu lar, mas tenha atenção para não criar um aspecto de penumbra na parte superior do ambiente.
Onde aplicar o pé-direito duplo? 5 ideias
Ele pode ser aplicado em diferentes ambientes, dependendo do seu projeto. Confira abaixo algumas sugestões de onde aplicar o pé-direito duplo no seu lar:
Sala de estar com pé-direito duplo
Um dos locais mais comuns para aplicar o pé-direito duplo. A sala de estar com esse elemento fica muito mais acolhedora e imponente, permitindo a entrada de luz natural e dando maior sensação de espaço aberto e arejado.
Para aproveitar melhor a iluminação natural nesse ambiente, explore o espaço vertical com janelas maiores, além de oferecer uma ótima vista externa.
Fachada com pé-direito duplo
Uma fachada com pé-direito duplo de uma casa pode transformar totalmente a aparência, além de toda a funcionalidade. Com uma grande fachada, é possível instalar janelas maiores e permitir uma maior entrada de luz natural, além de garantir uma vista bem ampla.
Hall de entrada com pé-direito duplo
Ótimo local para impressionar quem visita sua casa, além de oferecer uma recepção grandiosa e elegante. Além disso, um hall de entrada com pé-direito duplo permite que você faça o uso de decorações maiores, como lustres, esculturas ou até plantas altas.
Cozinha com pé-direito duplo
Grande parte dos projetos modernos fazem o uso de uma cozinha com pé-direito duplo, especialmente se ela for integrada à sala de jantar. Isso garante ao cômodo uma boa ventilação e iluminação natural.
Para esse espaço, é importante contar com um bom sistema de exaustão para manter a qualidade do ar limpa. Além disso, você pode investir em grandes prateleiras e armários.
Quartos com pé-direito duplo
Se o seu projeto conta com uma suíte, o pé-direito duplo pode ser uma boa escolha para quem deseja trazer maior sensação de amplitude e conforto para o ambiente. Ele abre espaço para um novo mundo de possibilidades no que diz respeito à decoração, especialmente considerando que o espaço agora é maior. Considere investir em boas cortinas e adicionar itens de decoração na parede desse quarto.
Gostou de conhecer um pouco sobre o pé-direito duplo? Com esse recurso da arquitetura, toda criatividade é permitida, além da decoração para deixar tudo ainda mais do seu jeito e com seu estilo de vida.
Continue acompanhando o nosso blog e confira outros artigos sobre dicas para casa, decoração, dicas de construção e muito mais!