Chegou a hora daquela reforma adiada e não adianta mais fugir. O que fazer? A primeira dica é ler esse texto até o fim e seguir as dicas exclusivas da Cassol para a sua reforma acontecer do melhor jeito.

PLANEJE TUDO

Chame um profissional especializado para receber as orientações adequadas sobre tudo: prazos, quantidade necessária de material, viabilidade etc. Embora pareça um gasto, é um dos maiores investimentos. Com um profissional qualificado ao seu lado, fica muito mais fácil controlar o orçamento e evitar os famosos imprevistos e desperdícios.

PECHINCHE MUITO

Pesquisar preço é básico. Além de comparar os valores via telefone ou e-commerce, negocie, principalmente se você puder pagar à vista. É muito importante ter uma ideia do valor total da obra, para você não ter nenhuma surpresa ao final.

ESTIPULE PRAZOS

Por melhores que sejam os profissionais que estarão com você, do arquiteto ao mestre de obras, quem tem de definir os prazos é você. Defina, relembre e cobre, todos os dias, se preciso. Isso é fundamental para garantir o andamento correto da obra.

PREPARE-SE PARA IMPREVISTOS

Apesar de todo o cuidado, imprevistos podem surgir e é importante estarmos preparados para eles. Falta de produtos, troca de mão de obra ou até descobertas de problemas não aparentes são situações inesperadas que sempre acontecem na reforma. Não se estresse com isso e tente ajeitar as surpresas uma a uma.

FAÇA TUDO NA ORDEM

Reparos com infraestrutura, como alvenaria, hidráulica, colocação de gesso ou serviços que façam sujeira, devem ser planejados para o início da obra. Já os trabalhos de acabamento, como pintura, laqueação de móveis, colocação de pisos de madeira ou decoração, devem vir sempre por último.

APOSTE NA LIMPEZA

Exija limpeza da equipe em cada etapa do trabalho. Obra limpa é segura, deixa o espaço organizado e evita desperdício. Outra etapa importante é a limpeza pós-obra. A faxina de obra, diferentemente da faxina de manutenção, é um trabalho especializado essencial e serve para deixar o local pronto para receber os móveis e moradores.

E não esqueça: qualquer tipo de reforma inevitavelmente faz um pouquinho de bagunça e sujeira. Mas depois, com tudo novinho, todo mundo fica mais feliz.