Convidar os amigos para visitá-lo é  sempre bom,  receber um monte de gente para comer, beber, conversar e aproveitar o tempo junto parece uma ótima ideia. No entanto, ao procurar as louças para a ocasião, você se depara com um problema: só existem peças – talheres, pratos, copos – suficientes que combinem para no máximo, de seis ou doze pessoas. Ou até nem isso, mas para conseguir receber todo mundo e ainda não faltar nada a solução é misturar tudo!

O charme da montagem da mesa vai estar justamente nesse mix, com variedade de cores, modelos, formatos, materiais e tamanhos. Mas antes de combinar tenha em mente em harmonizar as peças por cor, a predominância de um tom garantirá unidade.

O produtor de eventos João Agostinho sugere algumas dicas, no Jornal de Londrina, para montar uma mesa diferente:

 

– Não é preciso ter um jogo de jantar. Use pratos brancos com coloridos. Pratos estampados com lisos. Pratos redondos com quadrados. Descombinar também serve para o jogo americano, cada pessoa pode ter um distinto.

– Guardanapos com estampas diferentes, além de dar um colorido à mesa, também podem ser enrolados nos talheres e presos com ráfia ou alguma outra fibra natural.

– Os copos também entram na história, ao misturar os de vidro e os de acrílico, os lisos e os trabalhados. “É possível também desvirtuar a sua função, servindo champanhe em um copo longo de cerveja”, diz.

– Ainda no quesito bebida, um item que não pode faltar, segundo o produtor, é o gelo. Ele pode ser colocado em locais inusitados como, por exemplo, floreiras, vasos de jardim, tanto de vidro quanto de ferro, barro ou cerâmica, e até mesmo baldes de lavanderia. E para os anfitriões que preferem economizar em copos e taças, Agostinho sugere que se compre as bebidas em pequenas garrafas.

– Decorar com plantas e flores também é uma opção. “Elas dão vida à mesa”, diz o produtor. Guirlandas e capim podem enfeitar castiçais. Cascas de árvores e pedriscos podem ser inseridos dentro de um vaso transparente. E em taças de licor podem ser colocados botões de flores.

– A iluminação da mesa também pode ser feita de forma criativa com o uso de velas, dos mais variados tamanhos e cores. O produtor sugere que se compre pacotes do produto para tê-las sempre à mão. Elas podem ser colocadas dentro de um copo americano cheio de areia ou simplesmente enroladas em um pano. Ainda indica a compra de velas flutuantes, para depositá-las dentro de um copo de coquetel cheio d’água.

Para completar a sua produção aproveite para conferir as novidades em louças no Mês do Acabamento.