Na hora de escolher quais as cores para pintar um banheiro, é essencial identificar também a sua tonalidade. Cores neutras, como bege, branco e cinza-claro, nunca saem de moda, mas colorir os espaços com cores em tons pastel tem sido uma excelente alternativa para trazer mais vida ao ambiente.
Se inspire com as nossas dicas e veja também três pontos importantes para te ajudar a decidir qual a melhor cor para pintar o seu banheiro.
Cores neutras para um banheiro clássico
As cores neutras possuem baixa pigmentação e tonalidade, por isso, aceitam de forma harmoniosa cores com outras intensidades. Branco, preto, cinza, bege e marrom, são consideradas cores neutras, mas podem causar efeitos opostos ao ambiente.
1. Branco, bege e cinza
Para ampliar o espaço, tons como branco, cinza e bege são mais indicados, já que refletem com mais facilidade a luz artificial e a iluminação natural presentes no ambiente. Essas cores para banheiro são historicamente muito utilizadas, tanto para pintura de paredes como para acabamento e detalhes.
2. Preto e marrom
Cores mais pigmentadas como preto e marrom precisam ser acionadas de forma estratégica para não escurecer demais o ambiente e trazer a sensação de espaço reduzido. Contudo, uma das grandes vantagens do uso desses tons em banheiros pequenos é que, com o adicional de acabamentos em dourado, o luxo se torna o carro-chefe dessa combinação.
Tons pastel para trazer leveza e cor ao ambiente
A paleta de cores em tons pastel permite o uso de todas as cores sutilmente. Rosa, laranja, amarelo, lavanda e azul são cores que transmitem boas sensações, facilitando o uso de tons intensos em espaços sem grandes preocupações. Além disso, o uso dessas cores de tinta para banheiro não causam desconforto visual.
3. Rosa, laranja e amarelo
Cores modernas e não tão exploradas, o rosa, laranja e amarelo refletem energia ao ambiente. Em tons pastel, dissipam bem os feixes de luz e deixam o ambiente claro. Para quem quer deixar o banheiro mais alegre, essas três cores lembram os tons presentes nas estações de primavera e verão — perfeito!
4. Lavanda e azul
Tons frios como lavanda e azul deixam o espaço tranquilo e sereno, além de remeter a ambientes com água, como piscina e praia.
Dicas para escolher a melhor cor para o banheiro
Na hora de escolher qual a cor ideal para pintar o banheiro, existem algumas dicas que podem facilitar esse processo. Considerar as características físicas do espaço e qual cor e tonalidade mais combinam com você e a sua casa são os pontos principais. Após a identificação desses itens, acredite, até a compra de acessórios e pisos ficará mais fácil.
1. Considere a iluminação e o tamanho do banheiro
A forma como a iluminação de um espaço é pensada pode trazer mais luz ou escurecer seu banheiro, sendo algo para se levar em consideração ao escolher qual cor usar. Banheiros sem saídas físicas de ar, ou seja, sem janelas, precisam de mais iluminação artificial e paredes mais claras em tons pastel.
Para banheiros pequenos, a dica é trazer tonalidades que se complementam de modo a criar a sensação de continuidade e nunca de quebra marcada. Por exemplo, suponha que seu banheiro é mais comprido do que largo e você queira tirar a impressão que o banheiro é menor do que de fato é.
Além de incluir espelhos, você também pode manter uma tonalidade clara que percorra do chão ao teto, ou do teto ao chão. Deixe para adicionar cor à parede oposta, aquela que já apresenta maior distância em comparação às outras. Revestimentos em pastilha são excelentes opções na hora de trazer cor ao banheiro e garantir a ampliação do espaço utilizando o recurso da pintura e da luz.
Se optar por colorações mais escuras como marsala, azul-marinho e preto, a temperatura da cor mais indicada para a luz artificial é de 4.000k e 6.000k para garantir que o ambiente continue sendo um espaço de despertar e boa visualização do corpo e do rosto.
2. Confira a umidade do ambiente
Banheiros que possuem o box até o teto conseguem manter a umidade concentrada em uma área específica e isso permite que você explore acabamentos diferentes de azulejos e porcelanatos. Com esse tipo de estruturação, você consegue pintar paredes despreocupada com o efeito da umidade e explorar a cartela de cores usando apenas tinta.
Para banheiros mais amplos e sem muitas divisões entre as áreas, o uso de pedras naturais, pisos cerâmicos e porcelanato coloridos é o mais indicado devido ao seu alto nível de impermeabilidade.
3. Escolha opções de cores conforme o seu estilo
As cores têm a capacidade de despertar sensações em nós. Tons de azul, verde e roxo são cores frias que trazem tranquilidade e calma ao ambiente. Cores quentes como amarelo, laranja e vermelho despertam a sensação de aconchego — e, se muito pigmentadas, de energia.
Observe o que você costuma gostar em um banheiro. Gosta de tons de madeira? Prefere detalhes em preto, inox ou dourado? O uso de tijolo de vidro, pastilhas e porcelanato polido é uma opção para você? Combinar cores, matérias, iluminação e garantir funcionalidade a todos os componentes de um banheiro passa pelo designer técnico, mas também é necessário identificar as suas preferências.
No estilo minimalista e industrial, as peças possuem um caráter mais rústico e tons de cinza e preto dão maiores destaques aos acabamentos. Já no estilo romântico, peças com mais detalhe em tons de rosa e amarelo bebê estão presentes. Se você procura algo mais moderno, cores mais intensas conversam bem com a proposta, verde-floresta, verde-água e azul estão em alta.
E aí? Gostou das dicas sobre como escolher a melhor tinta para o seu banheiro? Cores mais pigmentadas para quem quer ousar, tons pastel para trazer um toque de alegria e energia, lavanda e tonalidades de azul para trazer serenidade ao espaço e os clássicos tons neutros que nunca saem da moda. Aproveite e veja também tipos de revestimento para banheiro e combine elementos!