Eles são excelentes aliados para dar um toque de estilo a casa e imprimir aconchego em cada ambiente. Aquecem a decoração, escondem partes danificadas do piso e ainda delimitam espaço com personalidade e rapidez. Tem como não amar os tapetes? Confira agora tudo que você precisa saber para investir sem medo nessas peças tão versáteis e especiais.

 

Qual deve ser o tamanho do tapete da sala de estar?

O importante é que ele seja adequado às dimensões do ambiente. O ideal é investir em um modelo que tenha no mínimo a largura do sofá e “entre” embaixo do móvel. Em grandes ambientes, fica muito elegante um tapete que consegue abrigar todos os móveis.

 

E qual é o tamanho ideal para o tapete da sala de jantar?

Neste caso, cada borda deve ter 1 m a mais do que a área ocupada pela mesa. Isso é essencial para que você tenha espaço para arrastar as cadeiras, sem que elas enrosquem no tapete. Assim, se a sua mesa tiver 1,80m por 1,80m, o tapete deverá ter 2,80 x 2,80 m. E não esqueça: tapetes quadrados combinam melhor com tampos redondos e quadrados, e os modelos retangulares, com móveis do mesmo formato e ovais.

 

Como usar tapete nos quartos?

Aqui é possível criar dois ambientes distintos, de acordo com o seu estilo. A mais comum pede três tapetes, na frente e nos lados da cama. A mais elegante exige um único, retangular e de grandes dimensões, no sentido contrário da cama – sobrando nas laterais e na frente.

 

 

Como combinar tapetes de ambientes próximos, com sala de jantar, estar e TV?

Eles não devem ser iguais, justamente para não parecer um carpete. A ideia é criar um mix inteligente, com algo em comum, que pode ser a cor, a textura, o estilo, a estampa ou até a matéria-prima. Tudo vai depender do estilo da casa.

 

Como garantir mais durabilidade?

A manutenção varia de acordo com o tipo de material, mas deve-se sempre ficar atento a alguns cuidados básicos. Não deixe o tapete exposto ao sol, para não desbotar. Cuidado com vasos próximos, para a água não mofar o tecido e provocar manchas impossíveis de retirar. Também é importante não deixar juntar pó, já que as partículas cortam as fibras nas pisadas, reduzindo a vida útil da peça. E na hora do aspirador, passe sempre no sentido da trama.