Se você pretende dividir ambientes sem gastar muito, saiba que é possível e tem várias dicas que você pode aplicar, como vasos, tapetes, painéis e mais. Independentemente se o seu imóvel é pequeno ou se os ambientes são integrados, às vezes, é preciso separá-los para organizar melhor os móveis e as decorações.
Para te ajudar, selecionamos 10 dicas para que você possa fazer as mudanças necessárias de forma econômica, funcional e ainda deixar a sua casa mais bonita. Tenha uma boa leitura!
1. Use estantes e prateleiras
Uma das formas principais para dividir ambientes é utilizar estantes e prateleiras. Além da funcionalidade para guardar objetos decorativos, livros e fotos, esse mobiliário serve como uma parede vazada, assim, ele separa os ambientes ao mesmo tempo que permite a propagação da iluminação natural do seu lar.
Existem diversos tipos de prateleiras e estantes, com medidas mais baixas ou altas, com gavetas, divisórias ou nichos para você utilizar conforme a sua necessidade. Os materiais são os mais variados, assim, é possível seguir a mesma decoração para todos os espaços.
2. Adicione cortinas e persianas
Para quem deseja saber como dividir um ambiente gastando pouco, as cortinas e as persianas são uma ótima alternativa, pois não é necessário investir em grandes reformas. Além da praticidade para dividir os ambientes, você pode abrir ou fechar para aumentar a privacidade do cômodo.
3. Invista em divisórias dobráveis
As divisórias dobráveis são ótimas opções para quem não quer construir paredes para dividir ambientes, isso porque elas contam com um mecanismo para abrir e fechar de modo que divida os ambientes de forma eficiente. Ideal para complementar uma decoração farmhouse ou industrial, dependendo da sua composição.
Essas divisórias são facilmente utilizadas e versáteis, pois podem ser transportadas e dividir os espaços proporcionando a privacidade necessária. No mercado, existem divisórias dobráveis produzidas em MDF, madeira, vidro e outros materiais.
4. Abuse de plantas e jardins verticais
Se você está buscando formas de como dividir ambientes de forma barata, aposte em plantas e jardins verticais. Caso goste de jardinagem, opte por plantas naturais, mas se prefere uma maior comodidade, existem opções de vegetação artificial com aspecto natural para um acabamento mais bonito.
Utilizar plantas para dividir espaços permite que você o personalize de várias maneiras diferentes. Utilize vasos grandes, plantas altas, como palmeiras e bambus, ou pendentes, como samambaias e jiboias. Existem vários tipos de plantas de sombra que se adaptam a ambientes fechados.
5. Coloque painéis de madeira modernos
Colocar painéis de madeira permite dividir ambientes de forma econômica, afinal, não são necessárias reformas. Geralmente, os projetos arquitetônicos utilizam os painéis de madeira fixados no chão ou no teto, proporcionando uma divisão sutil.
Esses painéis podem ser vazados para não impedir a iluminação dos espaços, e os desenhos na madeira são os mais variados, resultando em soluções elegantes para os ambientes.
6. Aposte em mobiliários para criar a divisão
Se você precisa de ideias para dividir ambientes pequenos, utilize os móveis que você já tem, como sofás, mesas dobráveis ou mobiliário multifuncional, como aparadores, carrinhos, guarda-roupa closet e outros. Caso queira renovar sua mobília com ótimos preços, confira nossa seleção de móveis para todos os cômodos da sua casa, quarto, cozinha, sala de estar e escritório.
7. Use portas de correr para separar os cômodos
Para as pessoas que querem aprender como dividir um ambiente gastando pouco, uma das possibilidades é instalar portas de correr. Esse tipo exige um investimento baixo e não ocupa espaço de circulação como as de abertura convencional.
Além disso, existem modelos de portas de correr produzidas com diferentes materiais, como madeira, MDF, acrílico ou vidro. Essa divisória pode ser personalizada para combinar com o estilo de decoração, por exemplo: se você gosta de painel ripado, a sua porta pode acompanhar esse visual para deixar sua casa mais bonita.
8. Utilize divisórias e tijolos de vidro
As divisórias de vidro permitem a divisão de vários tipos de espaços, como residências e ambientes corporativos, podendo separar cômodos inteiros ou apenas pequenas separações, como a cozinha da lavanderia em apartamentos menores. Utilizar o vidro para essa finalidade oferece algumas vantagens, como sensação de amplitude e deixar os espaços mais iluminados, otimizando o projeto de iluminação.
Outra possibilidade que você pode aproveitar são os tijolos de vidro na decoração. A tendência foi muito utilizada nos anos 80, e atualmente está presente nos mais variados projetos arquitetônicos, principalmente quando a intenção é valorizar a iluminação natural.
Além da beleza, esses tijolos proporcionam conforto térmico e acústico, perfeitos para divisórias ou até paredes inteiras. Se você preza pela qualidade dos materiais, segurança na entrega e design versátil, conheça os tijolos de vidro da Vitraltec, uma marca exclusiva Cassol. Nossos produtos contam com um rigoroso controle de qualidade para um resultado impecável.
9. Aposte em pisos diferentes
Para criar uma sensação de ambientes separados, você pode investir em diferentes pisos. Nesse caso, é preciso escolher texturas e cores diferentes para que exista essa divisória visual. Essa dica é ideal para quem está construindo ou para quem está disposto a fazer reformas.
Cada ambiente pede um tipo de piso diferente. Por exemplo, para a cozinha, varandas e banheiros opte por pisos antiderrapantes. Se você gosta de acompanhar as tendências de construção, pode investir em piso granilite para deixar sua casa mais charmosa.
10. Utilize tapetes para dividir espaços
Para completar as dicas de como dividir ambientes de forma barata, não deixe de utilizar tapetes, inclusive, você pode combinar diferentes tipos e tamanhos para composições mais interessantes.
Gostou das nossas dicas para dividir ambientes baratos? Então, continue no blog da Cassol e entenda o que é a automação residencial e como aplicar essas facilidades no seu lar. Até lá!