O inverno é uma das épocas que costuma dividir opiniões, algumas pessoas amam, outras não. Mas todos concordam que é preciso manter a casa aquecida e aconchegante nas baixas temperaturas. Para isso, existem formas práticas que podem ajudar e não precisam de reformas nem altos investimentos.
Para ajudar a te aquecer, selecionamos 10 dicas para trazer mais calor para o seu lar. Inclusive, essas dicas valem para casas e apartamentos e podem ser adaptadas para suas necessidades. Tenha uma boa leitura!
1. Mantenha portas e janelas isoladas e vedadas
Evitar a entrada de ar frio é o primeiro passo para manter a sua casa aquecida, por isso, deixe as portas fechadas e as janelas vedadas. Dessa forma, além de se proteger do frio, você evita a entrada de insetos, poeira e vento.
2. Invista em aquecedores
Se você quer saber como aquecer a casa no inverno de forma prática, os aquecedores são excelentes opções. Com eles você aquece o cômodo e evita a instalação de um ar-condicionado ou a construção de uma lareira de alvenaria, sendo uma opção viável para quem não quer investir altos valores no aquecimento do lar.
Caso você queira investir em um ótimo modelo desse eletrodoméstico, aqui na Cassol, temos opções fixas e portáteis de aquecedor a gás, a óleo e cerâmico, conheça e confira nossa seleção de produtos para te aquecer no inverno.
3. Mantenha os aquecedores limpos
Além de adquirir os melhores aquecedores, é essencial fazer a manutenção correta e manter esse eletrodoméstico limpo. Assim, você garante o funcionamento correto para te aquecer, aumentar a vida útil e ainda evita que o produto estrague e pare de funcionar.
4. Feche portas e cortinas durante a noite para reter calor
Uma maneira eficiente de aquecer a casa quando a temperatura diminui é fechar as cortinas à noite para reter parte do calor acumulado durante o dia dentro do cômodo. Prefira modelos de cortinas mais espessas, pesadas, de preferência as compridas para evitar a entrada de ar frio pelas janelas.
Se você está pensando em trocar as cortinas da sua casa, nós temos vários modelos com cores neutras e clássicas perfeitas para todos os ambientes e decorações, além de tamanhos variados, persianas, blackout e varões.
5. Invista em energia solar
Uma das melhores formas de como aquecer a casa no frio e também nas outras épocas do ano é investir em um sistema de energia solar. Esse sistema utiliza o calor do sol para gerar energia elétrica capaz de abastecer a sua residência, além de aquecer a água utilizada no banho.
Outra situação que acontece no frio é queimar a resistência do chuveiro elétrico devido ao uso excessivo ao tomar banhos demorados. Por isso, confira nosso conteúdo e aprenda como evitar a queima da resistência do chuveiro e prolongar a vida útil desse item tão importante.
6. Inclua uma lareira
Uma lareira pode ser muito benéfica para sua casa, pois é capaz de aquecer cômodos grandes e criar um ambiente mais intimista. Além disso, existem vários modelos diferentes de lareiras, desde a tradicional em alvenaria até modelos produzidos em aço e lareiras ecológicas portáteis.
Para utilizar uma lareira da melhor maneira, é preciso entender que exige um esforço para se manter acesa, desde o abastecimento com lenhas até álcool. Além disso, a lareira exige certos cuidados que devem ser seguidos, por exemplo, uma lareira a lenha precisa de uma chaminé para exaustão da fumaça.
7. Aproveite a luz solar
Aproveitar a luz natural durante o dia ajuda na manutenção da sua residência, além de aquecer o ambiente e economizar na conta de energia. Por isso, deixe as cortinas e janelas abertas para que o ar possa circular e evitar umidade e mofo.
Caso você trabalhe ou estude em casa, deixe sua mesa próxima às janelas para aproveitar a iluminação natural. Essa prática ajuda a nos manter despertos, além de auxiliar na produção de vitamina D, essencial para nossa saúde.
8. Coloque tapetes nas áreas de piso frio
Se você tem dúvidas de como aquecer a casa no inverno, saiba que o uso de tecidos pode trazer o aconchego que você precisa. Por isso, aposte em mantas, almofadas, cobertores e tapetes, principalmente se você tem piso frio. Para aquecer ainda mais, prefira os tapetes felpudos com toque macio produzidos em tramas de algodão e lã.
Os tapetes são excelentes acessórios para decorar os ambientes, então, se você quer mudar a aparência de um espaço gastando pouco, investir em um dos modelos que temos disponíveis é a melhor alternativa, são opções lisas e estampadas para todos os cômodos, conheça.
9. Utilize as roupas de cama de inverno
Se você não quer passar frio à noite, reforce as roupas de cama. Utilize cobertores e edredons, além de tecidos de boa qualidade e quentes. Caso queira ainda mais conforto, prefira os lençóis que funcionam ligados à tomada e que você possa ajustar a temperatura.
10. Invista em boas soluções para o banheiro
O banheiro costuma ser um ambiente frio, por isso, invista em tapetes felpudos que não escorregam, além de toalheiros térmicos que auxiliam na secagem e ainda deixam as toalhas aquecidas. Lembre-se de deixar as janelas abertas para a circulação de ar e evitar a proliferação de fungos no ambiente.
Por fim, se você prioriza a qualidade do seu lar, conheça as marcas exclusivas da Cassol, com soluções completas para a sua casa, desde materiais de construção até a decoração! Nossos produtos são práticos, versáteis, duráveis e resistentes, confira nosso catálogo e aproveite as facilidades de parcelamento.
Agora que você aprendeu como aquecer a casa no inverno, continue aqui no blog e conheça a Smart Home, a tendência para deixar a sua casa inteligente. Até lá!