Considerada por muitos como a profissão mais antiga do mundo, a marcenaria é a arte de transformar madeira em objetos, artigos de decoração e principalmente móveis. Recentemente, ganhou popularidade sendo escolhida como hobby de diversas pessoas que buscam maneiras alternativas de aliviar o estresse ou que desejam aprender algo novo.

 

Escolher o lugar ideal para construir sua marcenaria é o primeiro passo dessa nova aventura. Pode ser sua garagem ou um quarto que ninguém ocupa, é você quem decide. Não se esqueça de deixar sua oficina bem iluminada com lâmpadas de luz branca e uma mesa feita sob medida para o seu projeto. E ter muitas tomadas para que funcionem, ao mesmo tempo, quantas ferramentas forem necessárias. Um ambiente arejado também é indispensável, já que na marcenaria é necessário lixar, polir e lidar com produtos químicos como cola de contato.

 

Para medir, limpar, plainar e fazer semiacabamentos:

plaina elétrica manual ou lixadeira de cinta, nível e trena.

 

Para cortar:

serra circular ou serra tico-tico. A serra circular é ótima para precisão de corte em ângulo, em grau e reto. A tico-tico é de grande precisão nos cortes.

 

Montagem:

furadeira e parafusadeira, kit de brocas, martelo e gabaritos para marcação. Além disso, vale investir em um kit completo com objetos importantes como chaves Philips e alicates. 

 

Acabamento:

lixadeira orbital e pistola de pintura.  

 

 

Não se esqueça de manter suas ferramentas organizadas para facilitar seu trabalho ou diversão.