A iluminação de um ambiente tem grande
influência em como vamos nos sentir.
Confira as dicas que preparamos para você
e deixe sua casa iluminada do jeito certo.

 

 

Luz é tudo. Pode influenciar tanto em nosso estado de humor, como também faz toda a diferença esteticamente. Um bom projeto luminotécnico traz vida e valoriza a arquitetura de cada ambiente da casa, além de potencializar a função de cada cômodo.
Confira as dicas a seguir e deixe sua casa iluminada do jeito certo.

 

 

Cada cômodo da casa tem uma função. O quarto, por exemplo, deve ser aconchegante para induzir o sono. Por isso, nada de luzes brancas na hora de dormir – a não ser que você queira ter seu sono prejudicado. Em ambientes de descanso, como quartos e salas de TV, aposte em luzes quentes e amareladas. Deixe as luzes brancas para cômodos em que precisamos usar a concentração, como cozinha, lavanderia e escritório. Uma ótima dica é investir em dimmers, acessórios que ajudam a regular a intensidade da luz independente da área escolhida.

 

 

O quarto é o canto do descanso. Nada de luzes brancas, projetadas na cabeceira da cama, nem excesso de iluminação. Abajures de luz amarela no criado-mudo são ótimas opções para pontos indiretos, recomendados para este cômodo.

 

 

A iluminação central, em cima da mesa de jantar, é imprescindível. Neste caso, lustres são a opção mais recomendada. Caso a mesa seja retangular e muito comprida, vale apostar em pontos auxiliares na lateral.

 

 

A cozinha é um cômodo que exige atenção. Por isso, o ideal é utilizar lâmpadas de luz fria. O modelo pode variar entre Plafon (acopladas ao teto), spots ou luminárias de LED compridas.

 

 

A sala de estar é outro ponto de descanso, então você já sabe: luz amarela nela! Evite posicionar a iluminação sobre sofás ou poltronas para não causar incômodo em quem ficar embaixo desses pontos de luz. Neste cômodo, aposte em abajures e luminárias de coluna. Para destacar quadros ou outros objetos de decoração, spots também são bem-vindos.

 

 

O banheiro pede uma iluminação clara e focada no espelho. Opte por luzes difusas em plafons foscos para que o rosto fique iluminado uniformemente.