A escolha da cor de tinta para as paredes deve ser feita com cuidado, afinal, ela será responsável por completar o ambiente e deixá-lo com o estilo que os moradores desejam. Existem tons neutros, vibrantes, elegantes e outras alternativas, cada uma com um significado.
Com base nas principais tendências de decoração e de arquitetura, listamos cores de tinta que estão em alta para compor paredes internas e externas. Confira os detalhes sobre as sugestões compartilhadas e escolha aquela que mais combina com você!
Cores de tinta para parede interna
Os espaços internos são os mais frequentados, portanto, investir em tonalidades aconchegantes, relaxantes e acolhedoras é a melhor decisão. Dentre os tons de tinta para paredes internas que mais gostamos, estão:
1. Bege e cinza-claro
Consideradas cores neutras, o cinza-claro e o bege são versáteis e, consequentemente, fáceis de combinar com as decorações e os móveis. Inclusive, ao adicioná-las em cômodos, sinta-se à vontade para incluir um sofá vibrante e outros elementos coloridos.
Graças à capacidade de amplitude, os tons tornam os ambientes visualmente maiores. O conforto também é um destaque, pois cria uma atmosfera relaxante, ideal para ter momentos tranquilos.
2. Off-white e marfim
Se você deseja ter espaços elegantes e está em dúvida de como escolher a paleta de cores para decoração, apostar na junção off-white e marfim é a melhor decisão. Donas de uma sofisticação discreta, as cores são atemporais e iluminadas, aspectos que conferem harmonia aos apartamentos e às casas.
Os melhores cômodos para recebê-las são os usados para descanso, como quartos e salas de estar. Por não saírem de moda, elas mantêm os ambientes sempre atuais, independentemente do surgimento de novas tendências.
3. Mostarda e terracota
Harmônicos e calorosos, os tons mostarda e terracota são perfeitos para as pessoas que desejam unir a autenticidade do rústico e a beleza da sofisticação. O marfim entra em cena para oferecer luz aos cômodos, enquanto a terracota garante profundidade.
Consideradas tonalidades de personalidade e estilo, elas combinam com obras de arte, elementos decorativos despojados e detalhes robustos, como a tendência boiserie.
4. Azul-profundo
Elegante e sereno, assim é o azul-profundo. A cor de tinta para paredes internas oferece profundidade e um toque especial de mistério, detalhe que o torna ideal para o estilo industrial e os elementos clássicos. Os espaços com ele ficam calmos, equilibrados e amplos.
A melhor parte é que a tonalidade destaca os detalhes, como fotografias e quadros decorativos. Para valorizá-la, invista em uma iluminação natural ou direcionada, preferencialmente quente.
5. Verde-esmeralda
Outra cor perfeita para as paredes de salas, quartos, cozinhas e outros ambientes internos é a verde-esmeralda. Alegre, ela é adicionada para garantir modernidade e requinte. O frescor natural dessa tonalidade a torna perfeita para residências que possuem decoração com plantas.
Apesar de ser um tom vibrante, o verde-esmeralda pode ser usado ao lado de elementos neutros, como branco, bege e cinza. Quando for escolher os cômodos para recebê-las, prefira os que exigem criatividade.
6. Lavanda e lilás
Você gosta de cores serenas e preza por ambientes visualmente tranquilos? Então, recomendamos apostar na combinação lavanda e lilás. Delicadas e suaves, elas deixam as casas e os apartamentos calmos, oferecendo bem-estar aos moradores. Para quem escolher os dois tons, a dica é incluir detalhes em verde-oliva, flores e elementos brancos, como almofadas, tapetes e luminárias.
7. Rosa pálido e salmão
Energizantes e acolhedores, assim são as paredes internas que recebem as cores rosa pálido e salmão. Perfeitas para decorações tropicais, elas valorizam o clima brasileiro, garantindo um contraste suave e, ao mesmo tempo, elegante. Em relação ao estilo, elas combinam com decorações românticas, contemporâneas e outras.
Prefira colocar as duas tonalidades em cômodos que recebem luz natural, como os que possuem janelas grandes e portas de vidro.
8. Azul-claro e verde-menta
O azul-claro e o verde-menta completam as nossas cores de tinta para as paredes internas. Donas de um visual tranquilo e calmo, elas são agradáveis e oferecem uma sensação refrescante, ideal para manter os ambientes naturalmente arejados.
No momento de combinar, use móveis e elementos em madeira, já que o material valoriza os pontos fortes dos dois tons. No que diz respeito à luz, inclua uma iluminação baixa, pois o objetivo é criar um conjunto relaxante.
Cores de tinta para parede externa
As paredes externas valorizam o imóvel, portanto, a escolha das cores certas é crucial. Para isso, considere a durabilidade do tom, a facilidade de manutenção e a estética da casa. Pensando nesses aspectos, selecionamos as seguintes alternativas:
1. Branco e cinza
Para quem deseja ter ambientes externos elegantes, investir nas cores branco e cinza é a combinação perfeita. Juntas, elas valorizam fachadas, áreas de lazer e outros espaços localizados do lado de fora. Por serem versáteis, elas combinam com detalhes em madeira, plantas, molduras e outros detalhes arquitetônicos.
Outro ponto positivo é a facilidade de adaptação, já que essas tonalidades não competem visualmente com jardins, árvores e outros elementos presentes na decoração. A atemporalidade também entra na lista de vantagens, garantindo superfícies modernas por anos seguidos.
2. Tons de bege e marrom
Naturais e aconchegantes, os tons de bege e marrom passam uma sensação de acolhimento e conforto, aspectos que fazem com que as pessoas se sintam bem-vindas. Eles são perfeitos para casas com elementos naturais, como árvores, gramados e, até mesmo, florestas.
Um dos principais benefícios dessas cores de tinta para paredes externas é a resistência, portanto, não se preocupe com a exposição solar e as chuvas. Vale ressaltar que, para garantir esses diferenciais, é necessário investir em opções de qualidade.
3. Verde-musgo e verde-oliva
Se você deseja ter uma casa conectada com a natureza, um dos passos a serem tomados é pintar as paredes de verde-musgo e verde-oliva. Devido à capacidade de absorverem a luz solar, essas tonalidades ajudam a manter os espaços externos frescos durante os dias quentes, o que é vantajoso na maioria das regiões do Brasil.
Elas podem ser adicionadas em residências rústicas, construções modernas, fachadas contemporâneas e outros estilos. Esteticamente agradáveis, elas vão oferecer calma aos seus dias.
4. Tons terrosos e areia
Os tons terrosos e areia também valorizam elementos naturais e a decoração farmhouse. Confortáveis e acolhedores, eles são atemporais e complementam a estética rústica presente em tijolos, madeiras e pedras. A fácil manutenção dessas tonalidades garante praticidade para a rotina.
No geral, as cores terrosas e areia proporcionam uma aparência atraente, natural, duradoura e estilosa.
5. Laranja-queimado
Vivo e intenso, o laranja-queimado oferece energia e vitalidade aos ambientes externos. Inclusive, ele é perfeito para quem deseja ter uma fachada impactante e autêntica. O tom é lindo para paisagens urbanas com elementos modernos.
Esse tipo de laranja combina com iluminações naturais, não à toa, é ideal para espaços que recebem a luz do sol. Quando for aplicá-la, inclua as tendências da arquitetura, como detalhes funcionais e artigos sustentáveis.
6. Azul-marinho
O azul-marinho não poderia ficar de fora das nossas sugestões de tintas para paredes externas, pois ele adiciona um toque de classe e uma aparência refinada às residências. O tom combina com detalhes em branco, metalizados e cinza-claro. Em relação ao estilo que o azul-marinho combina, o contemporâneo é o perfeito. Por isso, una a cor com elementos minimalistas e atuais.
Como escolher a tinta certa para cada ambiente?
Agora que conhece quais são as melhores tintas para ambientes internos e externos, chegou o momento de entender quais aspectos devem ser considerados na escolha. Confira:
- Uso do cômodo: por exemplo, espaços utilizados para descanso devem receber cores neutras e aconchegantes, como branco, lavanda e azul-claro;
- Luz: em um espaço pouco iluminado, investir em tons capazes de garantir essa sensação é o recomendado, como cinza-claro e tons pastel;
- Tamanho: para cômodos menores, prefira as cores capazes de aumentá-los, como verde-claro, azul-profundo e bege;
- Estilo: o estilo decorativo também deve ser considerado. Caso esteja em dúvida, prefira tonalidades neutras, já que elas se adaptam a todos os tipos de decorações.
Independentemente de qual for a escolha, investir em produtos de qualidade é crucial para garantir bons resultados. Por isso, na Cassol Centerlar, temos tintas e acessórios de pintura cuidadosamente selecionados para valorizar casas e apartamentos. Acesse a seleção e conheça!
Outras dicas para pintar e transformar suas paredes
Além de pintar as superfícies com as tintas compartilhadas, existem outras formas de mudar a aparência dos cômodos e das fachadas. Para isso, use:
- Paredes bicolores e geométricas;
- Papéis de parede;
- Adesivos decorativos;
- Pinturas artísticas;
- Murais;
- Molduras;
- Pedras;
- Painéis de madeira;
- Texturas;
- Placas de gesso 3D.
Após finalizar a leitura, o próximo passo é iniciar as transformações. Esperamos que encontre a cor perfeita para renovar a sua residência. Temos certeza de que o resultado ficará lindo e além das suas expectativas. Até mais!