Controlar a entrada de luminosidade na casa e ajudar na decoração do ambiente são funções essenciais das persianas. Práticas, versáteis e fáceis de manter, elas são excelentes aliadas no seu dia a dia. Descubra agora mesmo por que e saiba como calcular a medida exata da sua.

1 – DO SEU ESTILO

As persianas podem ser fabricadas nos mais diversos materiais, como alumínio, madeira, plástico etc. Além disso, elas podem ser verticais, horizontais, em rolo, curtinhas, compridas até o chão, com maior ou menor bloqueio de luminosidade e muito mais. Essa variedade permite que a peça se adapte a diversos estilos de ambiente, combinando exatamente com a proposta da casa.

2 – ECONOMIA TOTAL

Assim como permite mil e uma combinações, as persianas também apresentam orçamentos variados, dependendo do tamanho, material, estilo etc. Ou seja, sempre tem um modelo que cabe no seu bolso.

3 – PRATICIDADE

As persianas são muito mais fáceis de limpar (sobretudo em relação às cortinas) e você sequer precisa retirar a peça do lugar para fazer a manutenção. Dependendo do tipo de material escolhido, e do local onde foi instalada, as persianas também são mais duráveis.

MEDIDA CERTA

Agora que você já conferiu todos os benefícios das persianas, descubra como calcular a metragem ideal para instalação. Antes de tudo, é preciso saber qual é o tamanho da janela que você quer instalar a peça e a forma de instalação desejada.

PARA INSTALAÇÃO DENTRO DO VÃO
(cobrindo apenas a janela)

1 – Meça a largura interna do vão da janela em 3 partes, em cima (L1), no meio (L2) e embaixo (L3). Pegue a menor medida das 3 opções e desconte -1cm. Anote. Esse valor final é a largura.
Para a parede inteira desconte -2cm

2 – Meça a altura interna do vão da janela em 3 partes, esquerda (A1), central (A2) e direita (A3). Pegue a menor medida das 3 opções e desconte -1cm. Anote. Esse valor final é a altura. Para portas e paredes inteiras desconte -2cm.


Obs: Fique atento: alguns modelos necessitam de espaço mínimo de profundidade para fazer a fixação. Normalmente, é cerca de 5cm para as persianas de 25mm / 7cm para as de 50mm.

PARA INSTAlAÇÃO FORA DO VÃO
(cobrindo as paredes também)

1 – Meça a largura da janela e acrescente +20cm (10cm de cada lado). Anote. Esse valor final é a largura.

2 – Agora meça a altura da janela e acrescente +20cm (10cm em cima e 10cm embaixo). Anote. Esse será o valor final da altura. Se for uma porta ou porta-janela acrescentar apenas +10cm (em cima).

Obs: Essa recomendação não é uma regra. Muitas vezes o espaço disponível é menor e e não é possível acrescentar 10cm. Nesses casos, deixe sobrar menos.

Confira agora alguns modelos de persianas que você encontra nas nossas lojas: